Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Conta Comercial do Fornecedor > Acordo Comercial

Permissões de Usuário: MB__info

2 – Acordo Comercial Incluir
5 – Acordo Comercial Consultar
690 – Crédito Conta Fornecedor
1340 – Acordo Comercial Financeiro
1465 – Acordo Comercial Estornar
1466 – Anistia Estornar
1743 – Gerar acordo com valor maior que permitido para o fornecedor
1866 – Estornar Acordo Financeiro
2222- Transferências de Acordos Comerciais para Acordos Financeiros
2341 – Reabrir pedido de compra com acordos vinculados

 

Na Conta Comercial do Fornecedor há a opção para incluir acordos comerciais (que geram débitos para o fornecedor) para recebimento futuro através de mercadorias bonificadas. Acordos comerciais são feitos em diversas ocasiões, por exemplo, quando o fornecedor quer incluir um novo produto em linha na rede varejista, quando quer divulgar seus produtos, quando o supermercadista solicita bonificação para baixa de custo etc.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Conta Comercial do Fornecedor > Acordo Comercial

2) Preencha os campos necessários para criação do acordo:

  • Fornecedor/Divisão *
  • Setor de compra *
  • Tipo de lançamento *
  • Modelo de acordo comercial *: Existem dois modelos para impressão (Financeiro e comercial)
  • Representante (opcional e impresso somente em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2)
  • Número do pedido
  • CNPJ na impressão do acordo * : Nesse campo será sugerido automaticamente o CNPJ da matriz do fornecedor, e será listado o CNPJ das filias, caso necessário alterar, basta clicar no combo e alterar o CNPJ selecionado.
  • Descrição do Acordo (opcional e impresso somente em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2)
  • Negociador (opcional e impresso somente em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2)
  • Lojas participantes do acordo *

* Campos obrigatórios para inclusão de um acordo.

3) Após preencher todos os dados clique em PROSSEGUIR COM O LANÇAMENTO DO ACORDO

4) Informe o valor e uma observação para os acordos:

5) Clique em Confirmar e na mensagem de confirmação clique em SIM:

6) Após inclusão do acordo comercial, o sistema gera valores na Conta Comercial do Fornecedor. É possível visualizar seus números, realizar a impressão do acordo, enviar o acordo por e-mail e incluir um novo acordo se necessário:

7) Para enviar o acordo por e-mail, clique em Enviar para email:

8) Informe os e-mails para onde deseja enviar os acordos gerados e se necessário é possível informar uma mensagem, depois clique em Enviar:

  • O e-mail sugerido é o e-mail comercial do representante, caso tenha sido informado na criação do acordo. Se o representante tiver mais que um e-mail comercial cadastrado, somente o primeiro e-mail comercial é que virá preenchido e não todos os e-mails informados no cadastro.
  • É possível modificar o email a ser enviado.
  • Para enviar múltiplos e-mails, separe-os com ponto e vírgula (‘;’).
  • O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais aos representantes.
  • Os dados modificados não serão gravados.

O sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação

E no e-mail informado chegará a mensagem:

E os acordos em anexo:

9) Para imprimir o acordo, clique no ícone de impressão:

A impressão do acordo comercial é configurada através do cadastro de modelos de acordos comerciais e financeiros onde é possível selecionar o modelo de impressão e se há cláusulas ou não:

Havendo cláusulas vinculadas no modelo selecionado na criação do acordo financeiro, haverá uma quebra de página para demonstração das cláusulas a partir da segunda página, antes das assinaturas.

Modelo de impressão 01 (sem cláusulas):

Modelo de impressão 01 (com cláusulas):

Modelo de impressão 02 (sem cláusulas):

Modelo de impressão 02 (com cláusulas):


Inclusão de acordo comercial informando número de pedido

Podemos inserir na criação do acordo comercial o número do pedido que gerou o acordo comercial, assim como o CNPJ do fornecedor.

Na inclusão, o usuário deverá informar o valor do acordo comercial. No exemplo abaixo, o fornecedor oferecerá R$ 1.000,00 em mercadorias para entrada de um novo produto.

É obrigatório o preenchimento do campo “Observação” explicando o motivo do acordo.

Na coluna “Operações” da consulta, é possível ativar acordos, inativar, visualizar a observação, imprimir, estornar ou visualizar as partidas dobradas dos lançamentos realizados.

Também é possível vincular um pedido com um acordo comercial avulso ou gerado por uma transferência da conta comercial para a financeira. Para tal, basta inserir um número de pedido existente e fechado que possua o mesmo fornecedor divisão que foi selecionado para o lançamento do acordo, caso contrário, uma mensagem de erro será exibida. O número do pedido só pode ser preenchido caso o fornecedor divisão também esteja preenchido. As imagens abaixo exemplificam este cenário:

Uma vez que um acordo foi vinculado a um pedido, e o usuário tente reabri-lo, uma mensagem será exibida questionando se o usuário realmente deseja reabrir o pedido, pois assim, os acordos serão estornados.

Inclusão de acordo comercial com vencimento comercial

Na criação de um acordo comercial, caso o tipo de lançamento escolhido for de débito, vamos demonstrar um novo campo para informar a data de vencimento do acordo comercial. Por padrão, virá sem nenhuma data de vencimento informada, pois ela será opcional no caso do acordo comercial, diferente do financeiro onde o vencimento é obrigatório. O nome do campo será “Vencimento Comercial” para diferenciar da data de vencimento de duplicatas, visto que este vencimento é apenas comercial e não tem relação com o campo de vencimento do financeiro.

Caso o vencimento comercial seja informado, não deve ser possível informar data inferior à atual.

Também, caso o tipo de lançamento escolhido for de débito, vamos demonstrar o novo campo “Quantidade Parcelas“, logo abaixo de “Vencimento Comercial“. No entanto, somente será possível definir uma quantidade de parcelas maior que 1 caso seja informada uma data de vencimento. Do contrário, ficará fixa em apenas 1 parcela.

Impressão Modelo 1

Impressão Modelo 2

Comments are closed.