Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Pedido de Compra > Incluir

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

142 – Pedido Incluir

Essa opção poderá ser utilizada quando temos que criar um pedido de compra para uma loja que é um CD (Centro de Distribuição), porém alguns itens que serão comprados não estão na linha de compra do CD, mas estão na linha de compra do fornecedor.

Quando escolhida essa opção MIX – Cds e Lojas, fazemos um mix entre a linha de compra do CD e a linha de compra da loja.

Observação: caso seja escolhida a opção —– Todas —– para a loja CD, uma validação será realizada para verificar se há conflitos de lojas atendidas pelo mesmo CD para o mesmo produto. Caso positivo, uma mensagem de informação será exibida conforme imagem a seguir:

Para conseguir prosseguir com a criação do pedido, será necessário corrigir os impedimentos na Linha CD.

  • Conceito e Exemplo

Imagine o cenário onde a temos uma empresa com três lojas, onde a LOJA 01 é o CD e faz a distribuição dos itens para as demais.

Na linha de compra do CD da loja 01 para o fornecedor BLUESOFT IND. LTDA, temos os seguinte itens :

  • DETERGENTE BLUESOFT NEUTRO 500ML
  • DETERGENTE BLUESOFT MACA 500ML
  • DETERGENTE BLUESOFT FRUTAS VERMELHAS 500ML

Que são distribuidos para as lojas 02 e 03.

Porém na linha de compra da loja 01 existe alguns produtos que não estão presentes na linha de compra CD, pois são comprados somentes para sua loja.

  • OLEO HIDRAULICO BLUESOFT 1000ML
  • OLEO SINTETICO BLUESOFT 1000ML

Com esse novo tipo de distribuição quando o pedido for criado, serão listados todos os produtos do fornecedor BLUESOFT IND. LTDA para suas respectivas lojas.

Pedido Criado :

Para os itens que pertencerem da linha de compra CD, o combo de quantidade estará aberto na coluna CD :

pedidoMixCD

Para os itens que pertencerem a linha de compra da loja, o combo de quantidade será a coluna pedido :

pedidoMixLOJA

No recebimento de mercadorias, o vínculo do pedido será feito normalmente respeitando as regras já existentes.

Quando houver um pedido que possua itens da linha de CD e itens da linha de compra, ao vincular do pedido a nota fiscal, serão listadas duas linhas com o mesmo número.

Porém para os itens do CD será exibido ícone  identificando o itens que pertencem ao mesmo :

pedidoMixIcone

No pedido com distribuição Mix é possível visualizar a cobertura do CD:

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Pedidos de Compra > Incluir Pedidos de Compra

incluirPedido

2) Após selecionar o fornecedor e clicar em BUSCAR, é possível visualizar na coluna “operações”, o ícone de inclusão do pedido de compra, de Contrato de Fornecimento e a tabela de preços de acordo com a Negociação de Compra. Para abrir o pedido de compra clique no ícone de inclusão do pedido de compra:

 

3) Ao prosseguir com a inclusão do pedido, em Tipo de Distribuição selecione a opção MIX – CDs e Lojas:

É possível abrir esse pedido usando todos os CD que tenham linha de compra CD configurada, caso seja necessário no combo CD pedido MIX pode ser selecionado um CD especifico:

Para saber mais sobre os demais campos e sobre a busca de fornecedor, clique aqui.

Para fornecedores que estão com a regra fiscal ativa ou quando o parâmetro “Permitir que um item seja atendido por mais de um CD na linha de compra CD” estiver ativo, o pedido de compra com o tipo de distribuição MIX – CDs e Lojas só poderá ser criado utilizando um CD especifico. Além disto, não poderá ser criado com linha indefinida.

Quando o parâmetro “Permitir que um item seja atendido por mais de um CD na linha de compra CD” estiver habilitado, a opção Todas para escolha do CD é desabilitada na criação de pedido com distribuição MIX de forma que apenas um CD deve ser escolhido na seleção.

4) Clique em prosseguir:

O pedido de compra será aberto, as lojas que são atendidas pelo CD não terá o campo de quantidade pois a quantidade que será compradas para essas lojas devem ser preenchidas no campo de quantidade CD:

As lojas que não são atendidas pelo CD, porém estão na linha de compra do produto pode ter a quantidade informada para a propria loja:

5) Após definir a quantidade dos produtos, clicar no cadeado para iniciar o processo de fechamento do pedido. fechar pedido


6) O próximo passo é a manutenção das datas e local de entrega. Por padrão, os dados apresentados são: uma semana para entrega a partir da data de emissão do pedido, e a própria loja como local de entrega. Estes dados podem ser alterados.    Com o pedido fechado, é possível enviar por e-mail ou imprimir relatórios sobre o pedido e trocas.   

A cobertura é calculada levando em conta a venda média das lojas que são atendidas pelo CD. O atendimento do CD às lojas é definido na Linha de Compra CD. A sugestão de compra também é calculada para o CD. Ele leva em conta a venda média e estoque do CD mas também leva em conta as sugestões das lojas atendidas pelo CD também conforme esta definido na Linha CD. Para saber mais sobre a sugestão de compra, clique aqui.

Para fornecedores que estão com a regra fiscal ativa, o pedido de compra com o tipo de distribuição MIX – CDs e Lojas só poderá ser criado utilizando um CD especifico, onde as lojas atendidas pelo CD serão inseridas no pedido de compra conforme a linha de compra CD. Já as lojas que não são atendidas pelo CD, mas estão na linha de compra comum, somente serão inseridas no pedido, se forem do mesmo ramo de atividade e regime tributário do CD utilizado para abrir o pedido de compra.

Leave a Reply