Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Gestão de acessos > Grupos de Usuários

Permissões de Usuário: MB__info

2649 – Grupos de Usuários – Gerenciar Status

2648 – Grupos de Usuários – Editar

2647 – Grupos de Usuários – Incluir

2646 – Grupos de Usuários – Consultar

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Os grupos de usuários definem as permissões de acesso ao sistema para um conjunto de pessoas.

Ao incluir um novo grupo, é necessário definir um nome para o grupo, status (ativo ou inativo), e quais são suas permissões de acesso.

As permissões estão agrupadas por módulo e possuem um código numérico para identificá-las.

Quando um grupo está com status inativo, suas permissões são ignoradas no momento em que o usuário acessar o sistema.

 

Ao cadastrar um novo grupo é possível clicar em “Confirmar” ou “Confirmar e aprovar”.
Apenas confirmando, o grupo ficará aguardando aprovação.
Confirmando e aprovando o grupo já estará disponível para ser utilizado.

Para utilizar a opção “Confirmar e aprovar” é necessário possuir a permissão 2649 – Grupos de Usuários – Gerenciar Status.
Importante: Ao cadastrar um novo grupo, os usuário que possuírem a permissão 2649 – Grupos de Usuários – Gerenciar Status,  receberão notificação da criação de um novo grupo  pendente para aprovar, conforme configurado na Central de notificações.

Para cada grupo de usuários cadastrado é possível definir “valor máximo diário (Financeiro) R$” – movimentação diária máxima que é permitido todos os usuários do grupo lançar.
É possível cadastrar também o “Valor máximo de Movimentação” que é o valor máximo mensal permitido lançar para o grupo de usuários.

Conseguimos visualizar os grupos existentes no sistema utilizando os filtros Nome do Grupo e Status.
Ao clicar na seta à esquerda do número do grupo, são listados os usuários que fazem parte deste grupo.

Na tela de consulta é possível também alterar o status do grupo clicando no ícone de bandeira:

Obs: Enquanto um grupo não estiver aprovado, suas permissões não estarão disponíveis para os usuários associados.

Para associar um usuário no grupo, acessar o módulo administração de usuários ( Gestão de acessos >  Usuários), buscar o usuário que deseja associar ao grupo através dos filtros, e clicar sobre o nome dele. Na aba “Grupos”, marcar os grupos e confirmar.

As alterações de status podem variar de acordo com as permissões que usuário possui.
Se o usuário tiver apenas a permissão 2648 – Grupos de Usuários – Editar, conseguirá realizar o seguinte fluxo:

Se o usuário tiver a permissão 2649 – Grupos de Usuários – Gerenciar Status, conseguirá realizar o seguinte fluxo:

Se possuir ambas as permissões, os dois fluxos funcionarão.

 

No exemplo, quando o usuário “bluesoft_usuario” acessar o sistema irá visualizar apenas os módulos permitidos pelo grupo “Financeiro”.

associar_usuario_grupo

 

Para que o  processo de  busca de permissões se torne mais rápido, foi incluído o campo  Permissões , onde ao digitar o número da permissão desejada, a mesma será evidenciada facilitando assim a escolha da mesma.

Para que o processo se torne ainda mais rápido agora será possível fazer a busca de permissões através dos seus respectivos nomes.

Abaixo um pequeno vídeo, demonstrando a ferramenta :

BuscaPermissao2

 

 

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