Caminho da Funcionalidade no Sistema:
Compras > Produtos > Incluir
Permissões de Usuário: 

1848 – Alterar benefício do produto

1927 – Alterar dados de balança do produto

1427 – Alterar fator de preço

1758 – Alterar Fator de Preço com Valor Decimal

1696 – Alterar GTIN/PLU

1991 – Alterar preço do item da composição

1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS

1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS

1898 – Consultar informações de tributação no Cosmos

694 – Custo Teorico Alterar

692 – Custo Teorico Consultar

695 – Custo Teorico Excluir

693 – Custo Teorico Incluir

1697 – Excluir GTIN/PLU

1695 – Incluir GTIN/PLU

942 – Incluir Preço Inicial

1163 – Produto Alterar Status

60 – Produtos Alterar

38 – Produtos Consultar

49 – Produtos Incluir

2257 – Alterar informação nutricional

2827 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Mercadoria para Revenda”

2828 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Produto Acabado”

2829 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Subproduto”

2830 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Matéria Prima”

2831 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Embalagem”

2832 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Mercadoria para Uso e Consumo”

2833 – Alteração de cadastro – acesso a Principal destino produto

2839 – Alteração de cadastro – acesso a Controle de Estoque de produto do tipo consumo

3803 – Visualizar detalhes dos produtos da composição kit/cesta

3838 – Alterar Margens Associadas ao Cadastro de Produto

A inclusão de produtos no sistema pode ser feita através dos módulos Cadastro de Produto (Cadastro > Básico > Produtos > Incluir ) ou Árvore de Produtos (Cadastro > Comercial > Árvore de Produtos).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Produtos > Incluir

O cadastro de produtos apresenta as seguintes abas: (Clique no botão de para abrir as abas + )

Detalhes

A aba ‘detalhes’ contém as informações básicas do produto.

Os campos de preenchimento obrigatório são:

  • Tipos de produto: Remessa para Revenda, Produto Acabado, Subproduto, Matéria Prima, Embalagem e Mercadoria para Uso e Consumo;
Caso houver alguma movimentação de produção de produto acabado ou subproduto, não será possível desmarcar esses tipos do cadastro.

Para alterar os tipos de produto de um cadastro já existente é necessário que o usuário possua a permissão especifica para alteração, que são as:

2827 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Mercadoria para Revenda”

2828 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Produto Acabado”

2829 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Subproduto”

2830 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Matéria Prima”

2831 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Embalagem”

2832 – Alteração de cadastro – acesso ao tipo “Mercadoria para Uso e Consumo”


  • Possui controle de estoque – Quando o tipo de produto for apenas “Mercadoria para Uso e Consumo” essa marcação é para informar se esse produto controla ou não estoque.
Para alterar se o produto de consumo possui controle de estoque é necessário que o usuário possua a permissão especifica para alteração:

2839 – Alteração de cadastro – acesso a Controle de Estoque de produto do tipo consumo


  • Principal destino do produto: Entenda a regra conforme quadro abaixo:
DestinoProduto
Para alterar a principal destinação do produto já existente é necessário que o usuário possua a permissão:

2833 – Alteração de cadastro – acesso a Principal destino produto


  • Descrição do produto, descrição de gôndola e descrição de cupom: São as descrições que aparecerão nos respectivos lugares.

    Obs: O limite de caracteres da descrição de cupom pode ser alterada através dos Parâmetros do Módulo de Compras.

  • Margem: Percentual do lucro sobre o preço de venda. O cadastro de margem é feito por subgrupo no módulo Árvore de Produtos.
Caso o Subgrupo possua mais de uma margem possível, para alterar é necessária a permissão 3838 – Alterar Margens Associadas ao Cadastro de Produto.

  • Codificação: GTIN ou PLU.
    • GTIN: É um acrônimo para Global Trade Item Number, um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1.
    • Gerar Código Vencimento: Através desta opção, é possível gerar um GTIN para produtos próximos ao vencimento, no entanto, esta alteração ocorrerá apenas se for realizada a confirmação, conforme abaixo:

  • Curva ABC: Veja como funciona aqui.

  • Conta contábil ativo: Especificar a conta contábil para controle de estoque deste produto.

  • Centro de custos: Especifique para qual setor da empresa o produto será destinado. Veja como cadastrar um Centro de Custo aqui.

  • Status do produto: ativo, inativo, compra suspensa ou venda suspensa.

Quando a alteração do status do cadastro unitário do produto for de “Ativo” para outro qualquer, as caixas vinculadas com status “Ativo” também serão alteradas para o mesmo status da unidade. Se houver uma caixa com status diferente de Ativo, seu status irá permanecer o que estava.

Qualquer alteração diferente dessa regra deverá ser feita de forma manual no cadastro da(s) caixa(s).

Exemplo: Se um produto unitário está com status “Ativo“, havendo duas caixas, uma com status “Ativo” e outra com status “Compra Suspensa“, ao alterar o status do produto unitário para “Inativo”, a caixa que estava com status “Ativo” também será alterada automaticamente para o status “Inativo“, enquanto que a outra caixa permanecerá com status “Compra Suspensa“. Mas se o produto for alterado novamente para “Ativo”, o nosso cliente terá que ativar a caixa manualmente devido não ser possível saber qual deve ser ativada.


  • Embalagem: É importante o cadastro correto da embalagem (unidade, caixa, quilo, etc.), pois a Negociação de Compra com o fornecedor será baseada neste cadastro.

  • Produto sazonal: Defina se o produto a ser cadastrado é sazonal, ou seja, vendido em épocas específicas, como panetones no Natal, por exemplo. A seleção deste filtro impactará no resultado de alguns relatórios de venda do sistema. Caso o produto estiver associado a uma sazonalidade, ele não poderá ser alterado.

  • Produto Consignado: Utilizando esta opção, será validado no recebimento de mercadorias, através de uma nota fiscal consignada. Clique aqui para saber mais.

  • Importação direta: Utilize esta opção quando o produto for importado diretamente do mercado externo.

