Agora no Bluesoft ERP, para garantir maior precisão e flexibilidade nos cálculos de reduções e IVA durante o recebimento de mercadorias, especialmente em cenários com fornecedores de regime especial, foram desenvolvidos novos parâmetros e aprimoramento das fórmulas de cálculo existentes.

Essas atualizações visam otimizar a apuração de reduções de ICMS e ICMS-ST, eliminando divergências e a necessidade de aprovações manuais.


O que há de novo?


Novos Parâmetros no Cadastro de Fornecedor

Foram adicionados dois novos controles para o cálculo da base de ICMS-ST:



Controle de Desconto na Base de ST:

Parâmetro: Considerar que a base de cálculo ICMS-ST não tem o abatimento do desconto comercial

Função: Permite definir se o desconto comercial deve ou não ser abatido especificamente no cálculo da base de ICMS-ST. Habilitando este parâmetro (opção “Sim”), o ERP não usará o abatimento do desconto comercial ao usar a funcionalidade de criar percentual de IVA-ST ou Redução de ICMS-ST.


Controle de Despesas na Base de ICMS e ICMS-ST:

Parâmetro: Considerar que a base de ICMS e ICMS-ST não tem o acréscimo de despesas acessórias no cálculo de reduções de ICMS e ICMS-ST e IVA-ST

Função: Permite definir se as despesas acessórias (vOutro) devem ou não ser somadas na composição do “Valor da Operação” para os cálculos de redução de ICMS e de IVA/Redução de ST.


Melhorias de Precisão nos Cálculos Existentes

Os parâmetros de cálculo automático de redução foram aprimorados para considerar mais variáveis, resultando em um percentual muito mais preciso.


Cálculo da Redução de ICMS Próprio:

Parâmetro: Criar percentual de redução de ICMS baseada no cálculo do valor ICMS no XML do fornecedor

Melhoria: A fórmula Valor absoluto de (vBC / Valor da Operação x 100) – 100 agora utiliza um “Valor da Operação” mais completo, conforme detalhado abaixo.


Cálculo de IVA-ST ou Redução de ICMS-ST:

Parâmetro: Criar percentual do IVA-ST ou Percentual de Redução de ICMS-ST quando a Base ST for respectivamente maior ou menor que a Base ST calculada pelo sistema

Melhoria: As fórmulas de cálculo de IVA ou Redução de ST também passam a usar um “Valor da Operação para ST” mais completo e preciso.


Entendendo o “Valor da Operação”

Para garantir a precisão, o “Valor da Operação” que o sistema usa como base para os cálculos agora é composto da seguinte forma:

(+) Valor do Produto (vProd)

(+) Frete CIF (vFrete)

(+) Seguro (vSeg)

(+) IPI (vIPI): (Apenas se o produto for para consumo interno ou imobilização no cálculo do ICMS Próprio. Para a base de ST, o IPI é sempre considerado).

(-) Desconto (vDesc): (Subtraído apenas se o respectivo parâmetro de controle de desconto estiver desabilitado).

(+) Despesa (vOutro): (Somado apenas se o parâmetro de controle de despesas estiver desabilitado).


Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui.

Disponível a partir da versão r360.01