Cadastro de Produtos

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Produtos > Incluir

Permissões de Usuário: MB__info
1848 – Alterar benefício do produto
1927 – Alterar dados de balança do produto
1427 – Alterar fator de preço
1758 – Alterar Fator de Preço com Valor Decimal
1696 – Alterar GTIN/PLU
1991 – Alterar preço do item da composição
1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS
1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS
1898 – Consultar informações de tributação no Cosmos
694 – Custo Teorico Alterar
692 – Custo Teorico Consultar
695 – Custo Teorico Excluir
693 – Custo Teorico Incluir
1697 – Excluir GTIN/PLU
1695 – Incluir GTIN/PLU
942 – Incluir Preço Inicial
1163 – Produto Alterar Status
60 – Produtos Alterar
38 – Produtos Consultar
49 – Produtos Incluir
2257 – Alterar informação nutricional

 

A inclusão de produtos no sistema pode ser feita através dos módulos Cadastro de Produto (Cadastro > Básico > Produtos > Incluir ) ou Árvore de Produtos (Cadastro > Comercial > Árvore de Produtos).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Produtos > Incluir

O cadastro de produtos apresenta as seguintes abas: (Clique no botão de para abrir as abas simbolo)

Detalhes

A aba detalhes contém as informações básicas do produto.

Os campos de preenchimento obrigatório são:

  • Tipo de produto: venda, consumo, insumo ou embalagem;
  • Principal destino do produto: Entenda a regra conforme quadro abaixo:

DestinoProduto

  • Subgrupo: São os subgrupos cadastrados no módulo Árvore de Produtos.
  • Descrição do produto, descrição de gôndola e descrição de cupom: São as descrições que aparecerão nos respectivos lugares.
  • Margem: Percentual do lucro sobre o preço de venda. O cadastro de margem é feito por subgrupo no módulo Árvore de Produtos.
  • Codificação: GTIN ou PLU.
    • GTIN: É um acrônimo para Global Trade Item Number, um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1.
  • Curva ABC: Veja como funciona aqui.
  • Conta contábil ativoEspecificar a conta contábil para controle de estoque deste produto.
  • Centro de custos: Especifique para qual setor da empresa o produto será destinado. Veja como cadastrar um Centro de Custo aqui.
  • Status do produto: ativo, inativo, compra suspensa ou venda suspensa.
  • Embalagem: É importante o cadastro correto da embalagem (unidade, caixa, quilo, etc.), pois a Negociação de Compra com o fornecedor será baseada neste cadastro.
  • Produto sazonal: Defina se o produto a ser cadastrado é sazonal, ou seja, vendido em épocas específicas, como panetones no Natal, por exemplo. A seleção deste filtro impactará no resultado de alguns relatórios de venda do sistema.
  • Produto Consignado: Utilizando esta opção, será validado no recebimento de mercadorias, através de uma nota fiscal consignada. Clique aqui para saber mais.
  • Importação direta: Utilize esta opção quando o produto for importado diretamente do mercado externo.
  • Medicamento: Utilize esta opção apenas quando o produto for um medicamento.
  • Pescado: Habilite esta opção para o lançamento correto dos impostos conforme Artigo 391.
  • Quantidade de etiquetas: Defina a quantidade de etiquetas a serem impressas no ETQ.
  • Tipo de Produto Combustível: Veja mais detalhes aqui.
  • Referência de faturamento: O campo de referência é utilizado para preencher o código do produto unitário na tag <cProd> no XML de notas fiscais de vendas, quando houver a necessidade de não utilizar o código do produto.
  • Data de cadastro: Data do cadastro do produto.
  • Data da última alteração: Data da útilma alteração no cadastro do produto.
  • Foto do produto: Adicione uma ou mais fotos ao produto para que seja exibido no site da sua loja (válido para empresas habilitadas para venda via e-commerce).

Figura Fiscal

Defina as tributações federais e estaduais do produto:

Cadastro_de_produto__ACUCAR_REFINADO_BLUESOFT_1KG_

Observação Fiscal: Neste campo é possível informar uma descrição fiscal para o produto. Tamanho máximo 75 caracteres.

