Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Estoque Contábil > Apuração Contábil de Inventário

Permissões de Usuário: MB__info
1754 – Consultar Inventário Contábil
1756 – Estornar Inventário Contábil
1755 – Fechar Inventário Contábil

A Apuração Contábil de Inventário é o processo responsável por realizar o estorno dos tributos recuperáveis dos produtos com perda de inventário, assim como a realização do custo das mercadorias que foram perdidas (lançamento de despesas – CMV).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar a tela Contábil > Estoque Contábil > Apuração Contábil de Inventário.

Na tela Inventário Contábil será possível buscar por um inventário existente ou criar um novo.

Na tela estarão disponíveis os seguintes filtros:

  • Loja: selecione uma loja para visualizar os inventários.
  • Período: informe o período do inventário que deseja.
  • Nº do Inventário Contábil: informe o número do inventário contábil, caso você queira buscar por um inventário em especial.
  • Nº do Inventário: informe o número do inventário comercial, caso você queira buscar por um inventário em especial.
  • Status: selecione o status do inventário. Terão as opções: Todos, Aberto, Encerrado e Estornado.
  • Status da NF-e: informe caso queira buscar pelo status da nota fiscal do inventário. Terão as opções: Todos, Não Transmitida, Aguardando Processamento, Autorizada, Rejeitada, Denegada, Inutilizada e Aguardando Inutilização.
  • Resultado da Venda: informe caso deseje buscar pelo resultado dos produtos do tipo venda do inventário. Terão as opções: Todos, Ganho e Perda.

Caso deseje visualizar mais informações do inventário clique no botão “Detalhes”.

2) Na tela de Inventário Contábil ao clicar na opção Novo inventário, será possível selecionar entre Inventários de Estoque ou de Troca no período escolhido, conforme a imagem abaixo:

capture-73

3) Ao selecionar para gerar novo inventário contábil você poderá visualizar os dados na tela posterior.


4) Ao prosseguir teremos a Prévia do Inventário Contábil, onde os valores de produtos de Venda, produtos de Insumos, produtos de Embalagem e produtos de Consumo que Controla Estoque serão exibidos separadamente para facilitar o entendimento.

Obs: Os produtos cadastrados como venda e também insumo serão considerados apenas como venda, ou seja, a opção de venda prevalece sobre a opção de insumo.

5) Também é possível visualizar na Prévia do Inventário Contábil, os valores totais de estornos de PIS, COFINS e ICMS, com links para as telas de movimentos de estornos detalhados de cada imposto.

PIS:

COFINS:

ICMS:

6) Ao fechar um inventário contábil, é permitida a alteração da data de referência, que será utilizada para contabilizações e geração dos ajustes de estorno:

7) No Resultado do Inventário Contábil pode-se consultar os detalhes da apuração do inventário, através dos links nos valores de venda e insumo exibidos:

8) Na tela de Detalhes do Inventário Contábil é permitido efetuar busca através dos filtros de consulta por tipo de produto, quebra em quantidade, quebra em valor, departamento, seção, grupo e subgrupo:

Ao imprimir o relatório nos formatos PDF e Excel, iremos listar a loja e data do inventário, conforme imagem:

9) Consultar a contabilização do Inventário:

A contabilização também pode ser realizada por tipo de produto:

Quando o produto for do tipo Consumo que Controla Estoque o sistema irá realizar a contabilização da seguinte forma:

Quando ocorrer Ganho:

    • CR- Conta Contábil Despesa (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no cadastro do produto, na aba Detalhes)
  • DB- MERCADORIAS PARA USO E CONSUMO (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no respectivo mapa contábil)

Quando ocorrer Quebra:

  • DB- Conta Contábil Despesa (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no cadastro do produto, na aba Detalhes)
  • CR- MERCADORIAS PARA USO E CONSUMO (o sistema utilizará a conta contábil que estiver configurada no respectivo mapa contábil)

10) Após fechar o Inventário Contábil, o movimento pode ser estornado, se necessário:

11) Para o Estado de São Paulo, a partir de 01/01/2016, todas as mercadorias que forem dado quebra no inventário, deverão estar acobertadas com a emissão da Nota Fiscal com o CFOP 5927.

Para saber mais da legislação, clique aqui

Por isso quando realizar o fechamento do inventário, serão processadas as notas fiscais dos itens que estão com quebra, para posterior envio para SEFAZ.

Na aba geral, poderá consultar todas as informações do inventário e com a advertência que será preciso transmitir as NFE-s e caso preciso estou o inventário precisa cancelar todas as Notas Fiscais geradas.

Veja na imagem abaixo, na aba Nota Fiscal, poderá consultar as Notas Fiscais geradas do inventário e assim acessá-las e realizar a transmissão.

Informações adicionais da nota fiscal:

Caso exista inventário contábeis fechados, será preciso estorná-los para realizar novo fechamento e assim gerar as NF-s referente aos itens com quebra.
O item Consumo que Controla Estoque só será exibido no inventário e a sua contabilização será realizada caso o parâmetro Ativar o Controle de estoque para produtos do tipo consumo que controlam estoque? esteja marcado como SIM (em Contábil > Configurações > aba Contabilização > aba Controle de estoque contábil para produto tipo consumo).

Em notas fiscais originadas a partir deste módulo onde o estado da loja emitente é Bahia ou Espírito Santo, a descrição da natureza de operação da nota será Estorno de Crédito.

Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte

Comments are closed.