Agora no Bluesoft ERP é possível realizar o recebimento de mercadorias baseado em regras fiscais ou não com os CFOPs 1.949/2.949 – Outras Entradas de Mercadorias (Mov. Estoque), para as situações em que uma mercadoria é enviada pelo fornecedor com CFOP’s 5.949 ou 6949 e é necessário a entrada da nota fiscal utilizando os CFOP’ s 1.949/2.949 para entrada da mercadoria e a mesma movimente o estoque.

Para tanto, caso o usuário utilizará a regra fiscal para entrada dessa nota, está disponibilizado no cadastro da regra fiscal os CFOP’s 1.949/2.949 – Outras Entradas de Mercadorias (Mov.Estoque).

Importante: No cadastro da regra fiscal na aba Demais Configurações, caso a nota não terá IPI, inserir a alíquota zerada para não ocorrer problemas no recebimento.

No recebimento de mercadorias com regra fiscal haverá duas validações para que o usuário possa receber esta nota:

  • Não será possível prosseguir com o recebimento se o item não possuir cadastro no ERP.

  • E uma validação para garantir que a tributação do item da nota está igual a regra fiscal.

No recebimento de mercadoria ao processar uma nota fiscal com CFOP 1.949/2.949 com Regra Fiscal cadastrada e o fornecedor dessa nota estiver com a “Regras de Definição da base e valor de ICMS no processamento do XML” com a opção “Calculado pelo ERP”, no item da nota fiscal no combo “ICMS de Entrada” o cst será o cadastrado na regra fiscal e se for a opção “Calculado pelo XML”, no item da nota fiscal no combo “ICMS de Entrada” o cst será o do XML da nota fiscal.

Para a contabilização da receita dessa operação foi criado um mapas contábil com a descrição “RECEITAS COM OUTRAS ENTRADAS DE MERCADORIAS DE VENDA/CONSUMO” e os impostos se a nota tiver, utilizará os mapas padrão dos impostos.

Importante: Se não configurar esse novo mapa contábil, não conseguirá finalizar com recebimento da mercadoria.

Ao fechar a nota terá as contabilizações e movimentação de estoque da mesma:

Importante: O CFOP’s 1.949/2.949 – Outras Entadas de Mercadorias (Mov.Estoque) também poderá ser utilizado sem a regra fiscal, só que deve ser levado em considerações alguns pontos: – Não haverá validação de impostos e o recebimento se dará pelos impostos do XML importado; – Não haverá validação se o produto está ou não cadastrado no ERP, o que pode dar diferenças entre estoque e contabilização, já que se o produto não estiver cadastro no ERP não terá movimentação de estoque.

Disponível a partir da versão r339.01.

Leave a Reply