Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Aplicativo > Pedidos

A opção Pedidos no Aplicativo do Força de Vendas, tem como finalidade possibilitar que o vendedor externo crie pedidos do força de vendas e envie-os para o supervisor de vendas.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para criar um novo pedido no aplicativo, o usuário deverá selecionar a opção  disponível na aba :

Selecionada a opção anterior, serão demonstrados todos os grupos econômicos vinculados ao usuário/vendedor que está logado no aplicativo. Selecione a opção  da linha correspondente ao grupo econômico do novo pedido.

Informe o tipo de pedido que será emitido para o grupo econômico, para emissão de pedidos no aplicativo temos os seguintes tipos de pedidos: Venda, Doação ou Bonificação, Exportação Indireta e Remessa de Troca. Lembrando que estes tipos de pedidos são disponibilizados por cadastro de Vendedor Externo. Selecionado o tipo de pedido, clique no botão  para prosseguir:

Pedidos 003

Ao confirmar o tipo do pedido, serão exibidos os clientes que fazem parte do grupo econômico, podendo escolher um ou mais para o pedido.

Caso haja algum cliente do grupo escolhido que não esteja disponível para seleção, recomendamos que verifique a opção: “Exibir clientes com crédito bloqueado” nas Preferências do aplicativo. (Para saber mais sobre as Preferências do aplicativo, clique aqui.)

Abaixo de cada cliente existe a opção  para visualizar as informações da análise de crédito de cada cliente.

Selecione o(s) cliente(s) do pedido e escolha a opção . Serão exibidas as informações vinculadas no cadastro do grupo econômico, como Tabela de Preço, Prazo de Pagamento, Forma de Pagamento e Tipo de Frete.

Caso o grupo econômico possua alguma tabela contendo preço escalonado, será apresentado o seguinte alerta:

As mensagens incluídas através do botão serão visualizadas apenas para os destinatários selecionados na inclusão da mensagem, diferente da emissão do Pedido Força de Vendas pelo ERP que a mensagem incluída no pedido para qualquer destinatário também é visualizada por outros setores.

Ao selecionar Itens Adicionados, serão exibidos os produtos vinculados à tabela selecionada e ao vendedor.

Quando houver mais de um cliente no pedido, a opção de incluir as quantidades fica localizado no botão , abaixo das informações de cada produto. Nesta tela o usuário poderá informar a variação em R$ ou % com base no preço da tabela, também poderá informar a quantidade de venda do produto e também a quantidade bonificada. Após informada as quantidades de venda, selecione o botão .

Para os produtos com desconto acima do padrão, o usuário poderá informar se o financiador da verba será o vendedor ou o fornecedor, selecionando a opção .

Ao selecionar o botão, será possível escolher entre o Fornecedor ou Vendedor para financiar a verba gerada no pedido. Por padrão, toda verba gerada no pedido será automaticamente vinculada ao vendedor.

Na opção serão exibidos os dados de históricos de vendas do produto para cada cliente.

Ao salvar e voltar, será possível visualizar quais itens foram adicionados ao pedido e através do ícone  é possível identificar que há produtos com quantidades bonificadas no pedido.

Clicando no botão do canto superior direito , será possível exibir os produtos utilizando as seguintes opções:

  1. Incluídos: Exibe apenas os produtos que foram incluídos no pedido.
  2. Não incluídos: Disponibiliza na tela todos os produtos que não foram incluídos no pedido.
  3. Com estoque: Com esta opção selecionada, o aplicativo irá mostrar apenas os produtos que possui estoque, independente se foram adicionados no pedido ou não.
  4. Sem estoque: Exibe todos os produtos que não têm estoque disponível, independente se o produto está ou não incluído no pedido.
  5. Visualização de estoque não permitida: Esta opção é utilizada para exibir os produtos que não estão habilitados na Manutenção de Produtos para Venda Externa para visualização de estoque, independente da quantidade disponível em estoque.

Com o parâmetro “Exibir Valores de Tributação” habilitado, os pedidos serão exibidos destacando os valores de impostos e disponibilizando a visualização dos dois totais, com e sem impostos.

