Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Produto

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

680 – Acordo Comercial Produto Consultar

681 – Acordo Comercial Produto SELL-IN Incluir

682 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos não aprovados

2677 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos aprovados

683 – Acordo Comercial Produto Excluir

2181 – Fazer baixa de custo com acordo de produto

2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar

2914 – Acordo Comercial Produto SELL-OUT Incluir

Acordo Produto são feitos quando o fornecedor quer conquistar a fidelidade de compra da rede varejista e otimizar as vendas de seus produtos. Para isso, o fornecedor oferece bonificações para que seus produtos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja. Há dois tipos de inclusão do acordo comercial de produto: Sell-in e Sell-out.

  • No acordo Sell-in é feito um débito na Conta Comercial do Fornecedor no momento em que é realizada a compra, ou seja, quando é dada a entrada dos produtos definidos no acordo;
  • No acordo Sell-out é feito um débito na Conta Comercial do fornecedor no momento em que é realizada a venda.

 

Criação de um novo acordo

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto

 


 

2) Após selecionar o fornecedor desejado devemos escolher qual será o tipo de acordo e clicar sobre o botão NOVO ACORDO SELL-IN ou NOVO ACORDO SELL-OUT

 

 


3) Agora devemos preencher os dados do acordo, sendo que pode ser SELL-IN ou SELL-OUT, os campos serão os mesmos:


  • Período: vigência do acordo que está sendo criado
  • Setor de compra: setor de compra que será utilizado no acordo
  • Forma de pagamento: forma de pagamento que o sistema deve utilizar no acordo criado. As opções atuais são Abatimento NF, Abatimento em Duplicata, Boleto Bancário, Cheque, Depósito em C/C, Dinheiro ou Mercadorias (Bonificação)
  • Valor do acordo do produto: O cálculo do valor a ser debitado na conta do fornecedor será de acordo com tipo de valor do acordo: fixo ou percentual.
  • No tipo fixo é definido no acordo um valor para cada produto, esse valor será debitado na conta do fornecedor a cada unidade vendida ou comprada;
  • No tipo percentual também é definido no acordo um valor para cada produto, mas esse valor será o percentual aplicado no valor do produto da operação. Portanto, para cada produto vendido ou comprado, o valor a ser debitado na conta do fornecedor é o valor percentual equivalente.
  • Baixar Custo? define se o acordo criado, deve ou não baixar o custo comercial dos produtos incluídos.
  • Representante: define quem é o representante da empresa participante no acordo no momento da sua criação ou em acordos já criados clicando na edição do mesmo.
  • Loja para impressão: Define quem é a loja que será impressa no relatório do acordo:

 

Essas informações serão incluídas na impressão do acordo.

 


Acordo SELL-IN

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,10:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor percentual. Portanto, para cada compra do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 4% sobre o valor total da nota fiscal:

 

Ao incluir produtos, somente aqueles que tiverem seu status como Ativo poderão ser incluídos no acordo:

 

 

 


Acordo SELL-OUT

No exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade vendida do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,04:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor percentual. Portanto, para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 10% sobre o valor total da operação:

Para os acordos de Sell-Out temos a opção de escolher se o mesmo é para os módulos de Vendas (PDV, Venda balcão e Venda cliente comum) ou para o Força de Vendas (Pedidos emitidos pelo módulo de força de vendas).

 

Ao incluir produtos, somente produtos com status Ativo, Inativo ou Compra Suspensa poderão ser incluídos. Os que tiverem status Venda Suspensa não estarão disponíveis para busca:

 

 

 


Acordo comercial com Baixa de Custo

Conforme dito acima o objetivo do acordo comercial feito pela rede varejista é baixar o custo do produto para que os mesmos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja.

E para que fique mais claro o qual o custo do produto que possui acordos SELL-IN ou SELL-OUT em suas operações, foi criado o parâmetro Baixar Custo? na criação de acordos de produto.

Habilitando esta opção, o sistema baixará o custo comercial do produto no ato da entrada da mercadoria (em caso de sell-in) ou baixará o custo comercial da venda (em caso de sell-out) no valor ou percentual informado no acordo do produto.