Classificação Fiscal
  • Aplicar dados da tributação aos produtos equivalentes: Esta opção será utilizada para replicar os dados de tributação fornecidos abaixo a todos os produtos equivalentes de preço.
  • Tributação média: Referente às informações de tributação média, informadas por órgãos como IBPT que tem como finalidade fornecer informações de tributos para exibição no cupom fiscal.
  • Não cumulativo: Definição dos tributos utilizados para Empresas do Lucro Real
  • Cumulativo: Definição dos tributos utilizados para Empresas do Lucro Presumido
Tributação Federal:
  • PIS, COFINS e IP de entrada e saída
  • Tipos de receitas não tributadas (quando o produto é alíquota zero, informar o tipo de receita do produto para ser usado no SPED).
Tributação Estadual:
  • ICMS de entrada e saída.

Compras

Na aba compras é possível incluir os fornecedores do produto (de venda unitária e de venda por caixa) e fabricante:

Compras


Código de referência alternativo

Estas referências são usadas como códigos alternativos a serem considerados no processamento do XML para recebimento de mercadoria.

Ou seja, no ato do processamento do XML, caso seja necessário buscar o produto cadastrado no ERP pelo código de referência do fornecedor, o ERP usará também o cadastro de referências alternativas para saber se o produto esta cadastrado e assim processá-lo no recebimento:

 


Cadastro de fornecedores para compra por caixa

O campo de Referência de faturamento é utilizado para preencher o código do produto de caixa na tag <cProd> no XML de notas fiscais de vendas, quando houver a necessidade de não utilizar o código do produto.

 

Setor de Compra

  • Informações de freqüência para efetuar pedidos do produto. Essas informações são usadas no módulo Relatório de Cobertura de Estoque e também gerar parâmetros para a sugestão de compra.
  • Também é possível informar a tolerância na quantidade do pedido, que é a tolerância máxima de quantidade do recebimento de mercadorias, entre o pedido e o recebimento.

SetorCompra

Troca

Define o fornecedor padrão para as trocas ou um fornecedor específico para cada loja:

Troca

Sortimento

Defina as lojas que irão trabalhar com o produto. É importante preencher corretamente, pois o comprador poderá emitir pedidos do produto apenas para as lojas cadastradas no sortimento.

Na aba de Venda externa é utilizado somente para o módulo de força de vendas, onde o produto e o fator de vendas será exibido nos pedidos de vendas.

Cad-produto-sortimento

Linha de Loja

  • O campo “Quantidade de Exposição (em unidades)” é utilizada como sugestão no pedido de compra quando o produto está sem movimentação de venda. O campo “Quantidade no Ponto Extra” é utilizada na reposição de produtos através de um Operador Logístico ou Centro de Distribuição (CD).

Linha de compra

  • Exibe os fornecedores e compradores responsáveis pela compra deste produto.

Magens da loja

  • Definição das margens de cada loja.

Venda Externa

  • Esta informação é utilizada para exibir ou não o produto nos pedidos de vendas (Força de Vendas), específico por loja.

produto-venda-externa

  1. Fator de Vendas UN/CX: O fator de vendas é a quantidade de unidades dos cadastros de caixas, o fator 1 é o produto unitário.
  2. Liberar venda externa: Esta opção é utilizada para os pedidos de força de vendas, onde o produto será ou não exibido.

Composição

Defina se o produto é de composição:

Composicao

Há três casos em que o produto é classificado como composição:

  • Produção: Produto originado de outros produtos nos quais são classificados como ingredientes. (Ex: Bolos, Pães, Doces, etc.)
  • Kits e Cestas: Produto originado da junção de um ou mais produtos, formando kits promocionais ou cestas comemorativas (Kits natalinos, Kit Xampu + Condicionador, etc.).
  • Rendimento: Produto que é adquirido em peça inteira e decomposto para venda em diversas partes. Ex.: Traseiro de Boi (Partes: Osso, Sebo, Coxão Duro, Picanha, etc.)

Todos as partes da composição do produto devem ser cadastradas individualmente no cadastro de produtos.

