Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Receber > Consultar

Permissões de Usuário: MB__info

745 – Alterar AP após vencimento

1383 – Alterar Conta Contábil

1272 – Alterar Loja Recebedora

763 – Alterar Número NF

1066 – Alterar Vencimento AR – a partir de hoje

1541 – Anistiar Duplicata de Cobrança

406 – Contas a Receber Alterar

404 – Contas a Receber Consultar

407 – Contas a Receber Excluir

903 – Detalhes Cartório Alterar

1542 – Estornar Anistia de Duplicata de Cobrança

1167 – Manutenção de Ars

1577 – Protestar e Estornar Duplicata

706 – Reimpressão Borderô

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para enviar uma duplicata para Protesto não é necessário que esta seja desvinculada do borderô original de remessa, basta que a duplicata de cobrança esteja em um borderô EDI ja enviado ao banco.

É possível REALIZAR O PROTESTO de duas maneiras:

  1. Através da tela e consulta de Contas a Receber, clicando no ícone 

 2. Dentro da duplicata clicando no lápis Cartório.

Após clicar para protestar será exibida uma janela para que seja preenchidas as informações do cartório para protesto.

É necessário preencher os seguintes campos:

  • Cartório: Nesse campo deve ser selecionado o cartório que irá realizar o protesto.
  • Tipo do protesto: Nesse campo deve ser informa do o tipo de protesto:
    • Protestar dias corridos.
    • Protestar dias Úteis.
    • Protestar Fim Falimentar – Dias Úteis
    • Protestar Fim Falimentar – Dias Corridos
  • Valor de custas: Nesse campo deve informar o valor de custas.
  • Valor de cartório: Nesse campo deve informar o valor de cartório.
  • Protestado: Nesse campo de informar SIM para protestar.
  • Data de protesto:  Nesse campo deve informar a data do protesto.
  • Justificativa: Nesse campo deve informar uma justificativa para o protesto.

Para as duas maneiras, após preencher os dados do cartório basta clicar no botão: Salvar, será gerado automaticamente um arquivo EDI de remessa para o banco com a instrução de Protesto.

 

Na tela de Consulta de Contas a Receber o ícone de protesto será alterado para vermelho.

Também existe um parâmetro no cadastro de contas bancárias, onde é possível informar um período para protesto automático das duplicatas, após o vencimento do prazo de protesto, as duplicatas não quitadas que estão associadas a esta conta, serão protestadas automaticamente.

 

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cadastros > Bancos > Cadastros de Contas Bancárias

Permissões de Usuário: MB__info

874 – Conta Corrente Alterar

872 – Conta Corrente Consultar

875 – Conta Corrente Excluir

873 – Conta Corrente Incluir

Também existe um parâmetro que define se um cliente pode ser protestado ou não.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Pessoas

Permissões de Usuário: MB__info

1639 – Alterar CPF/CNPJ

33 – Associados Consultar

1680 – Autorizadora de Cartão

908 – Pessoa Alterar

906 – Pessoa Consultar

909 – Pessoa Excluir

907 – Pessoa Incluir

Quando selecionado a opção Não, na consulta de Contas a Receber o ícone de protesto ficará assim .

Dentro da duplicata será exibida a seguinte mensagem:

É possível realizar o CANCELAMENTO DO PROTESTO, seguindo os mesmo passos utilizados para protestar:

  1. Através da tela e consulta de Contas a Receber, clicando no ícone vermelho

retirada

Após a confirmação no SIM será gerado automaticamente um arquivo EDI de remessa para o banco com a instrução de Cancelamento Protesto.

 2. Dentro da duplicata clicando no item Cartório.

Na tela de edição basta clicar no botão: Excluir, será gerado automaticamente um arquivo EDI de remessa para o banco com a instrução de  Cancelamento Protesto.

One Response to “Protesto de Boletos”

  1. EDI Cobranças - Opções de Envio - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] enviados automaticamente ao banco, são elas: protesto e cancelamento de protesto (clique aqui para saber sobre protesto), concessão de desconto, cancelamento de desconto, […]

    Responder

Leave a Reply