  • Marca própria: Utilizar essa opção somente quando o produto for de marca própria.

  • Produto controlado (fiscalização): Utilize esta opção para informar que o produto está sujeito à Fiscalização de Produtos Controlados (R-105) conforme Decreto Federal nº 3.665/2000. Observação: Não se trata de medicamentos controlados.

  • Medicamento: Utilize esta opção apenas quando o produto for um medicamento.

  • Pescado: Habilite esta opção para o lançamento correto dos impostos conforme Artigo 391.

  • Quantidade de etiquetas: Defina a quantidade de etiquetas a serem impressas no ETQ.

  • Tipo de Produto Combustível: Veja mais detalhes aqui.

  • Referência de faturamento: O campo de referência é utilizado para preencher o código do produto unitário na tag <cProd> no XML de notas fiscais de vendas, quando houver a necessidade de não utilizar o código do produto.

  • Data de cadastro: Data do cadastro do produto.

  • Data da última alteração: Data da última alteração no cadastro do produto.

  • Descrição estendida: Este campo tem como objetivo informar uma descrição estendida do produto para integrações de terceiros com a API de Produtos da Bluesoft, sendo possível informar uma descrição estendida com até 125 caracteres.

Algumas importantes observações sobre o campo Descrição estendida:

  • No cadastro de novo produto, através de clonagem, a descrição estendida do produto origem não será clonada para o produto destino. Ela precisará ser definida depois no produto destino.
  • Não é possível fazer manutenção da descrição estendida pela Manutenção de Cadastros de Produtos.

  • Compra por cotação é priorizada: Esta opção tem o objetivo de indicar que a compra deste produto geralmente é priorizada para ocorrer na forma de cotação de faltas. Assim, em algumas telas do sistema, será possível filtrar estes produtos na busca.

  • Produto rastreável: Caso esteja habilitado no cadastro da loja o parâmetro “Possui operações com produtos rastreáveis”, e o produto estiver definido como rastreável, será obrigatório no recebimento de mercadorias informar o lote, data de validade e data de fabricação, mesmo que, no cadastro deste produto, estes campos não estejam definidos como obrigatórios. Além disso, será requisitada a escolha de um lote com data de validade e de fabricação na emissão de nota fiscal de venda entre lojas.

  • Foto do produto: Adicione uma ou mais fotos ao produto para que seja exibido no site da sua loja (válido para empresas habilitadas para venda via e-commerce).

Replicação de descrições do cadastro

Quando ocorrer alguma alteração em qualquer uma das 3 descrições da aba “Detalhes” do cadastro de produto o sistema irá questionar se elas devem ser replicadas para as demais descrições do produto:

Caso nenhuma opção for selecionada, o sistema vai salvar o cadastro alterando a(s) descrição(ões) da aba Detalhes conforme informado, e nenhuma alteração ocorrerá nas outras descrições das outras abas, como é hoje.

Caso seja selecionada a opção “Descrição de balança”, a descrição completa será replicada para a descrição da aba “Balança” e, caso seja maior que o tamanho do campo, ela será truncada para caber no campo.

Caso seja selecionada a opção “Descrições das caixas”, as três descrições serão replicadas para as três mesmas descrições de cada uma das caixas cadastradas no produto, se tiver, independente de seus status. A embalagem e fator da caixa serão salvos no final da descrição. Caso a descrição fique maior que a capacidade do campo, ela será truncada para caber no campo, mas sempre mantendo a embalagem e o fator.

Caso sejam selecionadas as duas primeiras opções juntas (Descrição de balança e Descrições das caixas), além de fazer o que já está descrito acima, a nova descrição da aba balança também será replicada para a descrição de balança de cada uma das caixas cadastradas no produto, se tiver, independente de seus status. A embalagem e fator da caixa serão salvos no final da descrição. Caso a descrição fique maior que a capacidade do campo, ela será truncada para caber no campo, mas sempre mantendo a embalagem e o fator.

Caso seja selecionada a opção “Título e-commerce (se tiver)”, somente se existir uma descrição de título de e-commerce salva é que será replicada a descrição completa para o título do e-commerce. Caso não tenha um título salvo (porque nunca o e-commerce foi habilitado para este produto) então esta opção selecionada será ignorada, e não haverá replicação neste campo.

A opção “Tornar seleção padrão” tem a função de salvar a seleção padrão para o usuário, de forma que a seleção salva seja a que virá já selecionada como padrão ao usuário em momentos posteriores.

Figura Fiscal

Defina as tributações federais e estaduais do produto:

Cadastro_de_produto__ACUCAR_REFINADO_BLUESOFT_1KG_

Observação Fiscal: Neste campo é possível informar uma descrição fiscal para o produto. Tamanho máximo 75 caracteres.


Classificação Fiscal
  • Aplicar dados da tributação aos produtos equivalentes: Esta opção será utilizada para replicar os dados de tributação fornecidos abaixo a todos os produtos equivalentes de preço.
  • Tributação média: Referente às informações de tributação média, informadas por órgãos como IBPT que tem como finalidade fornecer informações de tributos para exibição no cupom fiscal.
  • Não cumulativo: Definição dos tributos utilizados para Empresas do Lucro Real
  • Cumulativo: Definição dos tributos utilizados para Empresas do Lucro Presumido

Tributação Federal:
  • PIS, COFINS e IP de entrada e saída
  • Os campos para informar PIS e COFINS do Simples Nacional estarão disponíveis apenas se houver alguma loja cadastrada com o regime tributário Simples Nacional.
  • Tipos de receitas não tributadas (quando o produto é alíquota zero, informar o tipo de receita do produto para ser usado no SPED).

