10 – Venda a Clientes Consultar
816 -Venda a Clientes sem Cupom
1405 -Alterar Preço de Venda do Produto na Nota Fiscal
1682 -Alterar Custo de Venda de itens do Ativo imobilizado
1821 -Alterar Valor do Frete da Nota Fiscal
1867 -Alterar Data de Saída da Nota Fiscal
Essa operação tem como objetivo emitir notas fiscais de vendas de Sebo e Osso Bovinos sem necessidade de utilizar um ECF, normalmente destinadas á empresas do ramo de Reciclagem Animal.
Na tela inicial de emissão da nota fiscal, informa-se os seguintes dados:
- Tipos de produtos- Mercadorias
- Loja Emissora
- Tipo de operação- Venda de Sebo e Osso
- Venda para – Consumidor final
- Cliente
- Data de saída
Dados preenchidos.
Itens selecionados e quantidades preenchidas.
Clicando no botão voltar, o sistema retorna para a tela de edição dos itens, clicando no ícone de faturar, o sistema fatura a nota.
Observações
É importante que o usuário preencha o campo de número de formulário, pois geralmente esse campo é utilizado para controle interno de números sequenciais das notas emitidas.
Nos dados adicionais da nota fiscal, será destacada a seguinte mensagem:
–ICMS diferido Art. 383 Decreto 50.456 de 29/12/05.
Reforma Tributária
A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Venda a Cliente Comum” para operações de “Vendas de Sebo e Osso” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Esta atualização abrange as destinações “Consumidor Final”, “Revenda” e “Remessa para Distribuição”
Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro do cliente selecionado. Caso o parâmetro ‘Regra Fiscal’ do cliente esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados ou em branco, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e.
O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de “Vendas de Sebo e Osso”, buscando as configurações fiscais (Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) diretamente do cadastro do NCM de cada produto. Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui.
No “Preview dos Impostos” da tela “Venda a Cliente Comum”, serão exibidos os valores de CBS e IBS para cada item, bem como os totais

Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos


O XML da NF-e gerado incluirá as tags e e suas filhas, populadas com os dados da operação, conforme a Nota Técnica (NT) 2025.002 v1.01. Para notas de devolução, o XML conterá tags de CBS/IBS com valores proporcionais à quantidade devolvida.
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.