Na Conta Comercial do Fornecedor há a opção para incluir acordos comerciais (que geram débitos para o fornecedor) para recebimento futuro através de mercadorias bonificadas. Acordos comerciais são feitos em diversas ocasiões, por exemplo, quando o fornecedor quer incluir um novo produto em linha na rede varejista, quando quer divulgar seus produtos, quando o supermercadista solicita bonificação para baixa de custo etc.

Podemos inserir na criação do acordo comercial o número do pedido que gerou o acordo comercial, assim como o CNPJ do fornecedor.

Na inclusão, o usuário deverá informar o valor do acordo comercial. No exemplo abaixo, o fornecedor oferecerá R$ 1.000,00 em mercadorias para entrada de um novo produto.

É obrigatório o preenchimento do campo “Observação” explicando o motivo do acordo.

Na coluna “Operações” da consulta, é possível ativar acordos, inativar, visualizar a observação, imprimir, estornar ou visualizar as partidas dobradas dos lançamentos realizados.

 

Também é possível vincular um pedido com um acordo comercial avulso ou gerado por uma transferência da conta comercial para a financeira. Para tal, basta inserir um número de pedido existente e fechado que possua o mesmo fornecedor divisão que foi selecionado para o lançamento do acordo, caso contrário, uma mensagem de erro será exibida. O número do pedido só pode ser preenchido caso o fornecedor divisão também esteja preenchido. As imagens abaixo exemplificam este cenário:

Uma vez que um acordo foi vinculado a um pedido, e o usuário tente reabri-lo, uma mensagem será exibida questionando se o usuário realmente deseja reabrir o pedido, pois assim, os acordos serão estornados.

 

Acordo Comercial de Produtos (Sell In e Sell Out)

Assim que a mercadoria bonificada for recebida através do recebimento das mercadorias, a conta do fornecedor será creditada para abatimento da dívida.

Outra forma de baixar a dívida dos acordos comerciais da conta do fornecedor, é através de Anistia ou Transferência para o Financeiro.

Acordos comerciais de produtos são feitos quando o fornecedor quer conquistar a fidelidade de compra da rede varejista e otimizar as vendas de seus produtos.

Para isso, o fornecedor oferece bonificações para que seus produtos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja.

Na inclusão do acordo comercial de produto, há dois tipos de acordos: sell-in e sell-out.

No acordo sell-in é feito um débito na Conta Comercial do Fornecedor no momento em que é realizada a compra, ou seja, quando é dada a entrada dos produtos definidos no acordo.

No acordo sell-out é feito um débito na conta comercial do fornecedor no momento em que é realizada a venda.

acordos_produtos

O cálculo do valor a ser debitado na conta do fornecedor será de acordo com tipo de valor do acordo: fixo ou percentual. No tipo fixo é definido no acordo um valor para cada produto, esse valor será debitado na conta do fornecedor a cada unidade vendida ou comprada. No tipo percentual também é definido no acordo um valor para cada produto, mas esse valor será o percentual aplicado no valor do produto da nota fiscal. Portanto, para cada produto vendido ou comprado, o valor a ser debitado na conta do fornecedor é o valor percentual equivalente.

No exemplo abaixo, o acordo é sell-in com o tipo de valor fixo. Portanto, para cada unidade comprada do produto, será debitado na conta do fornecedor o valor fixo de R$ 0,10.

acordo_produto_exemplo2

Comments are closed.