Com o parâmetro Bloquear pedido no aplicativo de produtos sem estoque habilitado nos Parâmetros do Módulo Vendas será possível controlar os estoques dos produtos a medida em que o usuário for criando os pedidos do força de vendas no aplicativo. No exemplo abaixo, o saldo de estoque do produto é de 134 unidades, ao efetuar uma venda de 130 unidades e 10 unidades de bonificação, será exibido um alerta informando que a quantidade excede o disponível:

Nas informações do pedido e do produto, os valores são destacados por tipo de impostos:

Para prosseguir com a emissão do pedido, selecione a opção  onde será possível visualizar o resumo dos itens incluídos no pedido, conforme exemplo abaixo:

Para que o campo “Vol.” seja exibido, o parâmetro “Informar quantidade de volumes dos produtos de pesos variáveis” deve estar habilitado. Para saber mais, clique aqui.

Vale ressaltar também que, no cadastro dos produtos de pesos variáveis deve conter o peso aproximado para que ocorra o cálculo da quantidade de volume.

É possível editar tanto o campo “Qtd.” quanto o campo “Vol.“. O cálculo será automático de acordo com o peso aproximado informado no cadastro do produto.

OBS: Se o peso aproximado não estiver informado no cadastro do produto, o campo “Vol.” não será exibido.

Para enviar o pedido emitido no aplicativo, enviar e solicitar o gerenciamento do pedido ou excluí-lo, selecione a opção :

Após a sincronização do pedido, temos as seguintes opções clicando no botão :

  1. Visualizar: Abre os detalhes do pedido.
  2. Solicitar: Fecha o pedido e envia para o gerenciamento de pedidos do força de vendas.
  3. Enviar por e-mail: Envia a impressão do pedido do cliente em formato PDF para o e-mail comercial cadastrado na aba Contatos do cadastro do cliente.
  4. Gerar PDF: Visualiza a impressão do pedido do cliente.
  5. Clonar: Cria uma cópia do pedido com os mesmos clientes do grupo econômico e produtos com suas respectivas quantidades.

Na parte inferior do pedido, temos as informações de Prazo de Pagamento, Forma de Pagamento e Tipo de Frete, Nº Pedido do Cliente e Informações de Entrega. Lembrando que o aplicativo utiliza o Prazo de Pagamento e Forma de Pagamento vinculados à Tabela de Preços do Força de Vendas (Para saber mais sobre a Tabela de Preços, clique aqui). Já o Tipo de Frete, é utilizada a informação cadastrada no Grupo Econômico.

O usuário poderá alterar as informações de Prazo de Pagamento, Forma da Pagamento e Tipo de Frete selecionando os respectivos campos para alteração. Serão listadas as opções de Prazo e Forma de Pagamento da Tabela de Preços e Tipos de Frete do Grupo Econômico.

Observações:

Após feita a sincronização no APP, na tela de detalhes do pedido será sinalizado pelo Ícone


Ao visualizar os Itens adicionados é informado na tela “Tabela em versão antiga”.

Ao realizar o logout no App não serão exibidos os itens com tabela não vigente.

3 Responses to “Pedido no Força de Vendas Mobile”

  1. Aplicativo de Força de Vendas - Portal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] Para saber mais sobre como fazer o Pedido de Vendas clique aqui […]

    Responder
  2. Cadastro de Vendedor Externo - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Após incluir a pessoa como vendedor, será adicionada uma nova aba chamada Vendedor Externo, nesta aba será possível habilitar/desabilitar os tipos de pedidos do força de vendas que o vendedor externo poderá emitir. Lembrando que esta regra vale tanto para os pedidos emitidos pelo Bluesoft ERP como o Aplicativo Força de Vendas: […]

    Responder
  3. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] mesma tela é possível editar os pedidos, criados pelo ERP e/ou através do Aplicativo de Força de Vendas, somente com os status Aguardando análise e Em […]

    Responder

Leave a Reply