Grade e concorrente

  • Grade do produto:A grade de produtos permite associar produtos similares. Exemplo: SUCO EM PO SABOR LARANJA pode ser associado ao SUCO EM PO SABOR MORANGO e SUCO EM PO SABOR LIMAO. A grade de produtos auxilia o comprador na negociação de compra e no pedido de compra a  visualizar os demais produtos da “família”.
  • Produto concorrente: Permite associar produtos similares dos concorrentes. Exemplo: FEIJAO PRETO 1KG MARCA A pode ser associado ao FEIJAO PRETO 1KG MARBA B. Essa associação auxilia  o comprador na negociação de compra e pedido de compra a visualizar os preços do mesmo produto de outras marcas.

GradeConcorrente

Balança

A aba balança é usada para as rede varejistas que possuem integração com sistemas de balança. Os dados informados nesta aba são impressos nas etiquetas geradas pela impressora da balança.

Balanca

  • Editar detalhes da balança: 
    • Exportar balança: Opção de exportar ou não
    • Descrição Etiqueta Balança: Ao optar por ‘sim’ na exportação do produto, se faz necessário incluir uma descrição específica para o produto.
    • Dias de validade após a pesagem: Os dias de validade são independentes entre o produto unitário de suas caixas. Se necessário, edite também os dias de validade de cada caixa.
    • Tara padrão: informar tara padrão de peso do produto. Exemplo: 0,250g
    • Tipo impressão etiqueta: Definir entre preço ou peso
    • Divisor de preço em percentual e sua respectiva descrição
    • Informação nutricional para produtos que possuem essa obrigatoriedade
  • Setores por loja:
    • Listagem de lojas onde o produto está cadastrado em pelo menos uma balança. Ao clicar em uma loja, é possível visualizar os setores onde o produto consta na balança.

Preço de Venda

Permite definir os modelos de etiquetas padrão do produto de preço normal e oferta, um preço padrão para o produto ou um valor diferente para cada loja. Também é possível definir percentual padrão e máximo de desconto para o produto.

 

Produtos associados

Defina os produtos que estão associados ao produto a ser cadastrado.

ProdutosAssociados

A aba produtos associados possui as seguintes opções:

  • Equivalência de preço: Permite associá-lo à outros produtos similares, por exemplo SUCO EM PÓ SABOR LARANJA pode ser associado à todos os demais sucos em pó de outros sabores. Dessa forma, ao alterar o preço de um dos sucos em pó, todo os outros serão alterados automaticamente.
  • Equivalência de estoque: Permite associá-lo à outros produtos que não possuem estoque, por exemplo QUEIJO PRATO KG pode ser associado à BANDEJA QUEIJO PRATO KG. Dessa forma, ao efetuar a venda da BANDEJA QUEIJO PRATO KG, a baixa de estoque será da peça QUEIJO PRATO KG que é o produto onde ocorre a entrada de mercadoria. Não deve ocorrer entradas de mercadoria em produtos filhos da equivalência, somente em produtos pai.
  • Vasilhame: é um objeto de acomodação e/ou colocação de produtos. Esta opção permite vincular um vasilhame ao seu produto de comercialização. Um exemplo prático é a garrafa retornável de cerveja. Ao vincular o vasilhame ao produto, na geração do arquivo de preço para o PDV, o sistema associa o vasilhame ao produto, permitindo que seja dado o desconto da embalagem no PDV, caso o cliente traga o vasilhame. Nesta situação o cliente pagaria apenas pelo produto/líquido. Para associar um vasilhame ao produto, este deve ser cadastrado como produto do tipo embalagem.
  • Produto de transformação: será utilizado no módulo de Transformações de Produtos, nos casos em que o estoque de um produto precisa ser transferido para outro. Exemplo: Um determinado item da peixaria, que é congelado e vendido por unidade (UN), por algum motivo veio a se descongelar. Este item ainda está bom para consumo, porém não pode ser congelado novamente pois acaba perdendo sua qualidade. Então a loja vende este produto a granel usando o código de um produto de balança, isto é, o item passará a ser vendido por quilo (KG). Sendo assim poderemos transferir (transformar) o estoque do produto de origem para o produto de transformação.