Tributação Estadual:

Dados de entrada:

ICMS
IVA-ST
FCP-ST
IVA-ST
Ajustado
IVA-ST
Ajustado 4%
Alíquota Interna
Base ICMR
: A base de ICMR refere-se ao cálculo de produtos substituídos
Pauta Fiscal:
Esta pauta fiscal refere-se ao cálculo do imposto da carne.
Carga Média FCP:
Informar a alíquota do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FCP) para o cálculo da Carga Média (Antecipação Tributária conforme Decreto 1599/2018 RICMS-MT).
Red. Base ST:
Recurso utilizado para os produtos constantes no Artigo 3° do Anexo II do RICMS. Referente a redução da base de cálculo de Substituição Tributária em São Paulo. É possível definir uma porcentagem de redução específica para a base de ST. No entanto, se não for informada a redução específica, o sistema usará a redução do ICMS normal.
Alíquota Red. Base ST:
Alíquota para redução da base de cálculo de Substituição Tributária. É possível informar valores entre 0,0001% até 99,9999%.
Beneficiado: Ao marcar essa opção será habilitado no recebimento de mercadorias dois combos de ICMS: o primeiro para informar o icms de origem do produto e o segundo para informar o ICMS do beneficio desse produto. ( Convênio ICMS 128/94 )
Permitir ICMS diferente da origem ICMS Entrada entre lojas: Este parâmetro tem como objetivo definir a possibilidade de informar um ICMS de entrada diferente da nota de origem no recebimento de mercadorias. Habilitando este parâmetro, aparecerá ao usuário o combo de ICMS de origem, além do ICMS de entrada.
ICMS Entrada entre lojas: Quando o parâmetro Permitir ICMS diferente da origem estiver habilitado, o ICMS informado neste campo será considerado como ICMS de entrada no recebimento de notas de transferência/venda entre lojas, e o ICMS da nota fiscal será considerado como ICMS de origem, para ser usado em possíveis devoluções.

  • Quando houver uma loja do regime tributário Simples Nacional, com o status Ativa e a opção Habilitar Operações de Loja como sim, será habilitada a aba de tributação estadual de saída do simples nacional no cadastro do produto, conforme exemplo abaixo:

Compras

Na aba compras é possível incluir os fornecedores do produto (de venda unitária e de venda por caixa) e fabricante:

Compras

Código de referência alternativo

Estas referências são usadas como códigos alternativos a serem considerados no processamento do XML para recebimento de mercadoria.

Ou seja, no ato do processamento do XML, caso seja necessário buscar o produto cadastrado no ERP pelo código de referência do fornecedor, o ERP usará também o cadastro de referências alternativas para saber se o produto esta cadastrado e assim processá-lo no recebimento:


Cadastro de fornecedores para compra por caixa

O campo de Referência de faturamento é utilizado para preencher o código do produto de caixa na tag <cProd> no XML de notas fiscais de vendas, quando houver a necessidade de não utilizar o código do produto.

Limite de Quantidade de Compra: Campo para informar a quantidade máxima de compra do item no PDV para Produtos de Caixas, essa informação é enviada no arquivo de atualização para a frente de caixa, podendo haver variações de acordo com o leiaute do software.


Embalagem padrão de armazenagem (edição do cadastro da caixa)

Através deste cadastro, é possível configurar em qual será a embalagem padrão para armazenagem do produto no Centro de Distribuição (CD).

A embalagem configurada será demonstrada no Recebimento de Cargas e será uma das embalagens possíveis durante as coletas.

Após realizar as devidas configurações, para mais detalhes sobre o funcionamento no Recebimento de Cargas, clique aqui.


Esta embalagem que será vinculada precisa ser com fator menor que o fator da caixa que, por sua vez, deve ser divisível pelo fator da embalagem de armazenagem, isto é, se pegarmos o fator da caixa e dividir pelo fator de armazenagem, teremos como um valor inteiro sem resto na divisão.

Exemplo:

Estou definindo o fator de armazenagem da embalagem CX c/100 para um Centro de Distribuição.

Além desta embalagem c/100 o produto tem as embalagens c/20, c/40, c/200 e, é claro, a própria embalagem unitária do produto. Assim, analisando cada uma delas:

  • Pacote c/20 – Pode ser embalagem de armazenagem pois seu fator é menor que 100 (fator da caixa) e 100 é divisível por 20.
  • Pacote c/40 – Não pode ser a embalagem de armazenagem pois, apesar de ter um fator menor que o da caixa (100) este fator da caixa não é divisível por 40.
  • Caixa c/200 – Não pode ser a embalagem de armazenagem pois seu fator não é menor que o fator da caixa (100).
  • A própria embalagem unitária – Pode ser selecionada pois seu fator 1 é menor que a embalagem da caixa (100) que é divisível por 1.
  • Embalagens Inativas não podem ser selecionadas

Quando a caixa editada possuir Embalagem padrão de armazenagem definida, ou for a Embalagem padrão de armazenagem de outra caixa, não será possível alterar o campo Unidades por embalagem

Descrição complementar

Campo de preenchimento não obrigatório com limite de 30 (trinta) caracteres, ao ser informado será exibido junto a descrição do produto na tela de inclusão de pedido de compra.

Embalagem padrão de distribuição

Neste campo serão exibidas todas as embalagens de compra do produto que estão com status ativo, seu preenchimento não é obrigatório. Ao informar uma embalagem, a mesma será exibida na coluna de embalagem de distribuição.

Setor de Compra

  • Informações de freqüência para efetuar pedidos do produto. Essas informações são usadas no módulo Relatório de Cobertura de Estoque e também gerar parâmetros para a sugestão de compra.
  • Também é possível informar a tolerância na quantidade do pedido, que é a tolerância máxima de quantidade do recebimento de mercadorias, entre o pedido e o recebimento.
SetorCompra

Troca

Define o fornecedor padrão para as trocas ou um fornecedor específico para cada loja:

Troca

Sortimento

Defina as lojas que irão trabalhar com o produto. É importante preencher corretamente, pois o comprador poderá emitir pedidos do produto apenas para as lojas cadastradas no sortimento.

Na aba de Venda externa é utilizado somente para o módulo de força de vendas, onde o produto e o fator de vendas será exibido nos pedidos de vendas.

