Compras > Cadastros > Produtos > Manutenção de Cadastro de Produtos
Pela tela de Manutenção de Cadastro de Produtos é possível alterar diversas informações do cadastro do produto.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
Na tela de Manutenção de Cadastro de Produtos temos as opções:
- Produto: Campo para pesquisar entre Descrição, Código Interno e GTIN/PLU.
- Posição: Opção para informar o local de busca da pesquisa, com as opções de Início, Qualquer Posição, Final e Valor Exato.
- Compra/Venda: Através deste campo será possível filtrar os produtos de venda ou produtos de compra.
- Unitário/Caixa: Campo para filtrar os produtos do tipo Caixa e Unitários.
- Colunas: Selecione neste campo as colunas desejadas para efetuar a manutenção dos produtos (Para tornar a opção margem aplicável para vários produtos é necessário escolher um subgrupo).
- Fornecedor/Divisão: Campo para informar o Fornecedor/Divisão do produto.
- Ordenar por: Opção utilizada para ordenar os resultados de acordo com a coluna desejada.
- Status do Produto: Com este filtro será possível listar os produtos por Status (Ativo, Inativo, Compra Suspensa, Venda Suspensa ou todos os produtos).
Filtros avançados:
- Departamento: Campo para filtrar Todos ou um Departamento específico.
- Seção: Campo para filtrar Todos ou uma Seção específica.
- Grupo: Campo para filtrar Todos ou um Grupo específico.
- Subgrupo: Campo para filtrar Todos ou um Subgrupo específico.
- Fabricante: Campo para buscar pelo fabricante do produto
- Marca: Campo para filtrar marca do fabricante selecionado no filtro anterior.
- Desconto Padrão %: Campo para filtrar pelo desconto padrão do cadastro do produto.
- Desconto Máximo %: Campo para filtrar pelo desconto máximo do cadastro do produto.
- Divergência no Desconto Padrão: Campo para buscar produtos que possuem divergências de desconto Padrão entre Cadastro e Subgrupo do Produto.
- Divergência no Desconto Máximo: Campo para buscar produtos que possuem divergências de desconto Máximo entre Cadastro e Subgrupo do Produto.
- Sem Venda: Campo de busca de produtos que não possuem venda, em uma determinada quantidade de DIAS, mesmo que não possuam estoque. A quantidade máxima de dias sem venda que este filtro trata é 42 dias.
- Sem Estoque: Campo para busca de produtos que não possuem estoque em nenhuma loja.
- Nunca Vendidos: Campo para busca de produtos que nunca tiveram vendas.
- Conta Contábil: Campo para busca de produtos que possuem a conta contábil selecionada.
- Conta Contábil Despesa: Campo para busca de produtos que possuem a conta contábil de despesa selecionada.
- Produto Marcas Campeãs: Campo para produtos que estão selecionados como marcas campeãs no cadastro
- Desconto Atacado %: Compra para buscar pelo percentual de desconto do atacado informado no cadastro do produto como Sugestão de Desc. Para Atacado %
- Habilitado para o e-commerce: Campos para buscar produtos habilitados para o e-commerce, não habilitados para o e-commerce ou ambos.
- Compra por cotação é priorizada: Esta opção tem o objetivo de buscar produtos que em seu cadastro, na aba “Detalhes”, indiquem que a compra geralmente é priorizada para ocorrer na forma de cotação de faltas.
- Verifica peso da etiqueta de balança no PDV: Este campo possui duas opções: Sim ou Não. Esta opção tem como finalidade, enviar para o arquivo ESTOQUE.txt apenas da frente de caixa GZ o valor 0 = Não ou 1 = Sim na posição 809, com isso a frente de caixa irá entender se o peso será verificado para validar produto, peso e preço. A mesma informação pode ser encontrada no cadastro do produto na aba “Balança”.
- Produto Sazonal: Filtro utilizado para listar os produtos sazonais. Esta informação pode ser editada no Cadastro do Produto na aba Detalhes.
1) Após acessar o menu de Compras > Cadastros > Produtos > Manutenção de Cadastro de Produtos, selecionar os filtros de acordo com a necessidade, clique em :
2) Colunas: por essa opção é possível selecionar os dados que serão demonstrados na busca para alteração das informações:
Para selecionar múltiplas colunas pressione a tecla Command no Mac ou CTRL no Windows e clique sobre o nome das colunas desejadas.
Observação: É possível aumentar o limite de caracteres da coluna Descrição de Cupom através dos Parâmetros do Módulo de Compras caso seja necessário.
Existe a opção de selecionar o Nome do Campo e realizar a alteração em lote para produtos:
Clicando sobre o campo o ERP apresenta as colunas que foram selecionadas que podem ser alteradas em lote
Selecione uma coluna e informe o valor que deseja aplicar em todos os produtos:
O sistema aplica o valor em todos os produtos:
Realizada a manutenção do cadastro basta clicar em
Ela não garante que um produto seja sincronizado ao e-commerce pois para isso depende de outras validações, como por exemplo, estoque positivo.
Sempre que houver um desses problemas, aparecerá uma mensagem de erro indicando que o cliente deve verificar diretamente no cadastro do produto, na Aba e-commerce, os itens necessários para a correta sincronização, assim como já existe atualmente.
Informações Importantes:
Atualmente NÃO é possível realizar a manutenção em lote dos seguintes campos:
- GTIN
- Descrição
- Descrição de Balança
- Descrição de Cupom
- Descrição de Gôndola
- Descrição Detalhada
- Margem
- Tipo de Produto
O campo “Descrição Estendida” do cadastro de produto é um campo que, por enquanto, não pode ter manutenção por esta funcionalidade.
Quando a alteração do status do cadastro unitário do produto for de “Ativo” para outro qualquer, as caixas vinculadas com status “Ativo” também serão alteradas para o mesmo status da unidade. Exceto se essas caixas estiverem também com seus status sendo salvos pela manutenção no mesmo instante.