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1970 – Apuração LALUR

Neste ajuda explicaremos como criar as apurações editadas de períodos que o Bluesoft ERP não continha a funcionalidade, para assim poder realizar a geração de obrigações fiscais que precisam desses dados, como a do SPED ECF.

A apuração LALUR editada tem por finalidade permitir que o usuário crie uma apuração do período que desejar informando os valores manualmente, principalmente para os períodos onde não existia a apuração LALUR no sistema.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1 – Se a gestão de competência estiver encerrada e não tiver sido encerrada pela Apuração LALUR, daremos um aviso informando que não existe Apuração LALUR criada.

Caso houver Apuração LALUR, mas desejar que os dados dessa apuração sejam enviados para no SPED ECF, também poderá criar a edição e esta sim será enviada nos Blocos M e N.

2 – Para criar a apuração do LALUR, clique em CRIAR EDIÇÃO, aparecerá as aba com vários campos editáveis, a ideia será esse mesma, todos os valores praticamente serão digitados pelo usuário.

Veja abaixo na primeira aba de LUCRO REAL, no lado esquerdo das as instruções de preenchimento:

3 – Os valores das Adições, Exclusões  serão apresentados da mesma forma que na apuração lalur, se existirem lançamentos contábeis com contas configuradas com históricos LALUR de adição ou exclusão:

Já os valores de compensação da parte B, poderá informar manualmente.

Caso tenha dúvidas na associação do histórico contábil aos lançamentos contábeis para posteriormente aparecer como adição e exclusão no Lalur, acesse o seguinte tópico:

Deverá informar as Adições e Exclusões na Parte A aos lançamentos contábeis:

E se houver prejuízos a compensar, deverá informá-los na parte B:

4 – Na aba IRPJ, poderá visualizar o cálculo do imposto

Se houver valores de Incentivos Fiscais e de Valor do IRRF a compensar, deverá digitá-los manualmente:

Incentivos Fiscais

Valor da Retenção Compensado:

– Esse valor deverá ser preenchido informando a pessoa envolvida na retenção, pois precisaremos dela para gerar o registro do bloco Y.

5 – Na aba CSLL, poderá visualizar os valores do cálculo, igualmente da aba IRPJ, considerando a diferença de regras:

Após preenchido e conferido os valores, deverá clicar em ENCERRAR APURAÇÃO:

Pronto, feito os passos acima, terá criado a sua edição da apuração LALUR. Se precisar editar após encerrado é só clicar reabrir a apuração:

Observações:

– Caso precisar abrir uma competência, e tiver apuração do LALUR de edição criada, deverá reabrir a edição e somente assim reabrir a competência, e lembrando que abrindo a competência deverá encerrar usando a apuração LALUR.

– A criação poderá ser feita apenas para a MATRIZ, quando houver filiais, pois o SPED ECF será gerado pela MATRIZ e consolidado.

– Existindo uma edição criada, serão estes dados gerados no Informativo SPED ECF, e não os da apuração quando existir.

2 Responses to “Apuração LALUR – Como criar edições”

  1. Apuração do Lucro RealPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] os dados das movimentações no ERP, poderá criar uma edição, clique aqui e veja […]

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