Dúvida:
Qual é a finalidade da configuração ‘Não gera receita e não emite duplicata‘ nos cadastros de Serviços Prestados?
Resposta:
Essa nova funcionalidade permite emitir ou registrar notas fiscais de serviços sem que sejam gerados registros contábeis de receita ou duplicatas a receber. É ideal para situações em que o cliente já efetuou o pagamento antes da emissão da nota fiscal, e a contabilização já foi realizada.
Como funciona:
Ao configurar um serviço como “Não gera receita e não emite duplicata”, você indica ao sistema que a emissão ou registro da nota fiscal tem como único objetivo documentar a prestação do serviço, sem gerar implicações financeiras ou contábeis além das tributações incidentes sobre a receita (ISS, PIS e COFINS).
Importante:
- Nota fiscal obrigatória: Mesmo sem gerar receita, a emissão da nota fiscal é obrigatória para fins fiscais.
- Impostos: Os impostos devidos de ISS, PIS e COFINS serão calculados e contabilizados normalmente, caso sejam aplicáveis e tenham sido informados no momento do lançamento da receita.
- Restrições: Não é possível realizar lançamentos com retenção de impostos ou configurar parametrizações financeiras para esse tipo de serviço.
Essa funcionalidade oferece flexibilidade para emitir notas fiscais em situações específicas, sem a necessidade de um ciclo completo de cobrança e pagamento. É importante avaliar cada caso e garantir que o uso dessa configuração esteja em conformidade com as normas contábeis e fiscais.
Cadastro de Serviço

Lançamento Contrato sem Gerar Financeiro


Para saber mais sobre como realizar o lançamento de Contratos Financeiros de Receita de Prestação de Serviço Municipal, clique aqui.
Para saber mais sobre como realizar o Cadastros do Serviços , clique aqui.