*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Comparativo de Vendas
Permissões de Usuário: 

2037 – Dashboard Comparativo de Vendas

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Vendas > Relatórios > Vendas > Relatório Comparativo de Venda

Comparativo de Vendas

Dashboard de Comparativo de Venda foi desenvolvido para que se possa comparar as informações de valor, quantidade, lucro, margem e PMV entre dois períodos e lojas paralelas e também analisar a diferença e crescimento entre eles. É possível analisar as métricas por Setor de Compras, Departamento, Sessão, Grupo, Subgrupo e produtos. Os seguintes filtros estão disponíveis para análise:

  • Data Inicial e Final Período 1: 
    Através destes filtros é possível determinar a data inicial e final do períodos 1, por padrão as datas serão correspondentes aos últimos 30 dias do ano anterior, ou seja, se estamos no dia 10/05/2021 a data inicial será 10/04/2020 e final 10/05/2020;
  • Data Inicial e Final Período 2:
    Através destes filtros é possível determinar a data inicial e final do períodos 2, por padrão as datas serão correspondentes aos últimos 30 dias do ano atual, ou seja, se estamos no dia 10/05/2021 a data inicial será 10/04/2021 e final 10/05/2021;
  • Árvore de Categorias: 
    Com estes filtros é possível selecionar as categorias dos produtos a serem considerados nas análises, sendo elas, Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Setor de Compra e Produto;
  • Comprador:
    Através desse filtro é possível selecionar um ou mais compradores para serem considerados na análise comparativa;
  • Lojas Período 1 e 2: 
    Estes dois filtros determinam as lojas a serem consideradas nos períodos selecionados, para realizar a comparação entre lojas será preciso selecionar a opção [Comparar com Lojas do Período (1/2)] em ambos os filtros, somente dessa forma ambos apareceram nos resultados.

Para visualizar os detalhes por valor, lucro, quantidade, margem ou PMV clique em um dos cards localizados acima dos filtros.

Card Valor

No card valor serão exibidos gráficos com os valores de venda nos períodos 1 e 2 agrupados por regional, loja, data, setor de compra, departamento, seção, grupo, subgrupo e produto.

Comparativo de Valor por Regional: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor da Regional.

Comparativo de Valor por Loja: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor da Loja.

Comparativo de Valor por Data: Por padrão os valores serão agrupados por semana, podendo ser alterado pelo filtro “Tipo de Período”, conforme as opções: trimestre, mês, semana e dia.

Comparativo de Valor por Setor de Compra: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Setor de Compra.

Comparativo de Valor por Departamento: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Departamento.

Comparativo de Valor por Seção: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor da Seção.

Comparativo de Valor por Grupo: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Grupo.

Comparativo de Valor por Subgrupo: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Subgrupo.

Comparativo de Valor por Produto: Este gráfico em barras exibe os valores de venda nos períodos 1 e 2, agrupados por Produto. Para que ocorra a exibição de informações, é necessária a escolha de um subgrupo no gráfico acima.

Além disso, é possível selecionar mais de um ou todos os subgrupos, bastando apertar a tecla “Ctrl” do seu teclado e selecionar as opções de sua escolha.

Para todos os gráfico acima exibimos na dica de ferramenta as seguintes informações:

  • Valor Período 1
  • Valor Período 2
  • Diferença Valor = Valor Período 2 – Valor Período 1
  • Diferença Valor % = ((Venda Período 2 – Venda Período 1) / Venda Período 1) * 100

Todos os gráficos acima também estão disponíveis para os cards:

Card Lucro

Neste card é possível realizar o comparativo do lucro em dois períodos, por meio dos gráficos abaixo:

Obs: Para que ocorra a exibição de informações no gráfico de produtos, é necessária a escolha de um subgrupo no gráfico acima. Além disso, é possível selecionar mais de um ou todos os subgrupos, bastando apertar a tecla “Ctrl” do seu teclado e selecionar as opções de sua escolha.

