Agora no Bluesoft ERP, é possível consultar duplicatas de cobrança canceladas filtrando pela forma de pagamento original da duplicata, além de ordenar os resultados de forma personalizada e exportar a consulta para planilhas em XLS. O objetivo desta melhoria é otimizar as consultas e conferências retroativas de títulos cancelados, permitindo que os analistas financeiros segmentem os dados rapidamente por finalizadoras e extraiam relatórios em planilha, evitando análises manuais e reduzindo o tempo operacional.

Como Era o Processo Antes?

Antes, a consulta de duplicatas canceladas operava como um relatório simples e sem flexibilidade analítica. O usuário não conseguia filtrar os registros pela forma de pagamento da duplicata e nem exportar a lista em formato XLS (apenas PDF), sendo necessário realizar a conferência título a título ou acessar os detalhes de cada duplicata individualmente. Além disso, a grade de resultados não possuía ordenação configurável por coluna e o layout anterior se estendia além da tela, dificultando a navegação em listas grandes.

Como Irá Funcionar a Partir de Agora?

Com essa melhoria, os novos filtros avançados permitem segmentar exatamente a forma de pagamento desejada, organizar os resultados na ordem preferida e exportar os dados tanto em PDF quanto em XLS com total paridade visual.

Na tela Duplicatas de Cobrança Canceladas, os filtros do sistema foram aprimorados e reestruturados:

  1. Acesso aos Filtros Avançados: Ao clicar em ‘Exibir Filtros Avançados’, o usuário visualizará os novos campos de consulta:
    • Forma de Pagamento: Campo de multiseleção que permite escolher uma ou mais formas de pagamento (ex: Boleto Bancário, Carteira, Dinheiro, Acordo Comercial). Se mantido em branco, o sistema considerará todas as formas.
    • Ordenar por: Permite escolher qualquer uma das colunas do grid para definir o critério de ordenação do relatório (ex: Data Vencimento, Nº da Duplicata, Valor Fatura).
    • Ordem: Define a direção da ordenação entre Ascendente (crescente) ou Descendente (decrescente).
  2. Atualização no Grid de Resultados:
    • Foi adicionada a nova coluna Forma Pagamento no grid, exibindo explicitamente a modalidade do título cancelado.
    • A visualização da grade foi ajustada ao tamanho da página, mantendo o cabeçalho e o rodapé visíveis durante a rolagem para facilitar a leitura de volumes grandes de dados.
  3. Novas Opções de Exportação:
    • O botão de ações da tela agora conta com o menu EXPORTAR, permitindo baixar exatamente o resultado consultado em tela nas opções PDF e Excel (XLS).
    • O arquivo exportado respeita rigorosamente os filtros aplicados, a ordenação escolhida e inclui a nova coluna de forma de pagamento.

Observações

  • Forma Original da Duplicata: O filtro e a coluna de Forma de Pagamento consideram a forma de pagamento original da duplicata cancelada, e não eventuais formas de recebimento posterior ou duplicatas de dívida/agrupadas geradas posteriormente.
  • Busca Direta por Número: A busca direta informando o número da duplicata continua disponível e funcional, sem exigir obrigatoriamente o preenchimento de um período, respeitando o filtro de forma de pagamento caso esteja preenchido.
  • Permissões de Acesso: O acesso à tela e às suas funcionalidades continua restrito e controlado pelas permissões de segurança do perfil do usuário no módulo financeiro (‘1166 – Manutenção de duplicata de pagamento’).

Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui

Disponível a partir da versão r372.01