Agora no Bluesoft ERP, é possível gerenciar as configurações da Reforma Tributária no cadastro de NCM com muito mais clareza e agilidade. Implementamos uma nova forma de visualizar a herança tributária e ferramentas para facilitar o ajuste de históricos fiscais.

As novidades podem ser acessadas através do menu: Home > Fiscal > Cadastros > NCM (@1065)

  • Grade de Níveis Superiores: Dentro da aba ‘Reforma Tributária’, agora existe a subseção ‘Níveis Superiores’. Nela, o sistema exibe dinamicamente a “escada” de tributação herdada de todos os níveis acima (6, 4 e 2 dígitos), permitindo conferir alíquotas, CSTs e fórmulas sem precisar navegar por várias telas
  • Grade de Vigência
    • Inativação de Vigências: Disponibilizamos o botão ‘Inativar’ na grade de vigências, permitindo a remoção de registros incorretos e a liberação imediata do período para novos cadastros.
    • Vigências Retroativas: O sistema agora permite o cadastro de vigências com datas iniciais passadas, desde que não haja sobreposição com períodos ativos já existentes.
    • Botão Encerrar com Clonagem: Ao informar uma ‘Data Final’ e clicar em ‘Encerrar Vigência’, o sistema salva o registro atual e cria automaticamente uma nova vigência para o dia seguinte (D+1), herdando todas as configurações anteriores para agilizar a manutenção.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!

Informamos que as operações de Emissão e Entrada de documentos fiscais já estão disponíveis em nosso ambiente de produção.

Atualmente, nosso time está focado no desenvolvimento de operações específicas remanescentes e em melhorias contínuas de performance, além de adaptações necessárias para atender regras vigentes a partir de 2027.

Para garantir o cálculo correto do CBS e IBS, é imprescindível configurar a aba “Reforma Tributária” no cadastro do NCM ou na Regra Fiscal, das operações e produtos que não foram atualizados automaticamente. Conforme a Lei Complementar 214/2025, o preenchimento das informações da reforma tributária torna-se obrigatório a partir de 1/1/2026 apesar das regras de validação terem sido postergadas para 2/2/2026.

Recomendamos que aproveite este período para validar seus cadastros e garantir que sua operação esteja pronta antes do início das validações restritivas.

Em caso de dúvidas ou necessidade de apoio na configuração, nosso suporte está à disposição.

Disponível a partir da versão  r363.79