Ativando a geração e vínculo de Guias no ERP

Para essa operação é necessário que o parâmetro Possibilitar a geração e vínculo de guias DAR1-ICMS, GNRE-FCP e DAR1-FCP esteja habilitado, o parâmetro esta disponível no seguinte caminho: Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras aba Recebimento de mercadorias Detalhamento de Guias no Recebimento de Mercadoria Para viabilizar o detalhamento das Guias GNRE e DAR-1 (Documento de Arrecadação do estado do Mato Grosso) diretamente no Recebimento de Mercadorias, na capa da nota foram disponibilizados novos campos, específicos a cada tipo de guia:
GNRE-ICMS → Campo onde deve ser informado o valor total da(s) guia(s) relativa(s) à GNRE de ICMS. GNRE-FCP → Campo onde deve ser informado o valor total da(s) guia(s) relativa(s) à GNRE de FCP. DAR1-ICMS → Campo onde deve ser informado o valor total da(s) guia(s) relativa(s) à DAR1 de ICMS. DAR1-FCP → Campo onde deve ser informado o valor total da(s) guia(s) relativa(s) à DAR1 de FCP. A flag “Ratear Diferença de valor das Guias”  tem efeito somente nas operações interestaduais e ativa o cálculo de rateio do valor da diferença entre as guias recolhidas (DAR-1, GNRE) e o valor calculado pelo sistema, entre os itens que possuam a flag “Calcular por estimativa simplificada” ativada. Caso o rateio tenha sido utilizado, deverá salvar a informação nas ocorrências da nota: “Recebimento efetuado com Rateio da Diferença no valor da Estimativa ativo”. Na capa da nota deverão ser informados apenas os valores totais, ou seja, caso haja mais de uma Guia do mesmo tipo, o valor da somatória deverá ser informado no campo correspondente, e as informações específicas das guias serão informadas na etapa de Detalhamento de Guias. As guias poderão ser informadas no Recebimento de duas formas: pelo detalhamento durante o recebimento (quando a guia foi recolhida pelo fornecedor), ou pelo vínculo (quando a guia foi recolhida pela loja e previamente lançada na Central de Tributos) Para identificar qual processo deverá ser realizado, o sistema irá observar, no cadastro do Fornecedor, o novo parâmetro “Antecipação do pagamento da guia DAR-1 (MT)”.
Esse parâmetro traz as opções: Por conta do fornecedor: indica que o fornecedor efetuou o recolhimento e deverá ser ressarcido, por essa razão o fornecedor será o Favorecido na duplicata que será gerada. Por conta da loja: deve ser informado sempre que o fornecedor solicita que a loja realize o recolhimento da guia antes de efetivar o faturamento da nota fiscal de venda. Assim, a loja gera a guia, lança na Central de Tributos, realiza o seu pagamento e esta fica aguardando a chegada da mercadoria para que possa ser vinculada a nota fiscal. Nesse cenário, no recebimento não será gerada nova duplicata referente a guia, visto essa ter sido criada no momento do lançamento na Central de Tributos e terá o órgão público do Mato Grosso como Favorecido. Sempre que informado valores de Guias na Capa da Nota (GNRE-ICMS, GNRE-FCP, DAR1-ICMS ou DAR1-FCP), após a etapa de Romaneio de recebimento, será apresentada a tela para Detalhamento ou Vínculo das Guias: 1) Detalhamento de Guias
O campo Favorecido é automaticamente preenchido conforme parâmetro no fornecedor. Para detalhar a guia o usuário deverá informar: Código de Recolhimento – Previamente cadastrado em Fiscal > Cadastros >Tipo de Receita Tributária. Tipo de Guia – Esse campo será preenchido automaticamente conforme o código de Recolhimento informado. Documento de Arrecadação – Campo onde deve ser informado o número da guia de arrecadação. Valor – Valor da guia paga. Data de Vencimento – Informar a data de vencimento da guia. Data de Pagamento Antecipado – Informar a data em que o pagamento foi efetivado. Código de Autenticação Bancária – Informação de preenchimento opcional. Após preencher os valores e clicar no botão GERAR GUIA, será exibida a mensagem de confirmação de inclusão
Selecionando a opção “Sim, continuar”, a guia será adicionada
Mas o botão Prosseguir somente ficará ativo quando a somatória das guias adicionadas conferirem com os valores informados na Capa da Nota.
Ao Prosseguir, será apresentada a tela de Confirmação da nota fiscal
Após a confirmação da nota fiscal, serão geradas as duplicatas correspondentes:
Novas informações na nota:
Duplicatas da nota:
Escrita Fiscal – Itens:
Escrita Fiscal – Guias:
Escrita Fiscal – Contabilidade:
Exemplo de cancelamento da nota:
  2) Vínculo de Guias A tela de vínculo será apresentada sempre que no cadastro do fornecedor a Antecipação do pagamento da guia DAR-1 (MT) for Por conta da loja e na Capa da nota for informado valores em campos de Guia.
Contabilização da Guia lançada manualmente na Central de Tributos:
Valores das guias preenchidos na Capa da Nota:
Após a etapa do Romaneio, é apresentada a tela para Vincular Guia DAR-1
Informar o número do Documento de Arrecadação que consta na Guia
Após informar todas as guias correspondentes, basta Prosseguir:
Efetuar a Confirmação da nota fiscal:
É gerada a duplicata correspondente a nota fiscal:
Novas informações na nota:
Escrita Fiscal – Itens
Observações Fiscais
Escrita Fiscal – Guias
Contabilização da nota
Na Central de Tributos é possível verificar se uma guia foi vinculada a uma nota pelas Ocorrências de Guia Recolhimento:
Se após vinculada a uma nota o usuário tentar lançar a Guia em um novo recebimento, será apresentada a mensagem:
Quando houver o cancelamento de uma nota fiscal que contenha guias vinculadas, haverá o ajuste na contabilização e a guia ficará disponível para um novo lançamento.
Devolução de mercadoria com guia vinculada no recebimento:

Leave a Reply