Agora no Bluesoft ERP, podemos realizar a conferência massiva dos impostos da Reforma Tributária (CBS e IBS) diretamente nas telas de consulta e relatórios da Escrita Fiscal.

Atualizamos o Relatório de Conferência da Escrita Fiscal para disponibilizar, através da ferramenta “Configurar Colunas”, os campos essenciais para a validação dos novos tributos:

  • Valores e Bases: Base de Cálculo, Valor de CBS e Valor de IBS
  • Classificação: CST de IBS/CBS e Classificação Tributária (cClassTrib)
  • Quantidade: Visualização da quantidade do item nas visões de “Item” e “Produto”

Com essa melhoria, é possível visualizar, filtrar e exportar (Excel, PDF e CSV) esses dados, garantindo agilidade e segurança na apuração dos impostos, sem a necessidade de abrir documento por documento

As informações estão disponíveis através do menu:

  • Home > Fiscal > Relatórios Fiscais > Relatório Conferência da Escrita Fiscal (@2043)

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!

Informamos que as operações de Emissão e Entrada de documentos fiscais já estão disponíveis em nosso ambiente de produção.

Atualmente, nosso time está focado no desenvolvimento de operações específicas remanescentes e em melhorias contínuas de performance, além de adaptações necessárias para atender regras vigentes a partir de 2027.

Para garantir o cálculo correto do CBS e IBS, é imprescindível configurar a aba “Reforma Tributária” no cadastro do NCM ou na Regra Fiscal, das operações e produtos que não foram atualizados automaticamente. Conforme a Lei Complementar 214/2025, o preenchimento das informações da reforma tributária torna-se obrigatório a partir de 1/1/2026 apesar das regras de validação terem sido postergadas para 2/2/2026.

Recomendamos que aproveite este período para validar seus cadastros e garantir que sua operação esteja pronta antes do início das validações restritivas.

Em caso de dúvidas ou necessidade de apoio na configuração, nosso suporte está à disposição.

Disponível a partir da versão  r363.85