Linha de Loja

  • O campo “Quantidade de Estoque de Segurança (em unidades)” é utilizada como sugestão no pedido de compra quando o produto está sem movimentação de venda, também utilizado na sugestão de abastecimento do Centro de Distribuição (CD) para as lojas, duvidas clique aqui.
  • O campo “Quantidade no Ponto Extra” é utilizada na reposição de produtos através de um Operador Logístico ou Centro de Distribuição (CD), duvidas clique aqui.
  • O campo “Bloqueio de Venda” é utilizado para visualizar o cadastro de um bloqueio de venda no produto e a data final de bloqueio. O bloqueio estará sinalizado na loja em que o mesmo foi cadastrado, duvidas cliquei aqui.

Linha de compra

  • Exibe os fornecedores e compradores responsáveis pela compra deste produto.
  • Através do botão é possível acessar a Linha de Compra do produto com os filtros pré-selecionados. Lembrando que o fornecedor visível nesta aba é o mesmo que o usuário cadastra na aba Compras do cadastro do produto (tanto fornecedor de compra unitária como caixa).

Magens da loja

  • Definição das margens de cada loja. Só fará sentido o seu uso se o cliente trabalha com precificação por loja ao invés de precificar por região (geralmente quando a loja tem autonomia de alteração de preços). Desta forma, se o cliente trabalha com precificação loja a loja, a margem cadastrada na loja será considerada na negociação de compra e administração de preços. Caso a loja não tenha margem específica para ela, será considerada a margem padrão definida no subgrupo onde o produto esta inserido.
Para alterar as margens da Loja é necessária a permissão 3838 – Alterar Margens Associadas ao Cadastro de Produto.

Cadastro das Margens das Lojas

Administração de Preços loja a loja

Canais de Venda

  • Informar um sortimento exclusivo dos produtos que participam de um canal de venda , essa informação possibilitará associar a uma região de preço. Recurso disponível para a Frente de Loja Zanthus.

Negociação de compra com precificação loja a loja


Venda Externa

  • Esta informação é utilizada para exibir ou não o produto nos pedidos de vendas (Força de Vendas), específico por loja.
produto-venda-externa
  1. Fator de Vendas UN/CX: O fator de vendas é a quantidade de unidades dos cadastros de caixas, o fator 1 é o produto unitário.
  2. Liberar venda externa: Esta opção é utilizada para os pedidos de força de vendas, onde o produto será ou não exibido.

Margens regiões de preço

Precificação de Produtos:

A margem região de preço está dentro da regra abaixo das prioridades de margem na precificação:

Seleção de Loja de Base de Custo na precificação:

  1. Margem Loja
  2. Margem Região Produto
  3. Margem Região
  4. Margem Produto

Sem a Seleção de Loja de Base de Custo na precificação:

  1. Margem Região Produto
  2. Margem Região
  3. Margem Subgrupo Produto

Através da Árvore de Produtos, é possível alterar a margem por região e dessa forma atualizar todos os produtos do mesmo subgrupo. Lembrando que para efetuar esta operação, o usuário deve possuir a permissão: 3838 – Alterar Margens Associadas ao Cadastro de Produto.

Composição

Defina se o produto é de composição:

Há três casos em que o produto é classificado como composição:

  • Produção: Produto originado de outros produtos nos quais são classificados como ingredientes. (Ex: Bolos, Pães, Doces, etc.)

  • Kits e Cestas: Produto originado da junção de um ou mais produtos, formando kits promocionais ou cestas comemorativas (Kits natalinos, Kit Xampu + Condicionador, etc.).

  • Rendimento: Produto que é adquirido em peça inteira e decomposto para venda em diversas partes. Ex.: Traseiro de Boi (Partes: Osso, Sebo, Coxão Duro, Picanha, etc.)

Todos as partes da composição do produto devem ser cadastradas individualmente no cadastro de produtos.

Importante: Quando utilizado o controle de baixa Venda e Descarte, e houver algum subproduto em sua composição, os itens da receita deste subproduto também serão baixados na venda.

  • A baixa da composição do Subproduto ocorrerá apenas quando:
    • O controle de baixa também for “Venda e Descarte”;
    • O Subproduto estiver selecionado em seu cadastro a opção “Subproduto”;
    • Apenas um nível de subproduto, ou seja, não haverá baixa da composição de subproduto na receita de outro subproduto.

Para produtos classificados como Produção, serão disponibilizadas outras colunas para que o usuário informe os detalhes dos produtos que o compõe:


  • Código: Código de cadastro do produto utilizado na composição.

  • Descrição: Descrição do produto utilizado na composição.

  • Status: Status do produto utilizado na composição.

  • Participação Kit/Cesta (%): O percentual informado nesse campo será usado para calcular o custo do item no Pedido de Compra Kit e Cestas.

  • Peso Líquido: Coluna com a informação do peso líquido cadastrado no produto.

  • Fator de Conversão: Fator de conversão utilizado na multiplicação com a quantidade que será utilizada na composição.

  • Peso Bruto (Quantidade): Campo para informar a quantidade de cada produto que será utilizado na composição do produto principal.

  • Quebra: Este valor corresponde ao resultado da subtração do peso líquido com peso bruto.

  • Unidade: Unidade informada no cadastro do produto de composição.

Produtos de Kits e Cestas possuem algumas colunas semelhantes a composição de produção, porém não são possíveis controlá-los pela baixa do estoque por Produção ou Venda Descarte.

Além disso, existem novos campos na composição Kit e Cesta:
– O campo “Preço de Venda do Kit/Cesta” é utilizado calcular o Preço do Item com base no “% Rateio Preço de Venda”. Após aplicar o rateio e salvar o cadastro da composição, o preço será aplicado nos itens. Mas, para alterar o preço de venda do kit/cesta é necessário acessar a Precificação de Produtos, através do botão de atalho .

