Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Produto

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

680 – Acordo Comercial Produto Consultar

681 – Acordo Comercial Produto Incluir

682 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos não aprovados

2677 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos aprovados

683 – Acordo Comercial Produto Excluir

2181 – Fazer baixa de custo com acordo de produto

2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar

Acordo Produto são feitos quando o fornecedor quer conquistar a fidelidade de compra da rede varejista e otimizar as vendas de seus produtos. Para isso, o fornecedor oferece bonificações para que seus produtos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja. Na inclusão do acordo comercial de produto, há dois tipos de acordos: Sell-in e Sell-out.

  • No acordo Sell-in é feito um débito na Conta Comercial do Fornecedor no momento em que é realizada a compra, ou seja, quando é dada a entrada dos produtos definidos no acordo;
  • No acordo Sell-out é feito um débito na Conta Comercial do fornecedor no momento em que é realizada a venda.

 

Criação de um novo acordo

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto

 


 

2) Após selecionar o fornecedor desejado devemos clicar sobre o botão NOVO ACORDO COMERCIAL

 

 


3) Agora devemos preencher os dados do acordo:

 


  • Período: vigência do acordo que está sendo criado
  • Setor de compra: setor de compra que será utilizado no acordo
  • Forma de pagamento: forma de pagamento que o sistema deve utilizar no acordo criado. As opções atuais são Abatimento NF, Abatimento em Duplicata, Boleto Bancário, Cheque, Depósito em C/C, Dinheiro ou Mercadorias (Bonificação)
  • Tipo de acordo do produto: SELL-IN ou SELL-OUT
  • Valor do acordo do produto: O cálculo do valor a ser debitado na conta do fornecedor será de acordo com tipo de valor do acordo: fixo ou percentual.
  • No tipo fixo é definido no acordo um valor para cada produto, esse valor será debitado na conta do fornecedor a cada unidade vendida ou comprada;
  • No tipo percentual também é definido no acordo um valor para cada produto, mas esse valor será o percentual aplicado no valor do produto da operação. Portanto, para cada produto vendido ou comprado, o valor a ser debitado na conta do fornecedor é o valor percentual equivalente.
  • Baixar Custo? define se o acordo criado, deve ou não baixar o custo comercial dos produtos incluídos.
  • Representante: define quem é o representante da empresa participante no acordo no momento da sua criação ou em acordos já criados clicando na edição do mesmo.
  • Loja para impressão: Define quem é a loja que será impressa no relatório do acordo:

 

Essas informações serão incluídas na impressão do acordo.

 


Acordo SELL-IN

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,10:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor percentual. Portanto, para cada compra do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 4% sobre o valor total da nota fiscal:

 


Acordo SELL-OUT

No exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade vendida do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,04:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor percentual. Portanto, para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 10% sobre o valor total da operação:

 

Para os acordos de Sell-Out temos a opção de escolher se o mesmo é para os módulos de Vendas (PDV, Venda balcão e Venda cliente comum) ou para o Força de Vendas (Pedidos emitidos pelo módulo de força de vendas).

 


Acordo comercial com Baixa de Custo

Conforme dito acima o objetivo do acordo comercial feito pela rede varejista é baixar o custo do produto para que os mesmos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja.

E para que fique mais claro o qual o custo do produto que possui acordos SELL-IN ou SELL-OUT em suas operações, foi criado o parâmetro Baixar Custo? na criação de acordos de produto.

Habilitando esta opção, o sistema baixará o custo comercial do produto no ato da entrada da mercadoria (em caso de sell-in) ou baixará o custo comercial da venda (em caso de sell-out) no valor ou percentual informado no acordo do produto.

