Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Cadastros de Clientes

Permissões de Usuário: MB__info

8 – Clientes Alterar

6 – Clientes Consultar

9 – Clientes Excluir

7 – Clientes Incluir

104 – Troca Excluir

 

Pela tela de Cadastro de Clientes é possível incluir os clientes da rede varejista. O cliente é utilizado em diversos processos do sistema, como por exemplo: Força de Vendas, Devoluções, Trocas, Clientes Fidelidade, Pagamentos com Cheques, entre outros.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1. Acessar o menu de CRM > Cadastros > Cadastros de Clientes

Primeiramente será necessário preencher os campos da Aba “Dados Gerais” e Salvar o cadastro.

 

2. Na Aba “Tipo de Pessoa” selecionar a opção Cliente.

 

3. Após selecionar o tipo de pessoa Cliente, será aberta a Aba  “Cliente”. Nela contém dados pessoais, bancários, crédito, profissionais, registro de consultas feitas no SERASA/ SPC e preferências de entrega a serem preenchidos.

 

4. Abaixo iremos destacar alguns campos relevantes da aba de Cliente dentro do cadastro:

4.1. Tipo de cliente:

No cadastro temos duas opções de Tipo de cliente Consumidor ou Revenda.

 

Para o tipo de cliente Revenda pode ter benefício de redução do ICMS quando compram as mercadorias de um Atacadista, de acordo com o Artigo 39 do anexo II do RICMS/00.

Quando o cliente é do tipo Revenda será exibida a opção para informar o tipo de Regime Tributário, com as opções Regime Normal, Simples Nacional ou Simples Nacional – excesso de sublimite da receita bruta.

Esta opção é exclusiva para a emissão de notas do módulo de Força de Vendas.

 

4.2. Órgão Público:
Selecionando a opção ”Sim”, na emissão de uma nota fiscal de Venda a Cliente o imposto é removido do custo do produto e destacado como imposto, conforme a citação:|

-ISENTO DE ICMS DE N.48034 DE 19/08/2003 (ARQ.55 DO ANEXO I DO RICMS).

 

4.3. Código de identificação do cliente:

Essa informação é utilizada para identificar o código de fidelidade do cliente, que é utilizado no pedido de venda.

 

4.4. Possui cartão private label:

Este campo somente é habilitado quando o Tipo do Cliente for Consumidor, ele é um informativo que será utilizado para análise dos dados através do módulo BI.

 

5. Dados de Crédito:

Estes campos tem como objetivo, informar o limite utilizado e o saldo disponível para compras do cliente.

Ao clicar no ícone do limite, serão exibidos os movimentos que utilizaram o limite (Vendas finalizadas com Cheques ou Convênio).

 

Movimentos de origem.

 

 O limite utilizado só é liberado, quando a duplicata de convênio for quitada ou quando o cheque for compensado. Além disso, no arquivo de clientes do software de frente de caixa, o saldo e o limite utilizado é informado.

5.1 Histórico de Crédito:

Ao clicar no ícone de histórico de crédito, será exibida o Portal do Cliente, para saber mais informações sobre o portal clique aqui.

 

Esta integração esta disponível apenas para o sistema de Frente de Caixa Emporium e GZ Sistemas 

 

6. Preferências de entrega:

Estes campos tem como objetivo, informar qual Rota o cliente está localizado, Dia, Hora para o melhor recebimento da entrega e se o mesmo receberá ou não mala direta.

 

A opção de Rota tem como finalidade, incluir o cliente numa determinada rota de destino, a lista é informada conforme o cadastro feito no módulo (Logística / Cadastro / Rotas).

Para saber como cadastrar um nova rota clique aqui.

 

Na opção de Observação/Mensagem do cliente, é possível incluir uma informação específica do cliente, para os módulos de força de vendas.

Venda Externa: Mensagens que serão exibidas nos pedidos do força de vendas.

Gerenciamento: Mensagens que serão exibidas na tela de gerenciamento dos pedidos de força de vendas.

Financeiro: Mensagens que serão exibidas na tela de análise de crédito.

Separação: Mensagens que serão exibidas na tela de ordem de separação.

Roteirização: Mensagens que serão exibidas na tela de roteirização de pedidos.

Entrega: Mensagens que serão exibidas na tela de faturamento de pedidos.

Nota Fiscal: Mensagens que serão exibidas na emissão da nota fiscal.

 

Na aba Fabricante, é possível incluir as informações sobre o fabricante e qual segmento o cliente está relacionado. O conteúdo informado nesta aba junto com o campo “Quantidade de checkouts” localizado na aba Dados gerais são utilizados para a exportação de arquivos destinados ao fabricante.

Para saber como cadastrar um novo segmento, clique aqui.

 

Na aba Dados de Cobrança, é possível informar um Responsável financeiro.
Se o cliente tiver um responsável financeiro, contratos de serviço serão gerados em nome do responsável ao invés do cliente e duplicatas de cobrança terão o responsável como sacado.

Para inserir um responsável, é necessário clicar no ícone de busca conforme imagem abaixo:

Para uma pessoa ser responsável financeiro e a forma de pagamento padrão de um cliente, tanto para venda como para devolução, ela também precisa ser um Cliente.
Na tela da busca, inserir as informações e clicar em Buscar.
Após localizar o cliente que deseja, selecione-o e clique em CONFIRMAR:

Responsável financeiro incluído, basta clica em SALVAR:

 

Também é possível configurar uma forma de pagamento padrão para o cliente, para vendas e devoluções, basta selecionar a forma de pagamento nos campos destacados abaixo:

Tipos de Formas de pagamento:
         1 – Boleto Bancário
         2 – Cheque
         3 – Cartão
         4 – Dinheiro

As formas de pagamentos são válidos para os módulos:  Venda Comum, Pedido Balcão e Venda a Cliente pelo WMS.

As demais abas também poderão ser preenchidas para concluir este tipo de cadastro, conforme instruções do Cadastro de Pessoas.

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