Agora no Bluesoft ERP, a partir de setembro foi implementado a independência dos eventos da série R-2000 e R-4000 em atendimento aos leiautes dos eventos da EFD-Reinf versão 2.1.2 .

 As informações prestadas nos eventos da série R-4000 (R-4010, R-4020, R-4040 e R-4080) são independentes das informações prestadas nos eventos da série R-2000 (R-2010 a R-2060).

Portanto, as informações relativas à contratação dos serviços e as respectivas retenções de contribuição previdenciária devem ser prestadas através dos eventos da série R-2000 no período de apuração a que se referir e, por outro lado, as informações de pagamentos/créditos e respectivas retenções (se houver) de imposto sobre a renda e proventos, CSLL, PIS, COFINS ou Agregado, devem ser prestadas através dos eventos da série R-4000 no período correspondente ao pagamento ou crédito.

Por conta dessa independência entre as duas séries de eventos periódicos, podem ocorrer situações em que uma mesma operação possa gerar informações em algum dos eventos da série R-2000 em um determinado período de apuração e possa gerar também informações em algum dos eventos da série R-4000 no mesmo ou em outro período de apuração.

Como as leis e demais atos normativos que tratam de cada uma das situações são diferentes e independentes, as informações exigidas em cada um dos eventos também são diferentes e independentes e devem ser prestadas de forma integral tal como previsto nos leiautes para cada um dos eventos.

As validações do REINF:

  • C/ retenção S/ natureza de rendimento – ERROR (Não envia no REINF)
  • S/ retenção S/ natureza de rendimento – ADVERTÊNCIA (Não envia no REINF)
  • S/ retenção C/ natureza de rendimento- (Envia no REINF)

Para saber mais sobre o REINF, clique aqui.

Disponível a partir da versão r330.01

Leave a Reply