2346 – Análise do Histórico do Consumidor
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O Dashboard Análise do Histórico do Consumidor foi criado para que seja possível acompanhar o histórico de compras individualizado, a fim de identificar padrões com relação à aquisição de produtos e aderência às ofertas.
Análise do Histórico do Consumidor
Está aba exibe os valores de venda por canal e por e-commerce é possível visualizar a quantidade de clientes que não possui compra a mais de x dias, clientes com risco de quedas nas compras entre outros dados. Para melhor análise os seguintes filtros estão disponíveis:
- Regional: Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais regionais dessa maneira filtrando as lojas correspondentes;
- Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas para análise;
- Período: Com estes filtros é possível determinar o período de análise, sendo utilizado a data de emissão do cupom fiscal e da nota fiscal.

Por Canal de Venda: Este gráfico em pizza exibe o percentual de participação nas compras dos clientes agrupado por canal de venda, E-commerce e Loja Física:
Por E-commerce: Este gráfico exibe a participação nas compras por e-commerce e loja física sendo o círculo maior aquele que representa o maior valor:
Clientes com X dias sem Compras: Este gráfico exibe a quantidade de clientes agrupados pela quantidade de dias que estão sem compra e determinando se o clientes esta em risco de queda nas compras ou não sendo determinado dessa maneira:
- Faixa dias sem Compra: Está faixa e divida em Até 10 dias, Mais de 10 Dias, Mais de 20 Dias, Mais de 30 Dias e Mais de 65 Dias. sendo a quantidade de dias sem compra de cada cliente a Data atual – Data de emissão do último cupom fiscal ou nota de venda cliente vinculado ao CPF do cliente que não tenha sido cancelado(a)
- Risco de Queda: Existe três classificações para os clientes sendo elas:- Clientes sem Risco de Queda: Estes são clientes com menos de 65 dias sem compras e com Frequência das Compras menor que 30 dias sendo destacados pela cor verde- Clientes com Risco de Queda: Estes são clientes com menos de 65 dias sem compras e com Frequência das Compras maior que 30 dias sendo destacados pela cor vermelha- Clientes sem Compra Recorrente: São clientes com mais de 65 dias sem compras sendo representados pela cor cinza
- Frequência das Compras: O cálculo para determinar a Frequência das Compras de um cliente é:- Última compra: Data de emissão do último cupom fiscal ou nota de venda cliente vinculado ao CPF do cliente que não tenha sido cancelado(a);- Primeira compra: Data de emissão do primeiro cupom fiscal ou nota de venda cliente vinculado ao CPF do cliente que não tenha sido cancelado(a) no período selecionado;- Quantidade de Compras: Contagem distintas de cupons fiscais e notas vinculadas ao CPF do cliente no período que não tenham sido cancelados(a);- Frequência das Compras: (Última Compra – Primeira Compra) / Quantidade de Compras
Ao clicar em um dos círculos será redirecionado para aba Clientes com X dias sem Compra Analítico passando como filtro a faixa de dias selecionada:
Clientes Inativos com mais de 65 dias sem Compra: Este gráfico exibe os clientes que possui mais de 65 dias sem compra agrupados por Status do cadastro:
Ao clicar em um dos status será redirecionado para aba Clientes com X dias sem Compra Analítico passando como filtro o status selecionado:
Clientes cadastrados no E-commerce sem Compras: Este gráfico exibe a quantidade total de clientes mês a mês, que se cadastraram no E-commerce, mas não realizaram/finalizaram nenhuma compra:
Ao clicar em algum mês do indicador acima, será redirecionado para o novo painel, com os dados desses clientes (Nome, Data do Cadastro no E-commerce, CPF/CNPJ e E-mail):
Clientes em Queda de Compra: Este gráfico em barras exibe a quantidade total de clientes em risco de queda e a quantidade total de clientes no período:
Consulta de Clientes
Esta aba tem como objetivo exibir detalhes dos clientes como a evolução das compras e visitas os tipos de pedidos realizados, categoria mais compradas e entre outros.
Aderência à Ofertas: Este gráfico de pizza demonstra o percentual de compras de produtos com valores comuns, e compras de produtos com valores em oferta.
Categorias mais compradas – Departamento: Este gráfico de pizza mostra a quantidade de produtos comprados por departamento.
Categorias mais compradas – Seção: Este gráfico apresenta a quantidade de produtos comprados, separado por seção.
Mapa das Lojas: Este gráfico mostra a distribuição geográfica das visitas em todas as lojas.
Resumos: Os resumos apresentam detalhes de intervalo médio de compras, valor do ticket médio e valor total gasto pelo cliente, no período filtrado.
Análise dos Produtos
Esta aba tem o intuito de fornecer uma visão detalhada sobre os itens adquiridos pelos clientes. Nela será possível identificar preferências de compras, valores e quantidades por produtos, além de fornecer insights sobre produtos relacionados aos que atualmente são comprados.
Detalhes das Compras: Este resumo tem o objetivo de resumir informações sobre o valor total gasto, produto com maior incidência de compras e Lucro Líquido dentro dos cupons do período filtrado.

Detalhamento de produtos
Esta tabela apresenta todos os produtos comprados, bem como a quantidade, valor monetário e representação percentual sobre o total das compras.
Gráfico TOP 5 de Lucro por produto: Este gráfico apresenta os cinco produtos com maiores margens de lucro líquido, exibindo barras azuis que representam o valor total gasto com o produto, e círculos verdes, demonstrando o valor do lucro líquido.
