Agora no Bluesoft ERP, é possível realizar a filtragem de clientes por status através da API
Objetivo
O objetivo desta melhoria é otimizar a integração via API, fornecendo aos sistemas externos a capacidade de segmentar a busca de clientes de acordo com a sua situação cadastral, além de padronizar as informações retornadas no payload de resposta, evitando o tráfego de dados desnecessários.
Como Irá Funcionar?
A integração via API foi atualizada com as seguintes especificações:
- Novo Parâmetro de Filtro: Ao realizar uma requisição GET para o endpoint
/api/clientes, é possível utilizar o parâmetro querystatus. - Critérios de Filtragem (Valores Aceitos):
TODOS: Retornará todos os clientes da base, independentemente do status da Pessoa ou Cliente.ATIVO: Este é o comportamento padrão atual. Retornará apenas clientes onde o status da pessoa é ‘ATIVO’ e o status do cliente é ‘ATIVO’.INATIVO: Retornará clientes onde o status da pessoa é ‘INATIVO’ ou o status do cliente é ‘INATIVO’.
- Novo Campo no Retorno (Payload): O JSON de resposta agora inclui o campo
clienteStatus, indicando a situação atual de cada registro retornado.

Observações / Validações
- Opcionalidade: A utilização do filtro por status é opcional. Caso o parâmetro não seja enviado, o sistema manterá o comportamento padrão de listagem.
Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui.
Para saber mais sobre a utilização das APIs do ERP, clique aqui.
Disponível a partir da versão r362.01