SELL-IN com Baixa de Custo

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor fixo e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor e abatido do custo do produto o valor fixo de R$ 0,15:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor percentual e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 7% sobre o valor total da operação:

SELL-OUT com Baixa de Custo

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor fixo e com baixa de custo SIM. Portanto,para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor e abatido do custo do produto o valor fixo de R$ 0,09:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor percentual e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 8% sobre o valor total da operação:

Se o usuário não possuir a permissão 2181, não será possível escolher a opção SIM  para baixar o custo do produto na criação dos acordos:

Como calcular o novo custo com acordos SELL-IN que baixam custo:

calculoCustoSell-in

Essa movimentação alterará o custo atual do produto para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Como calcular o novo custo com acordos SELL-OUT que baixam custo:

calculoSellOut

Essa alteração de custo alterará somente a linha do movimento de venda para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Frisando que a baixa de custo é apenas comercial, o custo contábil permanecerá.

 

Importante:

Para acordos do tipo SELL-IN o prazo de vigência do mêsmo é validado de acordo com a data de recebimento da nota fiscal.

Exemplo Acordo está com data de vigência 01/02 a 04/02/2016:

Imagine o cenário onde uma nota fiscal teve seu recebimento efetivo no dia 04/02/2016, porém por conta do horário a mesma só será fechada no dia 05/02/2016.

Se a data de recebimento da nota fiscal for 05/02/2016 não serão lançados os movimentos referente ao SELL-IN na conta comercial do fornecedor:

 recebimento0501

Para que isso ocorra, deve ser alterada na nota fiscal antes da sua confirmação a data de recebimento para 04/02/2016:

recebimento0401

 


Listando Acordos Existentes

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto

 


2) Após selecionar o fornecedor desejado e o status do acordo, é possível consultar os acordos comerciais criados clicando sobre o botão BUSCAR

 


Aprovar/Reprovar acordos pendentes

Para usuários que NÃO possuirem a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) os acordos criados sempre ficaram com o status Aguardando Aprovação

 

É possível buscar os acordos por data de emissão ou por período de vigência. Se a busca ocorrer por período de emissão, não será necessário escolher um fornecedor e a busca é limitada a 31 dias.

 

 

Se for informado o fornecedor, a busca por emissão é ilimitada.

 


Para alterar o status do acordo o usuário deverá possuir a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) e deverá clicar sobre a bandeira amarela da listagem de acordos:

 


O usuário pode Reprovar o acordo com uma justificativa (opcional):

 


ou Aprovar

 


Através da edição do acordo, é possível salvar e aprovar um acordo:

 


Regras de alteração de status:

  • Um acordo definido como aguardando aprovação, poderá ser alterado para reprovado ou aprovado
  • Um acordo definido como reprovado, poderá ser alterado para aguardando aprovação ou aprovado
  • Um acordo já aprovado não poderá ser alterado novamente

Regras de exibição dos ícones de operações de acordo com o status:

  • Aprovado: Terá todas as opções (impressão, edição, ocorrências e exclusão)
  • Aguardando Aprovação: Terá também todas opções (impressão, edição, ocorrências e exclusão)
  • Reprovado: Terá as opções edição (sem poder salvar), ocorrências e exclusão. Não haverá a opção de impressão
  • Excluído: Terá as opções edição (sem poder salvar) e ocorrências . Não haverá as opções de impressão nem de exclusão

Exclusão de Acordos

A exclusão dos acordos é lógica, ou seja, o registro não será apagado. Será possível consultar acordos com esse status através do filtro acordos excluídos:

 

Válido somente para acordos criados após o envio da versão r210.05

 


Impressão dos Acordos

Em operações podemos efetuar a impressão de um acordo já gerado clicando sobre o botão imprimir

 

  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:

 

 


  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra, quando o criador do acordo possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:

 


  • A Impressão de acordo vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:

3 Responses to “Acordo Produto”

  1. Avatar

    Luiz

    Parabéns pelo artigo.

    Responder
  2. Adriano Silva

    Adriano Silva

    Obrigado Luiz.
    Fico Feliz em saber que o artigo ajudou.
    Dúvidas a disposição.

    Responder
  3. Avatar

    Luciano B Oliveira - Compras

    No caso vale ressaltar que o valor a ser lançado no pedido, tanto campo bonificação, sellin, sellout ou financeiro, deve ser sempre o valor por embalagem, e não o valor unitário. O sistema fará o calculo depois por produto, mais o lançamento da verba deve ser por caixa.

    Responder

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