Na dica de ferramenta da aba Lucro apresentamos os seguintes valores:

  • Lucro Período 1
  • Lucro Período 2
  • Diferença Lucro = Lucro Período 2 – Lucro Período 1
  • Diferença Lucro % = ((Lucro Período 2 – Lucro Período 1) / Lucro Período 1) * 100

Card Quantidade

Neste card é possível realizar o comparativo da quantidade vendida em dois períodos ou lojas distintas, obtendo o crescimento ou a diferença entre as venda quantidade das lojas:

Obs: Para que ocorra a exibição de informações no gráfico de produtos, é necessária a escolha de um subgrupo no gráfico acima. Além disso, é possível selecionar mais de um ou todos os subgrupos, bastando apertar a tecla “Ctrl” do seu teclado e selecionar as opções de sua escolha.

Na dica de ferramenta da aba Lucro apresentamos os seguintes valores:

Quantidade Período 1

Quantidade Período 2

Diferença Quantidade = Quantidade Período 2 – Quantidade Período 1

Diferença Quantidade % = ((Quantidade Período 2 – Quantidade Período 1) / Quantidade Período 1) * 100

Card Margem

Com este card é possível realizar análises comparativas dos percentuais das margens de lucro em períodos e agrupamentos distintos:

Obs: Para que ocorra a exibição de informações no gráfico de produtos, é necessária a escolha de um subgrupo no gráfico acima. Além disso, é possível selecionar mais de um ou todos os subgrupos, bastando apertar a tecla “Ctrl” do seu teclado e selecionar as opções de sua escolha.

Na dica de ferramenta da aba Lucro apresentamos os seguintes valores:

  • Margem Período 1
  • Margem Período 2
  • Diferença Margem = Margem Período 2 – Margem Período 1
  • Diferença Margem % = ((Margem Período 2 – Margem Período 1) / Margem Período 1) * 100

Card PMV

Neste card é possível realizar a análise comparativa dos valores de PMV entre as lojas período e agrupamentos:

Obs: Para que ocorra a exibição de informações no gráfico de produtos, é necessária a escolha de um subgrupo no gráfico acima. Além disso, é possível selecionar mais de um ou todos os subgrupos, bastando apertar a tecla “Ctrl” do seu teclado e selecionar as opções de sua escolha.

Na dica de ferramenta da aba Lucro apresentamos os seguintes valores:

  • PMV Período 1
  • PMV Período 2
  • Diferença PMV = PMV Período 2 – PMV Período 1
  • Diferença PMV % = ((PMV Período 2 – PMV Período 1) / PMV Período 1) * 100

Detalhes

Nesta aba são exibidos os valores de vendas, quantidade, lucro, margem e PMV; de maneira analítica, ou seja, uma planilha com todos os campos na visualização. Sendo possível escolher o período 1 e período 2 dos valores apresentados e lojas diferentes para cada um desses períodos, os seguintes filtros estão disponíveis para análise:

  • Data Inicial e Final Período 1: 
    Através destes filtros é possível determinar a data inicial e final do períodos 1, por padrão as datas serão correspondentes aos últimos 30 dias do ano anterior, ou seja, se estamos no dia 10/05/2021 a data inicial será 10/04/2020 e final 10/05/2020;
  • Data Inicial e Final Período 2:
    Através destes filtros é possível determinar a data inicial e final do períodos 2, por padrão as datas serão correspondentes aos últimos 30 dias do ano atual, ou seja, se estamos no dia 10/05/2021 a data inicial será 10/04/2021 e final 10/05/2021;
  • Árvore de Categorias: 
    Com estes filtros é possível selecionar as categorias dos produtos a serem considerados nas análises, sendo elas, Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Setor de Compra e Produto;
  • Comprador:
    Através desse filtro é possível selecionar um ou mais compradores para serem considerados na análise comparativa;
  • Lojas Período 1 e 2: 
    Estes dois filtros determinam as lojas a serem consideradas nos períodos selecionados, ao clicar no ícone de lixeira, o filtro de loja é limpo. O botão de play tem como objetivo confirmar a seleção de lojas, ou seja, ao clicar no Play, o resultado será carregado com base nas lojas selecionadas.
  • Ordenação: Este filtro determina a ordem dos dados a serem apresentados nas tabelas abaixo:

Por Departamento:

OBS: Para que as visões abaixo sejam exibidas é necessário selecionar ao menos um departamento, possuindo também a opção de todos os departamento clicando em “selecionar todos os dados” .

Por Seção:

Por Grupo:

Por Subgrupo:

OBS:. Para que as visões abaixo sejam exibidas é necessário selecionar ao menos um subgrupo, possuindo também a opção de todos os departamento clicando em “selecionar todos os dados” .