Logística

Os campos “Peso Bruto” e “Peso Líquido” são usados na negociação de compra caso o valor do produto seja negociado por quilo. Os campos “Margem Adicional Logística(%)” e “Custo Adicional Logística (R$)” definem um custo adicional no valor final do produto caso a rede varejista trabalhe com centro de distribuição (módulo Geração de Preços por CD).

Logistica

Medicamento

Quando um produto for selecionado como ‘medicamento’ na aba detalhes, esta aba fica disponível para preenchimento das informações:

Medicamento

  • Código de integração: preenchimento obrigatório
  • Registro no Ministério da Saúde: preenchimento obrigatório
  • Farmácia popular, genérico, uso contínuo: Preencher opções entre sim ou não
  • Medicamento controlado: ao escolher esta opção, o sistema ativará a flag “controla estoque por lote” na aba de detalhes.
  • Inclusão da Denominação Comum Brasileira

Estoque

  • Temperatura:

Obriga a informação da temperatura do produto no recebimento de mercadorias.

  • Data de Fabricação:

Obriga a informação da data de fabricação do produto no recebimento de mercadorias.

  • Controla estoque por lote:

Obriga a informação do lote, validade e controla o lote do produto por loja no recebimento de mercadorias.

  • Lote:

Obriga a informação do lote e validade do produto no recebimento de mercadorias.

  • Data de Validade:

Obriga a informação da validade do produto no recebimento de mercadorias.

  • Auditoria obrigatória em recebimento de carga:

Define se o produto tem a obrigatoriedade de auditoria no recebimento de carga gerada via API.

  • Shelf-life (Dias de Vida Útil):

Quantidade de dias de validade desde a data de fabricação até o vencimento do produto.

  • Conservação:

Define sob quais condições de ambiente o produto deve ser conservado.

PDV

Defina as informações do produto para o PDV (Ponto de Venda).

PDV

Exporta PDV: Selecionar ‘sim’ ou ‘não’

Multiplica PDV: Selecione ‘não’ quando o operador de caixa tiver que passar as unidades de um produto individualmente

Tipo de unidade de medida: Selecione as unidades de medida do produto, bem como a quantidade da unidade de medida e a quantidade na embalagem de venda.

e-commerce

Ao habilitar um produto para venda no e-commerce, será possível visualizar informações necessárias para que um produto esteja válido para ser vendido no e-commerce. Existem dois tipos de validações:

  • Em amarelo: Informações importantes para habilitar o produto, mas caso não sejam informadas e/ou alteradas, poderá habilitá-lo.
  • Em vermelho: Informações obrigatórias para habilitar o produto

Em seguida, serão incluídas as informações para o Catálogo Virtual deste produto:

Catálogo

Título: Título sob o qual o produto aparecerá no e-commerce, por padrão, é usada a descrição de gôndola do produto.

Descrição: É possível informar uma breve chamada para o produto.

Categoria de Venda: Informar a categoria, conforme cadastro efetuado na Árvore de Categorias de Venda.

Preço de Mercado: Preço pelo qual o produto pode ser encontrado nos concorrentes.

Também é possível informar se o produto é um lançamento e/ou se o produto está em oferta, caso sejam selecionados, estes produtos ficarão em destaque no site.

Em seguida há um campo para Cálculo do Frete:

Frete

Saiba mais sobre o cadastro completo de um produto para o e-commerce clicando aqui.

e-commerce

Ocorrências

Visualize todas as alterações efetuadas no cadastro do produto, unitário ou em caixa, identificando a data, horário, a descrição do que foi alterado e o usuário que efetuou a alteração.

Ocorrencias

Larissa Ramos

Larissa Ramos é Consultora de Sistemas ERP e auxilia na criação de conteúdo e gestão de Conhecimento na Bluesoft São Paulo. Formada em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes e também é Leader Coach pelo Instituo Evolutivo. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Suporte, Consultoria e Implantação de Sistemas.

2 Responses to “Cadastro de Produtos”

  1. Modelos de Etiquetas de Preços de GôndolaCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] ${etiqueta.codigoInternoPreco} – GTIN/PLU principal do produto + Preço de venda. […]

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  2. Impressão de Etiquetas de Preço - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] de exposição: Quantidade de exposição informada na aba Sortimento no cadastro do […]

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