Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Estoque Contábil > Apuração Contábil de Inventário

Permissões de Usuário: 

1754 – Consultar Inventário Contábil

1756 – Estornar Inventário Contábil

1755 – Fechar Inventário Contábil

3189 – Apuração Consolidada

A Apuração Contábil de Inventário é o processo responsável por realizar o estorno dos tributos recuperáveis dos produtos com perda de inventário, assim como a realização do custo das mercadorias que foram perdidas (lançamento de despesas – CMV).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar a tela Contábil > Estoque Contábil > Apuração Contábil de Inventário.

Na tela Inventário Contábil será possível buscar por um inventário existente ou criar um novo.

Na tela estarão disponíveis os seguintes filtros:

  • Loja: selecione uma loja para visualizar os inventários.
  • Período: informe o período do inventário que deseja.
  • Nº do Inventário Contábil: informe o número do inventário contábil, caso você queira buscar por um inventário em especial.
  • Nº do Inventário: informe o número do inventário comercial, caso você queira buscar por um inventário em especial.
  • Status: selecione o status do inventário. Terão as opções: Todos, Aberto, Encerrado e Estornado.
  • Status da NF-e: informe caso queira buscar pelo status da nota fiscal do inventário. Terão as opções: Todos, Não Transmitida, Aguardando Processamento, Autorizada, Rejeitada, Denegada, Inutilizada e Aguardando Inutilização.
  • Resultado: informe caso deseje buscar pelo resultado dos produtos do inventário. Terão as opções: Todos, Ganho e Perda.
  • Tipo produto inventário: informe caso deseje um ou vários tipos de produto por inventario. Terão as opções: Revenda, Insumo, Embalagem e Material de Uso e Consumo (Importante destacar: Ao selecionar essa opção as colunas de Estorno de Impostos e Resultado Líquido só serão apresentadas quando selecionado os tipos de produtos Revenda, Insumo e Embalagem juntos, pois os ajustes são realizados de forma consolidada).
  • Tipo do inventário: informe caso queira buscar pelo tipo de inventário. Terão as opções: Parcial, Geral, Consolidados, Consolidador, Consolidado e Consolidador de Produtos Removidos.
  • Departamento: poderá filtrar por departamentos que os produtos são cadastrados. Com esse filtro poderá verificar qual inventário tem o departamento filtrado, o valor que é mostrado em tela, é do valor do inventário, independentemente, se no inventário filtrado tenha outros tipos de produtos que não estão no departamento selecionado.

Caso deseje visualizar mais informações do inventário clique no botão “Detalhes”.

2) Na tela de Inventário Contábil ao clicar na opção Novo inventário, será possível selecionar entre Inventários de Estoque ou de Troca no período escolhido, conforme a imagem abaixo:

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3) Ao selecionar para gerar novo inventário contábil você poderá visualizar os dados na tela posterior.


4) Ao prosseguir teremos a Prévia do Inventário Contábil, onde os valores de produtos de Venda, produtos de Insumos, produtos de Embalagem e produtos de Consumo que Controla Estoque serão exibidos separadamente para facilitar o entendimento.

Obs: Os produtos cadastrados como venda e também insumo serão considerados apenas como venda, ou seja, a opção de venda prevalece sobre a opção de insumo.

5) Também é possível visualizar na Prévia do Inventário Contábil, os valores totais de estornos de PIS, COFINS e ICMS, com links para as telas de movimentos de estornos detalhados de cada imposto.

PIS:

COFINS:

ICMS:

Na Apuração Contábil de Inventário via Regra Fiscal é possível visualizar na Prévia do Inventário Contábil, os valores totais de estornos de FCP.

FCP:

6) Ao fechar um inventário contábil, é permitida a alteração da data de referência, que será utilizada para contabilizações e geração dos ajustes de estorno:

7) No Resultado do Inventário Contábil pode-se consultar os detalhes da apuração do inventário, através dos links nos valores de venda e insumo exibidos:

8) Na tela de Detalhes do Inventário Contábil é permitido efetuar busca através dos filtros de consulta por tipo de produto, quebra em quantidade, quebra em valor, departamento, seção, grupo e subgrupo:

Ao imprimir o relatório nos formatos PDF e Excel, iremos listar a loja e data do inventário, conforme imagem:

9) Consultar a contabilização do Inventário:

A contabilização também pode ser realizada por tipo de produto:

Quando o produto for do tipo Consumo que Controla Estoque o sistema irá realizar a contabilização da seguinte forma:

Quando ocorrer Ganho:

    • CR- Conta Contábil Despesa (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no cadastro do produto, na aba Detalhes)
  • DB- MERCADORIAS PARA USO E CONSUMO (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no respectivo mapa contábil)

Quando ocorrer Quebra:

  • DB- Conta Contábil Despesa (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no cadastro do produto, na aba Detalhes)
  • CR- MERCADORIAS PARA USO E CONSUMO (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no respectivo mapa contábil)

10) Após fechar o Inventário Contábil, o movimento pode ser estornado, se necessário:

11) Na tela de Inventário Contábil também tem outra opção a de Apuração Consolidado, que é a possibilidade de consolidar os Inventários de Estoque no período escolhido, conforme a imagem abaixo:

12) Ao selecionar os inventários comerciais para geração da consolidação, a geração do consolidador é feito em um processo assíncrono e ao finalizar é enviado um e-mail com a finalização do processo.