O percentual total de rateio deve ser igual à 100%

O ícone é utilizado para aplicar o rateio nos itens da composição.
– Com a opção chamada “Visualizar margem com impostos para” é possível visualizar a coluna de impostos de acordo com as tributações definidas no produto para Consumidor Final, Revenda ou Transferência.
– Através do botão é possível personalizar a exibição das colunas dos itens de composição do kit/cesta. As colunas possíveis são: Status, Quebra, Unidade, Preço Atual, Estoque Disponível, Total Valor Composição, Total Preço Atual, Custo Bruto Unitário, Custo Bruto Total, Custo Líquido Unitário, Custo Líquido Total, Imposto de Saída (%) e Margem Líquida Composição (%).

Lembrando que apenas as colunas informativas podem ser ocultadas.


Na composição de kit e cesta, também temos as colunas abaixo:

  • Custo Bruto Un;
  • Custo Bruto Total; (Custo Bruto Un x Qtde);
  • Custo Líq Total; (Custo Líquido Un x Qtde)
  • Total Preço Atual (Preço Atual x Qtde);
  • % Rateio Preço Venda; (esta coluna deverá ser preenchida pelo usuário com percentual para calcular o preço de venda do item na cesta com base no preço de venda);
  • Total Valor Comp (esta coluna é calculada = Preço do item na composição x Qtde);
  • Imposto de Saída (%) – Soma dos percentuais de imposto do cadastro do produto (ICMS, PIS, COFINS);
  • Margem Líq. Comp (%) – (Margem Líquida = Lucro Líquido / Preço de Venda Bruto * 100).

Composição de Produtos de Rendimento possuem a coluna Custo (%) para informar o percentual que representa cada produto em relação ao produto principal:

Composição de Produtos de Produção possuem a coluna Custo (%) para informar o percentual que representa cada produto em relação ao produto principal. A coluna somente é apresentada quando o controle da baixa do estoque for por Venda e Descarte:

Grade e Concorrente

  • Grade do produto:A grade de produtos permite associar produtos similares. Exemplo: SUCO EM PO SABOR LARANJA pode ser associado ao SUCO EM PO SABOR MORANGO e SUCO EM PO SABOR LIMAO. A grade de produtos auxilia o comprador na negociação de compra e no pedido de compra a visualizar os demais produtos da “família”.

  • Produto concorrente: Permite associar produtos similares dos concorrentes. Exemplo: FEIJAO PRETO 1KG MARCA A pode ser associado ao FEIJAO PRETO 1KG MARBA B. Essa associação auxilia o comprador na negociação de compra e pedido de compra a visualizar os preços do mesmo produto de outras marcas.

  • DFU (Demand Forecasting Unit) – Unidade de Previsão de Demanda: Vincula o cadastro de Unidade de Previsão de Demanda onde são considerados produtos “semelhantes” (exemplo: Marcas paralelas, marcas mais baratas que são intercaladas), para que a análise de venda possa ser agrupada e, posteriormente este vínculo também será considerado para cálculo de ruptura, considerando os itens “substitutos”.

Balança

A aba balança é usada para as redes varejistas que possuem integração com sistemas de balança. Os dados informados nesta aba são impressos nas etiquetas geradas pela impressora da balança.


  • Editar detalhes da balança:
    • Exportar balança: Opção de exportar ou não.
    • Descrição Etiqueta Balança: Ao optar por ‘sim’ na exportação do produto, se faz necessário incluir uma descrição específica para o produto.
    • Dias de Validade Após a Pesagem: Os dias de validade são independentes entre o produto unitário e suas caixas. Se necessário, edite também os dias de validade de cada caixa.
    • Tara Padrão: Informe neste campo a tara utilizada na pesagem de produtos de unidade quilo. As taras disponíveis para seleção neste campo podem ser cadastradas através do módulo Cadastro de Taras. Exemplo: 0,250g.
    • Tipo impressão etiqueta: Definir entre preço ou peso.
    • Cód. Integração do Fornecedor: Vínculo entre Código de Fornecedor e Produto de Balança, disponível apenas para MGV6.
    • Informação Nutricional: para produtos que possuem essa obrigatoriedade
      • Para visualizar as informações nutricionais, o usuário terá que possuir a permissão – Alterar informações nutricionais (2257) ou Consultar Informação Nutricional (2584).
      • Para salvar as informações nutricionais, será necessária a permissão Alterar informações nutricionais (2257).
    • Peso Drenado: Informe neste campo se o produto trata-se de um item do tipo “Peso “Drenado”. Ao alterar essa opção para “sim”, o tipo do produto será alterado e possuirá esta informação quando enviado ao arquivo de balança.
    • Glaciamento (%): Informe neste campo se o produto trata-se de um item do tipo “Glaciamento”. Ao adicionar neste campo uma porcentagem de glaciamento, essa informação estará inclusa quando enviado ao arquivo de balança.
    • Imprime Data Embalagem: Com as opções entre Sim/Não, esta configuração tem como finalidade distinguir nos arquivos MGV5, MGV6 e MGV7 entre 1 (Sim) ou 0 (Não) se a data da embalagem será enviada para a impressão de etiqueta de balança.
    • Verificar peso da etiqueta de balança no PDV? Este campo possui duas opções: Sim ou Não. Esta opção tem como finalidade, enviar para o arquivo ESTOQUE.txt apenas da frente de caixa GZ o valor 0 = Não ou 1 = Sim na posição 809, com isso a frente de caixa irá entender se o peso será verificado para validar produto, peso e preço.
    • Imprime Lactose e Galactose: Campo com as opções Sim/Não (Valor padrão: Não) para indicar no arquivo de balança INFNUTRI.TXT exclusivo parar o tipo MGV7 se as informações de Lactose e Galactose sairão impressas na etiqueta impressão pela balança.

  • Setores por loja:
    • Listagem de lojas onde o produto está cadastrado em pelo menos uma balança. Ao clicar em uma loja, é possível visualizar os setores onde o produto consta na balança .
    • Ao clicar no botão de inserção (+) é possível associar novas lojas e setores.
    • Ao clicar no ícone lápis é possível editar a receita do produto vinculado na balança.

