Agora no Bluesoft ERP, é possível aproveitar o crédito de PIS e COFINS em notas fiscais de energia elétrica (Modelo 55) de forma mais flexível! Clientes que utilizam parte da energia elétrica como insumo e têm direito ao crédito de PIS e COFINS sobre essa parcela podem agora editar o valor da base de cálculo diretamente no recebimento da mercadoria.
Essa funcionalidade permite que você aproprie um valor de crédito de PIS e COFINS menor que o total da Nota Fiscal, configurando contas redutoras de despesas para PIS e COFINS.
As notas fiscais de energia elétrica com CFOP x252 ou x253 e contrato financeiro de energia elétrica vinculado poderão ter a base de cálculo de PIS e COFINS configurada no momento do recebimento.
Você poderá acessar essa nova funcionalidade através do menu:
- Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e
No recebimento da nota, um novo botão “Base de cálculo Pis e Cofins” estará disponível, permitindo informar o percentual ou valor da base de cálculo desejado por item do documento fiscal. O sistema recalculará os valores de PIS e COFINS e o valor configurado será refletido na consulta da nota fiscal e na escrita fiscal.


Além disso, uma nova aba “Configuração PIS/COFINS” será exibida na consulta da NF-e, caso você tenha feito alguma alteração na base de cálculo, facilitando a visualização das configurações gravadas.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.