13) Apos conclusão da consolidação, é possível visualizar o Inventário criado como “Consolidador” e terá duas opções para ver as informações do inventário:

13.1) Opção de clicar em Detalhes – Essa opção é igual ao que é apresentado no inventário que não é consolidador e com isso, visualizará os valores do inventário Consolidador em tipos de produtos como o de Venda, produtos de Insumos, produtos de Embalagem e produtos de Consumo que Controla Estoque sendo exibidos separadamente para facilitar o entendimento, além dos valores totais de estornos de PIS, COFINS e ICMS.

13.2) Opção de clicar em Inventários – Visualizará os inventários que foram consolidados para a geração do inventário Consolidador (Opção exclusiva para os tipos de inventários de Consolidador).

Observações do item 13: O consolidador poderá apresentar diferenças entre a soma dos inventários que o compõe e o resultado do consolidador, para isso foi criado duas opções para visualizar em quais produtos estão com as diferenças:

1-) Na opção “Detalhes” ao clicar em um dos tipos de produtos como de Venda, produtos de Insumos, produtos de Embalagem e produtos de Consumo que Controla Estoquem, na tela de produtos, os produtos em azul são os com diferença (são os produtos que ao consolidar tem suas quantidades zeradas e seus custos foram diferentes entre os inventários consolidados);

2-) Na opção “Detalhes” haverá um aviso, esse aviso mostrará os produtos que tiveram mudanças em sua destinação principal entre o fechamento do inventário comercial e a consolidação dos inventários.

14) No inventário consolidador, antes de realizar seu fechamento, tem a opção de cadastrar produtos em exceção, que caso ao realizar o inventário comercial, foi incluído algum produto que não deseja que faça parte do fechamento do inventário contábil consolidador. O cadastro poderá ser feito na tela de “Detalhes”, clicando em um dos tipos de produtos como de Venda, produtos de Insumos, produtos de Embalagem e produtos de Consumo que Controla Estoque e na tela de produtos terá uma opção “Produtos em Exceção”, conforme imagens:

Observação do item 14: Quando o inventário consolidador fazer seu fechamento, os produtos cadastros como exceção serão agrupados e criado um inventário comercial do tipo “Consolidador dos produtos removidos”, que poderá ser consolidados posteriormente.

15) Ao fechar um inventário contábil consolidador, é permitida a alteração da data de referência, que será utilizada para contabilizações e geração dos ajustes de estorno, igual ocorre com o inventário que não é consolidador:

16) Para o Estado de São Paulo, a partir de 01/01/2016, todas as mercadorias que forem dado quebra no inventário, deverão estar acobertadas com a emissão da Nota Fiscal com o CFOP 5927.

Para saber mais da legislação, clique aqui

Por isso quando realizar o fechamento do inventário, serão processadas as notas fiscais dos itens que estão com quebra, para posterior envio para SEFAZ.

Na aba geral, poderá consultar todas as informações do inventário e com a advertência que será preciso transmitir as NFE-s e caso preciso estou o inventário precisa cancelar todas as Notas Fiscais geradas.

Veja na imagem abaixo, na aba Nota Fiscal, poderá consultar as Notas Fiscais geradas do inventário e assim acessá-las e realizar a transmissão.

Informações adicionais da nota fiscal:

Emissão de nota fiscal de baixa de estoque por perda, roubo ou deterioração, para as lojas de Regime Tributário Simples Nacional serão emitida com CSOSN 900

Caso exista inventário contábeis fechados, será preciso estorná-los para realizar novo fechamento e assim gerar as NF-s referente aos itens com quebra.
O item Consumo que Controla Estoque só será exibido no inventário e a sua contabilização será realizada caso o parâmetro Ativar o Controle de estoque para produtos do tipo consumo que controlam estoque? esteja marcado como SIM (em Contábil > Configurações > aba Contabilização > aba Controle de estoque contábil para produto tipo consumo).

Em notas fiscais originadas a partir deste módulo onde o estado da loja emitente é Bahia ou Espírito Santo, a descrição da natureza de operação da nota será Estorno de Crédito.

Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte

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