Clique no ícone

Na opção Incluir produtos em vários setores das lojas é possível replicar ou não a receita. A opção “Replicar receita” por padrão é selecionada.

Importante: Somente é replicado a receita para o mesmo modelo de balança onde o layout possui a mesma estrutura.

Opção e edição da receita

Informe os novos dados da receita e clique em salvar

Preço de Venda

Permite informar os modelos padrão para impressão de etiqueta de preço normal e preço de oferta. Também é possível definir um preço padrão para o produto ou um valor diferente para cada loja e também definir percentual padrão e máximo de desconto para o produto e a porcentagem de venda atacado. Através do campo Classe de preço é possível categorizar a posição de preço do produto entre: Campeão, Primeiro Preço, Básico e Competitivo.

Também é possível adicionar modelos de etiqueta de acordo com a loja. Para que a configuração seja aplicada, basta selecionar o modelo de etiqueta entre Etiqueta Preço Oferta e Etiqueta Preço Normal. Após a seleção, defina a quantidade de etiquetas que deve ser impressa. Essa configuração minimiza prejuízos decorrentes de impressões de etiquetas, devido a quantidade de impressões ser distintas em cada uma das lojas.

Para que a função de definição de etiqueta por loja seja visualizada, é necessário que o usuario possua a permissão: “3484 Trocar Etiqueta por Loja”

Associados

Defina os produtos que estão associados ao produto a ser cadastrado.

A aba produtos associados possui as seguintes opções:

  • Equivalência de preço: Permite associá-lo à outros produtos similares, por exemplo SUCO EM PÓ SABOR LARANJA pode ser associado à todos os demais sucos em pó de outros sabores. Dessa forma, ao alterar o preço de um dos sucos em pó, todo os outros serão alterados automaticamente. Ao criar o vínculo de equivalência de preço, o preço do produto pai será replicado para o preço atual de todos os itens filho da equivalência de preço. Caso um novo produto filho for vinculado ao produto pai, esse novo filho irá assumir o preço atual igual ao produto pai, respeitando a regra do fator de preço.

  • Equivalência de estoque: Permite associá-lo à outros produtos que não possuem estoque, por exemplo QUEIJO PRATO KG pode ser associado à BANDEJA QUEIJO PRATO KG. Dessa forma, ao efetuar a venda da BANDEJA QUEIJO PRATO KG, a baixa de estoque será da peça QUEIJO PRATO KG que é o produto onde ocorre a entrada de mercadoria. Não deve ocorrer entradas de mercadoria em produtos filhos da equivalência, somente em produtos pai.

Fator Estoque

No campo fator estoque, deve ser preenchido qual a quantidade será debitada do produto pai, ao efetuarmos por exemplo uma venda:

fatorEstoque

Fator Custo

O fator custo (opcional) será considerado na demonstração do custo do produto filho na administração do preço de venda. Ele deve ser usado quando a intenção é considerar um fator diferente do fator estoque no custo do produto filho.

Exemplo: O produto PEIXE CORVINA LIMPA KG é equivalente de estoque PEIXE CORVINA INTEIRA KG e seu custo é 35% maior que o custo do produto PAI. Nesse caso o usuário deve preencher o campo com o calor 1,35.

fatorCusto
O seu uso influenciará apenas a tela de Administração de Preços de Venda.

  • Equivalência de Compra no Recebimento: No recebimento deste produto, em uma nota processada pelo XML, caso este produto não esteja no pedido vinculado (compra ou bonificação), será possível receber através de um pedido que contenha os produtos aqui informados como equivalentes de compra no recebimento.

  • Produto de Preço Associado: Permite associar produtos unitários aos Kits ou Packs promocionais. Ao consultar o produto unitário na precificação, serão exibidos os associados apenas como vinculados. Para saber mais, clique aqui.

  • Vasilhame: é um objeto de acomodação e/ou colocação de produtos. Esta opção permite vincular um vasilhame ao seu produto de comercialização. Um exemplo prático é a garrafa retornável de cerveja. Ao vincular o vasilhame ao produto, na geração do arquivo de preço para o PDV, o sistema associa o vasilhame ao produto, permitindo que seja dado o desconto da embalagem no PDV, caso o cliente traga o vasilhame. Nesta situação o cliente pagaria apenas pelo produto/líquido. Para associar um vasilhame ao produto, este deve ser cadastrado como produto do tipo embalagem.
Funcionalidade disponível com integração apenas nos formatos de PDV KW e GZ.

  • Produto de transformação: será utilizado no Módulo de Transformações de produtos, nos casos em que o estoque de um produto precisa ser transferido para um ou mais produtos.

Exemplo de transformação para um produto:

Um determinado item da peixaria, que é congelado e vendido por unidade (UN), por algum motivo veio a se descongelar. Este item ainda está bom para consumo, porém não pode ser congelado novamente pois acaba perdendo sua qualidade. Então a loja vende este produto a granel usando o código de um produto de balança, isto é, o item passará a ser vendido por quilo (KG). Sendo assim poderemos transferir (transformar) o estoque do produto de origem para o produto de transformação.

Exemplo de transformação para mais de um produto:

Um determinado kit de sabonetes contendo 5 fragrâncias diferentes da mesma marca, por algum motivo a embalagem foi danificada e será preciso vender individualmente. Sendo assim poderemos transferir (transformar) o estoque do produto de origem para mais de um produto de transformação.

Usar setor operacional

É possível também definir que será necessário informar um setor operacional para transformação, ao marcar essa opção no menu de transformação só será possível prosseguir com a transformação após selecionar um setor operacional.

Ao selecionar a flag “Usar setor operacional” um combo multi-seleção dos setores operacionais cadastrados será exibido para selecionar os “Setores permitidos”:

Para saber mais sobre Setores Operacionaisclique aqui.

Para saber mais sobre Transformação de Produtos, clique aqui.


  • Formação de Kits: será utilizado no módulo Formação de Kits, nos casos em que o produto kit será montado por outros produtos individuais que irão compor o kit de maneira que o estoque dos produtos sejam transferidos para o produto kit.

