*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
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2346 – Análise do Histórico do Consumidor

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Fiscal > Lançamentos > Consulta de Cupons Fiscais
Home > Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Consulta de Notas Fiscais
Home > Vendas > Pedidos de Venda > Balção > Consultar Pedidos de Venda – Balcão

O Dashboard Análise do Histórico do Consumidor foi criado para que seja possível acompanhar o histórico de compras individualizado, a fim de identificar padrões com relação à aquisição de produtos e aderência às ofertas.

Aba Análise do Histórico do Consumidor

Está aba exibe os valores de venda por canal e por e-commerce é possível visualizar a quantidade de clientes que não possui compra a mais de x dias, clientes com risco de quedas nas compras entre outros dados. Para melhor análise os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Regional: Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais regionais. Filtrando as lojas correspondentes;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas para análise;
  • Período: Com estes filtros é possível determinar o período de análise, sendo utilizado a data de emissão do cupom fiscal e da nota fiscal.

Após selecionar os filtros de sua escolha, serão exibidos os seguintes gráficos:

Por Canal de Venda
Este gráfico em pizza exibe o percentual de participação nas compras dos clientes agrupado por canal de venda, E-commerce e Loja Física:

Por Ecommerce
Este gráfico exibe a participação nas compras por e-commerce e loja física sendo o círculo maior aquele que representa o maior valor:

Clientes Cadastrados/Não Cadastrados
Neste gráfico será possível analisar a quantidade de clientes com e sem cadastro no ERP em cada uma das lojas.

Além disso, é possível identificar a quantidade de clientes com e sem cadastro no ERP que realizaram compras em mais de uma loja. ,

Obs: Ao clicar neste gráfico ocorre o direcionamento para a aba Clientes Cadastrados/Não Cadastrados, o qual permitirá que ocorra uma análise detalhada que demonstrará em quais lojas o cliente realizou a compra, a última data de compra, o valor da última compra e o valor médio de compra.

Clientes Cadastrados/Não Cadastrados Total
Neste gráfico é possível analisar a quantidade total de clientes com e sem cadastro no ERP por loja, sendo a cor laranja os clientes que não possuem o cadastro no ERP e a cor azul os clientes que possuem cadastro no ERP.

Clientes com X dias sem Compras
Este gráfico exibe a quantidade de clientes agrupados pela quantidade de dias que estão sem compra e determinando se o cliente esta em risco de queda nas compras ou não sendo determinado dessa maneira:

  • Faixa dias sem Compra:
    Esta faixa é divida em: Até 10 dias, Mais que 10 Dias, Mais que 20 Dias, Mais que 30 Dias e Mais que 65 Dias. sendo a quantidade de dias sem compra de cada cliente a Data atual – Data de emissão do último cupom fiscal ou nota de venda cliente vinculado ao CPF do cliente que não tenha sido cancelado(a);
  • Risco de Queda:
    Existem três classificações para os clientes sendo elas:
    Clientes sem Risco de Queda: Estes são clientes com menos de 65 dias sem compras e com Frequência das Compras menor que 30 dias sendo destacados pela cor verde;
    Clientes com Risco de Queda: Estes são clientes com menos de 65 dias sem compras e com Frequência das Compras maior que 30 dias sendo destacados pela cor vermelha;
    Clientes sem Compras Recorrente: São clientes com mais de 65 dias sem compras sendo representados pela cor cinza;
  • Frequência das Compras:
    O cálculo para determinar a Frequência das Compras de um cliente é:
    Última compra: Data de emissão do último cupom fiscal ou nota de venda cliente vinculado ao CPF do cliente que não tenha sido cancelado(a);
    Primeira compra: Data de emissão do primeiro cupom fiscal ou nota de venda cliente vinculado ao CPF do cliente que não tenha sido cancelado(a) no período selecionado;
    Quantidade de Compras: Contagem distintas de cupons fiscais e notas vinculadas ao CPF do cliente no período que não tenham sido cancelados(a);
    Frequência das Compras: (Última Compra – Primeira Compra) / Quantidade de Compras.