Por Setor de Compra:

Por Comprador:

Por Produto:

Para realizarmos os cálculos de Diferença e Crescimento utilizamos das seguintes regras:

Diferença = Valor no Período 2 – Valor no Período 1

Crescimento = ((Valor no Período 2 – Valor no Período 1) / Valor no Período 1) * 100

Comparativo Força de Venda

Nesta aba é possível comparar as informações por força de venda de valor, quantidade, lucro, margem e PMV entre dois períodos e lojas paralelas e também analisar a diferença e crescimento entre eles. É possível analisar as métricas por Setor de Compras, Departamento, Sessão, Grupo, Subgrupo e produtos. Os seguintes filtros estão disponíveis para análise:

  • Data Inicial e Final Período 1: 
    Através destes filtros é possível determinar a data inicial e final do períodos 1. Por padrão as datas serão correspondentes aos últimos 30 dias do ano anterior, ou seja, se estamos no dia 10/05/2021 a data inicial será 10/04/2020 e final 10/05/2020;

  • Data Inicial e Final Período 2:
    Através destes filtros é possível determinar a data inicial e final do períodos 2. Por padrão as datas serão correspondentes aos últimos 30 dias do ano atual, ou seja, se estamos no dia 10/05/2021 a data inicial será 10/04/2021 e final 10/05/2021;

  • Equipe de Vendedor:
    Neste filtro é possível selecionar a equipe que deseja realizar a análise comparativa por força de venda;

  • Vendedor:
    Com este filtro será possível selecionar o vendedor de sua escolha para analisar o resultado comparativo por força de venda;

  • Grupo Econômico:
    Através deste filtro é possível selecionar o grupo econômico de sua escolha;

  • Cliente:
    Com este filtro será possível selecionar o cliente de sua escolha;

Obs: nos filtros Equipe de Vendedor, Vendedor, Grupo Econômico e Cliente, é possível selecionar uma ou mais opções a depender de sua escolha.

  • Lojas Período 1 e 2: 
    Estes dois filtros determinam as lojas a serem consideradas nos períodos selecionados, ao clicar no ícone de lixeira, o filtro de loja é limpo. O botão de play tem como objetivo confirmar a seleção de lojas, ou seja, ao clicar no Play, o resultado será carregado com base nas lojas selecionadas.

Para visualizar os detalhes por valor, lucro, quantidade, margem ou PMV clique em um dos cards localizados acima dos filtros.

Card Valor

No card valor serão exibidos gráficos com o comparativo de força de venda nos períodos 1 e 2 agrupados por loja, data, equipe de vendas, vendedor, grupo econômico, cliente, fabricante e marca.

Comparativo de Valor por Loja: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor da Loja.

Comparativo de Valor por Data: Por padrão os valores serão agrupados por semana, podendo ser alterado pelo filtro “Tipo de Período”, conforme as opções: trimestre, mês, semana e dia.

Comparativo de Valor por Equipe de Vendas: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor da equipe de vendas.

Comparativo de Valor por Vendedor: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Vendedor.

Comparativo de Valor por Grupo Econômico: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do grupo econômico.

Comparativo de Valor por Cliente: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Cliente.

Comparativo de Valor por Fabricante: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor do Fabricante.

Comparativo de Valor por Marca: É possível realizar o filtro das demais planilhas ao clicar no valor da Marca.

Para todos os gráfico acima exibimos na dica de ferramenta as seguintes informações:

  • Valor Período 1
  • Valor Período 2
  • Diferença Valor = Valor Período 2 – Valor Período 1

Todos os gráficos acima também estão disponíveis para os cards:

Card Lucro

Neste card é possível analisar o comparativo por força de venda do lucro em dois períodos por meio dos gráficos abaixo:

Card Quantidade

Neste card é possível realizar o comparativo da quantidade vendida por força de venda em dois períodos ou lojas distintas, obtendo o crescimento ou a diferença entre as venda quantidade das lojas:

Card Margem

Com este card é possível realizar análises comparativas por força de vendas dos percentuais das margens de lucro em períodos e agrupamentos distintos:

Card PMV

Neste card é possível realizar a análise comparativa dos valores de PMV entre as lojas período e agrupamentos:

OBS: Este dashboard tem como base o Relatório Comparativo de Vendas do ERP.

Leave a Reply