Exemplo: de formação de kits:

Um determinado produto kit (shampoo e condicionador) tem em sua composição dois produtos que são vendidos separadamente que foram unificados para serem vendidos como um kit. Dessa forma o estoque dos produtos de origem serão atualizados juntamente com o produto de destino.


  • Destinação de Consumo: No cadastro do produto com o tipo Mercadoria para Revenda é possível realizar o vinculo de um produto com o tipo Mercadoria para Uso e Consumo e informar para qual loja esse produto será utilizado com a destinação para Uso ou Consumo. Se para a Loja de Entrada, estiver vinculado o produto de destinação consumo, quando ocorrer o lançamento da Entrada de Transferência entre Lojas pela importação do XML de Entrada onde a nota fiscal foi emitida em outro ERP ou Operação entre Lojas onde a saída (origem) foi emitida pelo Bluesoft ERP, todos os processos posteriores serão realizado utilizando o produto de consumo vinculado.

Logística

Os campos “Peso Bruto” e “Peso Líquido” são usados na negociação de compra caso o valor do produto seja negociado por quilo. Os campos “Margem Adicional Logística(%)” e “Custo Adicional Logística (R$)” definem um custo adicional no valor final do produto caso a rede varejista trabalhe com centro de distribuição (módulo Geração de Preços de Transferência do CD ).

Origem de referência para margem logística:

  • Seguir o Padrão definido no cadastro logística
  • Custo Médio
  • Custo da Última entrada
  • PMZ usando custo médio menos impostos de venda

Obs: Esse parâmetro sobrepõe o parâmetro do cadastro da loja, aba logística, Referência para Preço de Transferência / Venda na Logística para esse produto (esse parâmetro será usado somente em lojas que são CD)

Medicamento

Quando um produto for selecionado como ‘medicamento’ na aba detalhes, esta aba fica disponível para preenchimento das informações:

Medicamento
  • Código de integração: preenchimento obrigatório

  • Registro no Ministério da Saúde: preenchimento obrigatório

  • Farmácia popular, genérico, uso contínuo: Preencher opções entre sim ou não

  • Medicamento controlado: ao escolher esta opção, o sistema ativará a flag “controla estoque por lote” na aba de detalhes.

  • Inclusão da Denominação Comum Brasileira

Estoque

  • Temperatura:

Obriga a informação da temperatura do produto no recebimento de mercadorias.


  • Data de Fabricação:

Obriga a informação da data de fabricação do produto no recebimento de mercadorias.


  • Controla estoque por lote:

Obriga a informação do lote, validade e controla o lote do produto por loja no recebimento de mercadorias.


  • Lote:

Obriga a informação do lote e validade do produto no recebimento de mercadorias.


  • Data de Validade:

Obriga a informação da validade do produto no recebimento de mercadorias.


  • Auditoria obrigatória em recebimento de carga:

Define se o produto tem a obrigatoriedade de auditoria no recebimento de carga gerada via API.


  • Shelf-life (Dias de Vida Útil):

Quantidade de dias de validade desde a data de fabricação até o vencimento do produto.


  • Conservação:

Define sob quais condições de ambiente o produto deve ser conservado


  • Parâmetros obrigatórios de separação:

Lote: Obrigada a informação do lote no produto ao gerar produção

Data de Validade: Obriga o controle da informação de data de validade no produto ao gerar produção


  • Parâmetros obrigatórios na Ordem de Separação e Ordem de Serviço WMS:

Tolerância de quantidade separada a mais do que o pedido em produtos de peso variável.

Se a tolerância estiver preenchida com 0,00% o sistema validará este produto para não permitir separar acima da quantidade do pedido. Caso o campo estiver em branco, o produto não tem nenhuma tolerância cadastrada.


  • Parâmetros obrigatórios de Separação WMS:

Tolerância de quantidade separada a mais do que a digitada na distribuição WMS de produtos de peso variável. Quando informado valor 0 ou o campo estiver em branco o produto não tem nenhuma tolerância cadastrada, então ao informar uma quantidade fracionada para ser distribuída na funcionalidade Distribuição Multi Loja a mesma será gerado baseado na quantidade informada

Ex: Solicitado a quantidade de 0,840gr essa mesma quantidade será informado no lote após a geração.


PDV

Defina as informações do produto para o PDV (Ponto de Venda).


Exporta PDV: Selecionar ‘sim’ ou ‘não’


Multiplica PDV: Selecione ‘não’ quando o operador de caixa tiver que passar as unidades de um produto individualmente.


Produto Marcas campeãs?: Campo destinado para informar se o produto é ou não pertencente a promoção Marcas Campeãs organizada pelas APAS (para saber mais sobre a promoção clique aqui). Lembrando que esta informação também poderá ser editada na Manutenção de Cadastro de ProdutosObservação: Atualmente esta opção está disponível apenas para PDVs da KW Informática.


Variação do Peso (%): Variação de peso para Self Checkout.


Limite de Quantidade de Compra: Campo para informar a quantidade máxima de compra do item no PDV para Produtos Unitários, essa informação é enviada no arquivo de atualização para a frente de caixa, podendo haver variações de acordo com o leiaute do software. Também é possível informar esta quantidade nos módulo de Oferta, Oferta Fidelidade e Promoção de Venda, caso o limite de quantidade esteja preenchida em algum desses módulos, será enviada para o arquivo a menor quantidade informada. Lembrando que a quantidade limite informada no cadastro do produto só será utilizada caso não haja nenhuma oferta/promoção vigente.


Criar documento auxiliar no PDV?: Indica se o produto necessita de documento auxiliar no PDV. Esse parâmetro será exportado no arquivo 6.sdf da frente de caixa Zanthus (A06DK – Posição 909)


Tipo de unidade de medida: Selecione as unidades de medida do produto, bem como a quantidade da unidade de medida e a quantidade na embalagem de venda.

Vendas

Na aba Vendas disponibilizamos link’s de direcionamento para telas do Força de Vendas, onde será possível realizar a manutenção e vínculo do produto.

