Agora no Bluesoft ERP, foi disponibilizado a configuração para possibilitar a tomada de crédito de ICMS ao receber os conhecimentos de transporte e também a parametrização para consistir o processamento sem NFe vinculada.

Para utilizar é necessário configurar em: Fiscal / Configurações / Parâmetros do Módulo Fiscal [Parâmetros de Notas Fiscais / Imposto CTe ]:

  • CFOPs com direito ao crédito de ICMS no processamento de CT-e: O sistema irá verificar durante o processamento na Nota Fiscal de Origem do CT-e, se o CFOP consta no parâmetro e se o item pode tomar crédito (CSTs 00, 20, 60, 10 e 70). Caso essa condição seja válida a escrituração do CT-e processado irá destacar o ICMS que consta no XML, tomando assim o crédito na operação proporcional.
  • Validar existência da Nota Fiscal de Origem no processamento de CT-e: Ao ativar esse parâmetro, durante o processamento do XML das CT-e será validada a existência da Nota Fiscal de Origem dentro do Bluesoft ERP. Caso não seja encontrada a Nota Fiscal de Origem o sistema gerará um erro e a CT-e não finalizará o processamento.

No recebimento de CT-e com ou sem direito a crédito (exemplo: CST 00 ou CST 40) quando não houver a configuração dos CFOPs com direito ao crédito de ICMS, o CT-e será escriturado com o CST 90 – Outras.

No recebimento de CT-e com direito a crédito (exemplo: CST 00) e houver a configuração do CFOPs a escrituração do CT-e processado irá destacar o ICMS que consta no XML, tomando assim o crédito na operação proporcional.

No recebimento de CT-e sem direito a crédito (exemplo: CST 40) e houver a configuração do CFOPs será escriturado com a CST 40 – Isento ou qual vier destacado no conhecimento de transporte, ou seja, esse não será mais convertido para CST 90 – Outras.

CT-e de fornecedores do Simples Nacional será escriturado com o CST 90 – Outras.

IMPORTANTE: Para que ocorra o crédito de ICMS é preciso ter o parametro fiscal CFOPs com direito ao crédito de ICMS no processamento de CT-e configurado e o conhecimento de transporte estar vinculado as Notas Fiscais de referencia.

Para saber sobre a funcionalidade Processamento CT-e, clique aqui.

Disponível a partir da versão r311.01

Leave a Reply