*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, portanto não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas

Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Pareto de Compras

Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor. Dessa forma é possível analisar os fatores com maior impacto no negócio. O principio de Pareto consiste na afirmação de que 80% das consequências advêm de 20% das causas, ou seja, se os 20% dos pontos mais problemáticos forem resolvidos, é provável que os outros 80% de seus problemas sejam sanados. Para facilitar a análise de pareto disponibilizamos os seguintes filtros:
  • Período: Estes filtros permitem a seleção do período de compra a ser considerado na análise;
  • Loja: Permite selecionar uma ou mais lojas;
  • Pareto da Compra: Este filtro permite alterar os percentuais para análise de pareto, por padrão os valor será de 80%;
  • Análise Pareto: Determinar o valor a ser aplicado na análise de pareto;
  • Exibir Por: Com este filtro é possível determinar qual agrupamento deve ser apresentado nos gráficos, por padrão a opção fornecedor vem selecionada;
  • Árvore de Categorias: Através destes filtros é possível selecionar um ou mais departamentos, seções, grupos ou subgrupos específicos a ser considerado na análise.

Pareto de Compra: Este gráfico em barras, apresenta a métrica escolhida pelo cliente no filtro “Exibir Por” (Fornecedores, Departamentos, Seções, Grupos, Subgrupos e Setores de Compra). No exemplo abaixo, as barras que estão dentro das linhas cinzas (ponto de encontro dos percentuais e valor de compra de acordo com a métrica) representam os 20% dos fatos (neste caso, fornecedores) mais relevantes, que deverão ser analisados com maior atenção, pois podem causar grande impacto nas operações dos clientes. Ao passar o mouse sobre as barras, detalhes serão exibidos.

Ranking: Este gráfico apresentará barras ordenadas de forma decrescente de acordo com seu valor de compra. Cada barra representa um agrupamento escolhido no filtro Exibir Por.

Leave a Reply