Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Conta Comercial do Fornecedor

Permissões de Usuário: MB__info
2 – Acordo Comercial Incluir
5 – Acordo Comercial Consultar
690 – Crédito Conta Fornecedor
1340 – Acordo Comercial Financeiro
1465 – Acordo Comercial Estornar
1466 – Anistia Estornar
1743 – Gerar acordo com valor maior que permitido para o fornecedor
1866 – Estornar Acordo Financeiro
2222- Transferências de Acordos Comerciais para Acordos Financeiros
2341 – Reabrir pedido de compra com acordos vinculados

 

Pela tela de Conta Comercial do Fornecedor é onde centraliza-se os lançamentos de débito e crédito do fornecedor através de Acordos Comerciais, Acordos Financeiros, Anistias, Acordo de Diferença de Preço, Sell In, Sell Out, e Acordos de Fidelidade  que são exemplos de operações que geram lançamentos na conta comercial do fornecedor.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o menu de Compras > Conta Comercial do Fornecedor
  • Toda vez que um novo acordo é criado a conta do fornecedor é debitada, e toda vez que o fornecedor envia mercadorias bonificadas, a conta do fornecedor é creditada.

Através dos filtros é possível consultar os lançamentos da conta por fornecedor, tipo de lançamento, número do pedido e data de emissão.

Acordo financeiro

Também é possível realizar o filtro por data de quitação dos acordos financeiros, para isso basta selecionar no campo Tipo de Acordo a opção Financeiro e em seguida será exibido o combo de data Data da quitação possibilitando o filtro da data que desejar, caso a busca seja realizada com o campo de data inicial e data final em branco a consulta é limitada a 31 dias, isto quando não é informado um fornecedor. Quando é informado o fornecedor, a pesquisa irá sempre obedecer ao intervalo entre data inicial e data final, não limitando a pesquisa em 31 dias.

Filtro realizado na Data de quitação:

 

Na coluna “Operações” da consulta, é possível ativar, inativar,Observação do acordo: Troca convertida em Débito na Conta Comercial do Fornecedor visualizar a observação, Imprimir acordo comercial imprimir,  visualizar a Nota Fiscal ou Visualizar partida dobrada visualizar as partidas dobradas dos lançamentos realizados.

resultado

Também é possível visualizar os relatórios da Consulta Sintética (Clique aqui para saber mais) e Consulta Analítica (Clique aqui para saber mais).

consultas

Pela tela é possível incluir um Acordo Comercial e um Acordo Financeiro.

Também é possível vincular um pedido com um acordo comercial avulso ou gerado por uma transferência da conta comercial para a financeira. Para tal, basta inserir um número de pedido existente e fechado que possua o mesmo fornecedor divisão que foi selecionado para o lançamento do acordo, caso contrário, uma mensagem de erro será exibida. O número do pedido só pode ser preenchido caso o fornecedor divisão também esteja preenchido. As imagens abaixo exemplificam este cenário:

Uma vez que um acordo foi vinculado a um pedido, e o usuário tente reabri-lo, uma mensagem será exibida questionando se o usuário realmente deseja reabrir o pedido, pois assim, os acordos serão estornados.

Acordo Financeiro

Na inclusão do Acordo Comercial/Acordo Financeiro, será possível informar qual o CNPJ que será impresso no acordo. Os CNPJ’s exibidos serão as filiais/matriz do fornecedor selecionado.

Pela opção de Transferências é possível incluir um acordo para transferência de valores da conta do fornecedor para o financeiro:

transferencia

Pela opção de Anistia é possível também incluir um lançamento no financeiro: (Clique aqui, para saber mais)

anistia

Pode-se também incluir um acordo para baixa de custo: (Clique aqui para saber mais)

acordobaixacusto

Aprovação/Reprovação de Acordo de Baixa de Custo

Para visualizar os acordos de baixa de custo que estão pendentes aprovação, siga os seguintes passos:

Selecione buscar acordos, filtre a loja, status de acordo e tipo de acordo.

Para aprovar o acordo clique na bandeira destacada na imagem abaixo:

Selecione a opção de Aprovar e clique em confirmar.

Caso seja necessário reprovar o acordo, selecione a opção Reprovar e insira uma justificativa:

Em caso de divergência o sistema apresentará destacado em vermelho:

Nesses casos o acordo não pode ser aprovado ou rejeitado até que o custo seja ajustado.

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