*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da Funcionalidade: Utilize o aplicativo Bluesoft Intelligence, disponível para os dispositivos com plataforma iOS e Android, e selecione o dashboard Venda, Prevenção e Ruptura.

O dashboard mobile de Venda, Prevenção e Ruptura ajudará o cliente do Bluesoft ERP a identificar e previnir problemas com relação aos itens comercializados em sua loja, com a facilidade de realizar o acesso diretamente de um dispositivo móvel, bastando possuir nosso aplicativo instalado.
OBS: A carga de dados desse Dashboard seguem as seguintes regras:
1) São exibidos apenas produtos que possuem venda no dia (Movimentos de venda / Vendas não baixadas), ou aqueles que ainda não venceram (data de validade maior que a data atual); 2) O restante dos produtos que não estão na regra acima não serão trazidos, ou seja, não aparecerão no Dashboard. 3) No Dashboard, a linha de produto será exibida caso ele esteja na regra acima em pelo menos uma das lojas. 4) Os dados do Dashboard são atualizados de 1 em 1 hora. Portanto, ao longo do dia os valores vão sendo atualizados e podem mudar caso seja comparado com a tela de ficha estoque. OBS: Essas regras existem para que não sejam trazidos todos os produtos de estoque do banco. Assim, exibimos apenas os produtos mais relevantes do sistema.

Filtros:

Pode-se realizar filtros de fornecedor, curva, setor de compra, departamento, Ruptura e Venda com diversas variações (baixa, média, alta etc.), seção, grupo, subgrupo, regional, loja e média diária realizada, que poderá variar entre 0% e 100%, com uma escala de 10 em 10.

Detalhes por Item

A tabela principal do dashboard consiste na exibição de diversas informações sobre os produtos comercializados em loja. Nela será possível identificar os produtos que possuem estoque zerado, estoque baixo, ruptura, venda acima ou abaixo da meta, entre outras coisas. Para tal, usa-se a legenda abaixo:

Formas

Além das formas, é necessário identificar as cores, que são divididas em roxo e vermelho para estoques zerados ou produtos com ruptura, tons amarelos claros para sinalizar vendas baixas, cinzas e azul claro para apontar vendas médias, azuis em tons mais escuros para vendas altas, tons de vermelho, rosa, amarelo e verde para prevenções e azul escuro para vendas negativas. Observe que existe um degradê entre as cores, por exemplo, em casos onde a venda está acima da média o degradê é apresentado na cor azul, quanto mais escuro for o azul, maior é a quantidade vendida. Esta mesma regra é usada para as demais métricas.
Abaixo, são listadas as possíveis combinações de Status: Ruptura:
  • Não teve venda e o estoque da loja é maior que zero;
  • Ícone:  Informa o estoque da loja;
Sem Estoque:
  • Não teve venda e não tem estoque na loja. Porém a data de vencimento ainda é válida;
  • Ícone: 
Venda Baixa:
  • Teve venda, não está abaixo da meta e Z-score ( venda do produto / venda total) está menor ou igual a 0,3;
  • Ícone:  Informa a quantidade vendida;
Venda Média:
  • Teve venda, não está abaixo da meta e Z-score ( venda do produto / venda total) está entre 0,4 e 0,9;
  • Ícone:  Informa a quantidade vendida;
Venda Acima:
  • Teve venda e não está abaixo da meta;
  • Ícone:  Informa a quantidade vendida;
Venda Negativa:
  • Venda menor que zero;
  • Ícone: 
Prevenção:
  • Teve venda e está a baixo da meta;
  • Ícone:  Quantidade vendida e o percentual de meta diária realizada;
Sem Info:
  • Não teve dados exportados;
  • Ícone: 
Para cada loja, exibimos essa combinação. A quantidade da venda é exibida na maioria dos itens, porém os itens de maior atenção também são evidenciados, conforme abaixo:

Tela Inicial

A primeira tela do dashboard apresentará os filtros disponíveis e a primeira tabela de indicadores. À esquerda serão exibidos os produtos que poderão ser analisados em sua individualidade. Acima exibe-se as lojas existentes no grupo do cliente. Na área de trabalho do dashboard temos vários ícones, de formas e cores distintas, ao clicar sobre um deles, exibir-se-á uma legenda com detalhes que serão detalhados no próximo tópico.

Legendas

Ao clicar uma vez em algum dos ícones, legendas serão exibidas. Nelas pode-se observar a descrição da forma e cor do ícone (no exemplo abaixo, venda acima da média), a quantidade vendida até o momento, a quantidade de produtos que devem ser vendidos para que não haja perdas decorrentes de vencimento do prazo de validade dos itens em estoque, a previsão de vendas para o dia (este cálculo é realizado com base nas vendas realizadas até o momento da consulta), a data de vencimento de itens no estoque e a contagem de dias a vencer. Clicando no Link IR PARA RELATÓRIO DO PRODUTO (FICHA) o dashboard levará o cliente até a ficha do produto no Bluesoft ERP. Clicando no Link VER OS PRODUTOS DO SUBGRUPO a tela presente no próximo tópico será exibida.

Produtos por Subgrupo

A tela produtos por subgrupo apresenta informações detalhadas sobre todos os itens do subgrupo do produto selecionado na tela anterior. Os formatos e cores dos ícones seguem o mesmo padrão informado anteriormente. Para voltar para a tela inicial deve-se usar o ícone “<“, presente na parte superior esquerda da tela do dispositivo.   Clicando na seta verde, na parte inferior da tela, serão exibidos os ítens que correm o risco de perda, devido ao prazo de vencimento.

Prevenção

Nesta tela serão exibidos produtos que correm risco de perder a validade. Pode-se observar que a previsão de venda e o prazo de validade (shelf) tornam-se um grande problema, uma vez que se as vendas seguirem no ritmo atual, os produtos provavelmente serão transformados em prejuízo.

Leave a Reply