Agora no Bluesoft ERP, é possível exportar as listagens de lotes e transações de cartões para planilhas Excel, tanto na tela principal de pesquisa quanto no modal de encaminhamento para baixa. O objetivo desta melhoria é eliminar a necessidade de conferência manual tela a tela, garantindo maior agilidade, autonomia e segurança na validação dos dados antes de efetivar a baixa, facilitando a conciliação bancária externa.

Anteriormente, o time financeiro não possuía uma funcionalidade nativa para extrair os dados visualizados no grid de resultados da tela de Manutenção e Baixa de Cartões. O processo de conferência, auditoria ou cruzamento com dados bancários externos exigia a manipulação manual das informações visualizadas na interface.

Com esta atualização, foram incluídas opções de exportação que permitem gerar arquivos estruturados de forma sintética ou analítica, otimizando o fluxo de trabalho dos analistas financeiros.

1. Tela Principal (Pesquisa de Lotes):

Ao realizar uma busca e selecionar um ou mais lotes no grid, será habilitado o ícone de exportação para Excel na linha de título da grade.

O sistema oferecerá duas opções de visão para o arquivo:

  • Sintético: Gera uma planilha com a consolidação dos lotes selecionados, exibindo as colunas exatamente como demonstradas em tela (Loja, Emissão, Valor Líquido, etc.) e uma linha de totalizadores no rodapé.
  • Analítico: Gera um arquivo detalhado contendo o cabeçalho do lote e, imediatamente abaixo, as linhas de todas as transações individuais que o compõem, incluindo campos como NSU, Parcela, Taxa por transação e Valor Bruto.

2. Modal “Cartões a Baixar”:

  • Após encaminhar cartões para baixa, dentro do modal, haverá o botão ‘EXPORTAR EM XLSX’.
  • Esta funcionalidade exporta a listagem exata das transações selecionadas no grid do modal, servindo como evidência da composição do lote que está sendo baixado.
  • Regra Dinâmica: Os totalizadores no rodapé da planilha gerada pelo modal são calculados em tempo real, considerando apenas os itens que o usuário manteve marcados para a exportação.

Observações / Validações

  • Habilitação dos Botões: Os botões de exportação permanecem desabilitados (inativos) por padrão, sendo ativados somente quando houver pelo menos um registro selecionado pelo usuário.
  • Segurança e Permissões: A funcionalidade respeita rigorosamente as permissões de acesso do usuário logado, exportando apenas dados das lojas e contas bancárias às quais ele possui visibilidade no sistema.
  • Padronização: Foi adicionada a nomenclatura “Ações” no cabeçalho da última coluna do grid, seguindo o padrão de identidade visual do sistema.

Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui

Disponível a partir da versão r368.01