Ao clicar em um dos círculos será redirecionado para aba Clientes com X dias sem Compra Analítico passando como filtro a faixa de dias selecionada:

Clientes Inativos com mais de 65 dias sem Compra
Este gráfico exibe os clientes que possuem mais de 65 dias sem compra, agrupados por Status do cadastro:

Ao clicar em um dos status será redirecionado para aba Clientes com X dias sem Compra Analítico passando como filtro o status selecionado:

Clientes cadastrados no E-commerce sem Compras
Este gráfico exibe a quantidade total de clientes mês a mês, que se cadastraram no E-commerce, mas não realizaram/finalizaram nenhuma compra:

Ao clicar em algum mês do indicador acima, será redirecionado para o painel, com os dados desses clientes (Nome, Data do Cadastro no E-commerce, CPF/CNPJ e E-mail):

Clientes em Queda de Compra
Este gráfico em barras exibe a quantidade total de clientes em risco de queda e a quantidade total de clientes no período:

Aba Consulta de Clientes

Esta aba tem como objetivo exibir detalhes dos clientes como a evolução das compras e visitas os tipos de pedidos realizados, categoria mais compradas e entre outros. Para melhor análise os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Regional: Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais regionais. Filtrando as lojas correspondentes;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas para análise;
  • CPF: Neste filtro é possível pesquisar o CPF do cliente que deseja consultar as informações detalhadamente;
  • Período: Com estes filtros (Ano Inicial, Mês Inicial, Ano Final e Mês Final) é possível determinar o período de análise.

Além disso, caso deseje visualizar de forma geral, é possível ordenar todos os CPF’s cadastrados por cupons em ordem decrescente ou por cliente em ordem alfabética.

Aderência à Ofertas: Este gráfico de pizza demonstra o percentual de compras de produtos com valores comuns, e compras de produtos com valores em oferta.,

Evolução de Compras X Visitas: Este gráfico exibe a evolução de compras e visitas do cliente selecionado.

Categorias mais compradas – Departamento: Este gráfico de pizza mostra a quantidade de produtos comprados por departamento.

Categorias mais compradas – Seção: Este gráfico apresenta a quantidade de produtos comprados, separado por seção.

Resumos: Os resumos apresentam detalhes de intervalo médio de compras, valor do ticket médio e valor total gasto pelo cliente, no período filtrado.

Tipo de Pedido: Neste gráfico serão exibidos os tipos de pedido e quantidade de cada um deles.

Mapa das Lojas: Este gráfico mostra a distribuição geográfica das visitas em todas as lojas.

Aba Análise dos Produtos do Cliente

Esta aba tem o intuito de fornecer uma visão detalhada sobre os itens adquiridos pelos clientes. Nela será possível identificar preferências de compras, valores e quantidades por produtos, além de fornecer insights sobre produtos relacionados aos que atualmente são comprados.

Detalhes das Compras: Este resumo tem o objetivo de resumir informações sobre o valor total gasto, produto com maior incidência de compras, Lucro Bruto e Líquido, Margem Bruta e Líquida dentro dos cupons do período filtrado.

Produtos

Este gráfico apresenta todos os produtos comprados, bem como a quantidade, valor monetário e representação percentual sobre o total das compras.

Gráfico TOP 5 de Lucro por produto: Este gráfico apresenta os cinco produtos com maiores margens de lucro líquido, exibindo barras azuis que representam o valor total gasto com o produto, e círculos verdes, demonstrando o valor do lucro líquido.

Aba Clientes com X dias sem Compras Analítico

Esta aba tem como objetivo, apresentar uma análise detalhada sobre o risco de queda para clientes sem compras recorrentes, clientes em risco de quedas e riscos de quedas.

Aba Clientes Cadastrados/Não Cadastrados

Nesta aba é possível realizar uma análise detalhada de clientes que possuem ou não cadastro no ERP e que realizaram compras em mais de uma loja da rede.

Para visualizar os dados com maior clareza, temos disponíveis os seguintes filtros:

  • Loja:
    Este filtro permite que ocorra o filtro de uma ou mais lojas, conforme a sua preferência;
  • Cadastrados/Sem Cadastro:
    Neste filtro é possível selecionar se deseja visualizar os dados de clientes que possuem ou não cadastro no ERP;
  • Filtrar Clientes +1 Loja:
    Este filtro é essencial para que ocorra a disponibilização dos dados de clientes que possuem compra em mais de uma loja da rede, bastando selecionar as opções “Sim” ou “Não”.

Obs: outra forma de ocorrer o direcionamento para esta aba é clicando no gráfico Clientes Cadastrados/Não Cadastrados localizado na primeira aba.

Aba Clientes Cadastrados no E-commerce

Esta aba tem como objetivo apresentar informações referente aos clientes cadastrados no e-commerce.

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