Agora no Bluesoft ERP, no Recebimento de Mercadoria foi dispobonibilizado uma nova funcionalidade que aprimora o gerenciamento de crédito de PIS/COFINS para Notas Fiscais de Despesa com Consumo (NF Mod. 55), especificamente para casos que envolvem operações com o CFOP x.653 – Compra de combustíveis ou lubrificantes por consumidor ou usuário final. Esta melhoria permitirá um controle mais detalhado e preciso do aproveitamento de créditos.
- Novo Botão para Base de Cálculo de PIS e COFINS: Na tela de confirmação da nota fiscal, adicionamos um botão denominado “Base de Cálculo PIS e COFINS”. Ao clicar neste botão, os itens com CST 70 serão exibidos para lançamentos sem regra fical. Você pode alterar a CST para 50 e informar o percentual de aproveitamento de crédito.
- Tratamento de Itens por Regra Fiscal: Para lançamentos baseados em regra fiscal, apenas itens com CST 50 serão exibidos, permitindo que o usuário defina diretamente o percentual de aproveitamento.
- Aproveitamento de Crédito para Notas Fiscais de Uso e Consumo: A nova funcionalidade permite o aproveitamento de crédito de PIS/COFINS em Notas Fiscais de Uso e Consumo, considerando a parcela como insumo.


Essas melhorias visam tornar o processo de aproveitamento de créditos mais eficiente e flexível.
IMPORTANTE: O percentual de aproveitamento de crédito de PIS/COFINS deve ser informado durante o recebimento da nota fiscal. Uma vez registrado, essa informação não poderá ser editada na escrituração fiscal.
Se houver alteração na CST ou qualquer modificação na base de cálculo após o registro do percentual de aproveitamento através da escrita fiscal, a base de cálculo será automaticamente recalculada. Nesse caso, o percentual de aproveitamento previamente informado será desconsiderado.
Para saber mais sobre a funcionalidade Nota Fiscal de Despesa com Consumo, clique aqui.