SELL-IN com Baixar Custo

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor fixo e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor e abatido do custo do produto o valor fixo de R$ 0,15:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-in com o tipo de valor percentual e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 7% sobre o valor total da operação:

SELL-OUT com Baixar Custo

No exemplo abaixo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor fixo e com baixa de custo SIM. Portanto,para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor e abatido do custo do produto o valor fixo de R$ 0,09:

Nesse exemplo, o acordo é Sell-out com o tipo de valor percentual e com baixa de custo SIM. Portanto, para cada venda do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor 8% sobre o valor total da operação:

Se o usuário não possuir a permissão 2181, não será possível escolher a opção SIM  para baixar o custo do produto na criação dos acordos:

semPermissaoBaixaCusto

Como calcular o novo custo com acordos SELL-IN que baixam custo:

calculoCustoSell-in

Essa movimentação alterará o custo atual do produto para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Como calcular o novo custo com acordos SELL-OUT que baixam custo:

calculoSellOut

Essa alteração de custo alterará somente a linha do movimento de venda para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Frisando que a baixa de custo é apenas comercial, o custo contábil permanecerá.

 

Importante:

Para acordos do tipo SELL-IN o prazo de vigência do mêsmo é validado de acordo com a data de recebimento da nota fiscal.

Exemplo Acordo está com data de vigência 01/02 a 04/02/2016:

Imagine o cenário onde uma nota fiscal teve seu recebimento efetivo no dia 04/02/2016, porém por conta do horário a mesma só será fechada no dia 05/02/2016.

Se a data de recebimento da nota fiscal for 05/02/2016 não serão lançados os movimentos referente ao SELL-IN na conta comercial do fornecedor:

 recebimento0501

Para que isso ocorra, deve ser alterada na nota fiscal antes da sua confirmação a data de recebimento para 04/02/2016:

recebimento0401

 


Listando Acordos Existentes

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto

 


2) Após selecionar o fornecedor desejado e o status do acordo, é possível consultar os acordos comerciais criados clicando sobre o botão BUSCAR

 


Aprovar/Reprovar acordos pendentes

Para usuários que NÃO possuirem a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) os acordos criados sempre ficaram com o status Aguardando Aprovação

 

É possível buscar os acordos por data de emissão ou por período de vigência. Se a busca ocorrer por período de emissão, não será necessário escolher um fornecedor e a busca é limitada a 31 dias.

 

 

Se for informado o fornecedor, a busca por emissão é ilimitada.

 


Para alterar o status do acordo o usuário deverá possuir a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) e deverá clicar sobre a bandeira amarela da listagem de acordos:

 


O usuário pode Reprovar o acordo com uma justificativa (opcional):

 


ou Aprovar

 


Através da edição do acordo, é possível salvar e aprovar um acordo:

 


Regras de alteração de status:

  • Um acordo definido como aguardando aprovação, poderá ser alterado para reprovado ou aprovado
  • Um acordo definido como reprovado, poderá ser alterado para aguardando aprovação ou aprovado
  • Um acordo já aprovado não poderá ser alterado novamente

Regras de exibição dos ícones de operações de acordo com o status:

  • Aprovado: Terá todas as opções (impressão, edição, ocorrências e exclusão)
  • Aguardando Aprovação: Terá também todas opções (impressão, edição, ocorrências e exclusão)
  • Reprovado: Terá as opções edição (sem poder salvar), ocorrências e exclusão. Não haverá a opção de impressão
  • Excluído: Terá as opções edição (sem poder salvar) e ocorrências . Não haverá as opções de impressão nem de exclusão

Exclusão de Acordos

A exclusão dos acordos é lógica, ou seja, o registro não será apagado. Será possível consultar acordos com esse status através do filtro acordos excluídos:

 

Válido somente para acordos criados após o envio da versão r210.05

 


Impressão dos Acordos

Em operações podemos efetuar a impressão de um acordo já gerado clicando sobre o botão imprimir

impressaoAcordo

 

  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:

 

 


  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra, quando o criador do acordo possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:

 


  • A Impressão de acordo vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:

3 Responses to “Acordo Produto”

  1. Avatar

    Luiz

    Parabéns pelo artigo.

    Responder
  2. Adriano Silva

    Adriano Silva

    Obrigado Luiz.
    Fico Feliz em saber que o artigo ajudou.
    Dúvidas a disposição.

    Responder
  3. Avatar

    Luciano B Oliveira - Compras

    No caso vale ressaltar que o valor a ser lançado no pedido, tanto campo bonificação, sellin, sellout ou financeiro, deve ser sempre o valor por embalagem, e não o valor unitário. O sistema fará o calculo depois por produto, mais o lançamento da verba deve ser por caixa.

    Responder

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