Após clicar na opção Vincular Vendedores Externos ao Produto, o sistema irá direcionar para a tela do Força de Vendas com o produto já preenchido no filtro.

Após clicar na opção Vincular ou Excluir Produto de Grupos Econômicos do Força de Vendas, o sistema irá direcionar para a devida tela com o produto já preenchido no filtro

Após clicar na opção Manutenção de Produtos para Venda Externa no Força de Vendas, o sistema irá direcionar para a tela do Força de Vendas com o produto já preenchido no filtro.

E-commerce

Produto incluído no e-commerce?: Caso habilitado, o produto irá aparecer no e-commerce. Ao habilitar um produto para venda no e-commerce, será possível visualizar informações necessárias para que um produto esteja válido para ser vendido no e-commerce. Existem dois tipos de validações:

  • Em amarelo: Informações importantes para habilitar o produto, mas caso não sejam informadas e/ou alteradas, poderá habilitá-lo.

  • Em vermelho: Informações obrigatórias para habilitar o produto

Em seguida, serão incluídas as informações para o Catálogo Virtual deste produto:

e-commerces: Por padrão o produto será enviado para todas as lojas do e-commerce informado, para não enviar para alguma loja, adicione na lista de lojas ignoradas.


Lojas ignoradas: O produto não será enviado para as lojas e e-commerces informados neste campo.


Título: Título sob o qual o produto aparecerá no e-commerce, por padrão, é usada a descrição de gôndola do produto.


Nome Complemento: Campo utilizado pela VTEX.


Descrição: É possível informar uma breve chamada para o produto.


Produto Lançamento: Habilitando esta opção, o produto será destacado no site com informações de lançamento.


Lojas que não possuem controle de estoque: Neste campo é possível adicionar as lojas que não irão controlar o estoque deste produto de acordo com as vendas realizadas, ou seja, a cada venda efetuada para a loja incluída neste campo, o estoque do produto não será alterado.


Categoria de Venda: Informar a categoria, conforme cadastro efetuado na Árvore de Categorias de Venda.


Vídeo: Informe a URL do Video do Youtube para o produto no formato youtube.com/embed/XXXXXXXXXXX, youtube.com/watch?v=XXXXXXXXXXX ou youtu.be/XXXXXXXXXXX.


Multiplicador de Unidade: Campo obrigatório utilizado pela VTEX. O valor padrão desse campo é 1.


Limite de quantidade de compra por produto no E-commerce: Campo para informar a quantidade máxima permitida por compra no E-commerce.


Cálculo de Frete:

No cálculo de frete temos os seguintes campos: Peso bruto, Comprimento (milímetros), Altura (milímetros) e Largura (milímetros) utilizados para o cálculo de frete dos produtos vendidos através do e-commerce.

Saiba mais sobre o cadastro completo de um produto para o e-commerce clicando aqui.


Caixas:

Através desta etapa é possível visualizar e liberar a venda dos produtos em caixa que pertencem ao produto unitário. O botão é utilizado para acessar o cadastro do produto caixa e também para incluí-los no e-commerce.

Atributos

Através dos atributos será possível detalhar melhor as características do seu produto, como por exemplo a Safra ou País de Origem de um vinho.

Os atributos devem ser cadastrados previamente. Eles poderão ser vinculados ao segmento ou grade, que replicará as informações nos produtos vinculados, ou inclusos manualmente.

Saiba mais sobre o cadastro completo de um atributo clicando aqui.

Produção

Através da aba Produção, informe quais lojas que produzem o produto. Nesta aba serão listadas apenas as lojas do ramo de atividade Indústria e varejo.

Regra Fiscal

NCM

Ao habilitar as regras fiscais o NCM que será considerado , o Sistema possibilitará alterar NCM das regras ao alterar a classificação fiscal do produto na Aba Figura Fiscal.

Regra Fiscal

Ao habilitar as regras fiscais, será possível vincular o produto a uma Figura Fiscal e também visualizar as informação necessária em qual Figura Fiscal esse está vinculado.

NCM Entrada

Configuração de NCM de entrada no cadastro de produtos na aba de Regra Fiscal para possibilitar a reclassificação do NCM e buscar a alíquota de IPI pelo NCM do Fornecedor e/ou Ramo de Atividade e não mais pelo NCM da venda.

A regra é a seguinte:
– Se na Regra Fiscal tem Porcentagem de IPI a aplicar no item da negociação, essa será utilizada.
– Se não tem cadastrado de Porcentagem de IPI na Regra Fiscal, então vai utilizar o que foi cadastrado no NCM de Entrada.
– Se não tem Porcentagem de IPI na Regra Fiscal e não tem no NCM de Entrada, então vai utilizar o NCM do cadastro do produto.

Anexos

Na aba Anexos é possível enviar arquivos e salva-los como anexo no Cadastro do Produto.

Escolha o arquivo através do botão “Escolher Arquivo” e depois clique no botão “Anexar” .

Para baixar o anexo clique no ícone azul de download e para excluí-lo clique no ícone vermelho.

Observações: Ao incluir ou clonar um produto, a aba “Anexos” só ficará visível após concluir o cadastro do produto.

Ocorrências

Visualize todas as alterações efetuadas no cadastro do produto, unitário ou em caixa, identificando a data, horário, a descrição do que foi alterado e o usuário que efetuou a alteração.

Ocorrencias

6 Responses to “Cadastro de Produtos”

  1. Modelos de Etiquetas de Preços de GôndolaCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] ${etiqueta.codigoInternoPreco} – GTIN/PLU principal do produto + Preço de venda. […]

    Responder
  2. Impressão de Etiquetas de Preço - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] de exposição: Quantidade de exposição informada na aba Sortimento no cadastro do […]

    Responder
  3. Incluir Regras de Pricing - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] acordo com a necessidade. Para visualizar qual classe de preço o produto pertence, acesse o Cadastro de Produtos na aba Preços de […]

    Responder

Leave a Reply