Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Pedidos de Compra > Incluir Pedidos de Compra

Permissões de Usuário: MB__info
142 – Pedido Incluir
1899 – Selecionar referência de custo.

 

Pela tela de Incluir Pedidos de Compra é possível realizar a criação dos pedidos de compra que serão utilizados posteriormente no recebimento das mercadorias.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Pedidos de Compra > Incluir Pedidos de Compra

incluirPedido

 


Busca dos Fornecedores

Para buscar o fornecedor que se deseja criar um novo pedido, podemos usar os seguintes tipos de busca:

  • Nome do Fornecedor Divisão

 


  • CNPJ do Fornecedor Matriz

Informando o CNPJ do fornecedor Matriz, serão listadas todas as divisões deste fornecedor:

 


  • CNPJ do Fornecedor Filial

Informando o CNPJ do fornecedor Filial, serão listadas todas as divisões do fornecedor Matriz deste fornecedor:

 


2) Após selecionar o fornecedor e clicar em BUSCAR, é possível visualizar na coluna “operações” o Contrato de Fornecimento e a tabela de preços de acordo com a Negociação de Compra.

incluir_pedido


3) Ao prosseguir com a inclusão do pedido, é necessário preencher os seguintes campos:

Tipo de Pedido: De acordo com o definido, o módulo de Recebimento de Mercadorias irá identificar o CFOP da Nota Fiscal. Os tipos de pedidos são:

Tipo de Distribuição: Define será feita direto nas lojas, no Centro de Distribuição ou para empresas terceiras (Operadores Logísticos).

Número de Entregas: É permitido até 6 entregas.

Considerar estoque online: Definindo esta opção como “Sim”, no cálculo da sugestão de compra o sistema vai subtrair do estoque atual a venda que ainda não está baixada.

Usar Sugestão de Compra: Ao selecionar a opção “sim”, a quantidade sugerida será adicionada automaticamente na quantidade do produto.

Escolher Itens: Esta opção tem a função de definir se serão escolhidos os itens da linha de compra antes de criar o pedido ou se o pedido será criado com todos os itens da linha de compra.

Sugerir para X dias: Se o quadro for preenchido, o cálculo da sugestão de compra será para a quantidade de dias definida. Sendo assim, serão ignorados os dados do contrato (Prazo entrega e Intervalo de Visita) e o pedido mínimo do cadastro do produto.

Estatística de Venda: Caso seja selecionado “sim” no campo “usar sugestão de compra”, é possível definir como o sistema irá calcular a sugestão para preencher automaticamente a quantidade do produto. Há duas opções: 1-utilizar um período definido ou 2- a melhor semana entre as 6 últimas semanas.

Opções (desprezar dias em oferta): Não considerar no cálculo o período em que o produto foi vendido com preço promocional.

Venda Média Superior: Este novo período tem a função de incrementar a sugestão de compra baseada no primeiro período com uma venda média diferenciada. O sistema vai calcular a sugestão de acordo com primeiro período e aumentar a quantidade sugerida usando a diferença entre as vendas médias dos dois períodos multiplicada pela quantidade em dias do segundo período.
O  cálculo com este período de venda média superior será: SugestãoFinal = SugestãoCalculada + (FinalPeriodoSuperior – InicioPeríodoSuperior + 1) x VendaMédiaSuperior
Obs: O cálculo acima só será realizado se, de fato, a venda média do segundo período for maior que a venda média do primeiro período.

 

Atenção: No bloco Lojas, à direita, serão exibidas apenas as lojas que tiverem a opção “Habilitar operações de loja” selecionada. Essa opção fica no cadastro de pessoas, na aba Loja.


4) Antes de passar para o próximo passo, o sistema verifica se há pedidos pendentes (pedidos fechados porém não entregues) do fornecedor. Caso encontre alguma pendência, o sistema apresenta a tela de manutenção de pendências do pedido, onde é possível excluir, imprimir ou prosseguir sem alterar as pendências.

pedidos_pendentes


5) O próximo passo é a definição dos produtos e a quantidade para cada loja.

Para facilitar este processo é possível visualizar apenas a tabela de itens e esconder as abas da Central de Relatórios do Produto.

itens_pedidos

Também é possível efetuar pedidos por palete, para isso, as informações de lastro e camada devem estar preenchidas no cadastro do produto (ver Pedido de Compra por Palete).

Além das abas da central de relatórios do produto, nesta tela de pedidos há também as seguintes funções:

operacoes

  • Visão do total do pedido de compra;
  • Visão simplificada do total do pedido de compra;
  • Link para a Conta do Fornecedor;
  • Link para Solicitação de Compra da Loja;
  • Incluir Acordo Comercial do Produto (sell-in e sell-out);
  • Incluir Oferta de Produto;
  • Consultar cobertura do subgrupo (um dos tipos de relatórios do módulo Cobertura de Estoque);
  • Gráfico de vendas;
  • Consultar relatório de trocas;
  • Incluir Acordo Financeiro;
  • Ratear quantidade de itens pedidos (permite ratear a quantidade de itens pedidos entre as lojas, de modo que cada loja receba a quantia proporcional à suas vendas. Disponível apenas para pedidos em aberto);
  • Digitar a quantidade a ser pedida de acordo com o tamanho da loja;
  • Data de validade esperada (informar o responsável pelo recebimento sobre as datas de validade dos produtos que serão recebidos a partir desse pedido. Caso ocorra alguma divergência no recebimento, o comprador deverá ser informado).
  • Ocorrências do pedido (são as alterações no contrato de fornecimento).

6) Após definir a quantidade dos produtos, clicar no cadeado para iniciar o processo de fechamento do pedido.

fechar pedido


7) O próximo passo é a manutenção das datas e local de entrega. Por padrão, os dados apresentados são: uma semana para entrega a partir da data de emissão do pedido, e a própria loja como local de entrega. Estes dados podem ser alterados.

manutencao_datas_entrega2

Com o pedido fechado, é possível enviar por e-mail ou imprimir relatórios sobre o pedido e trocas.

pedido_fechado

Para efetuar operações como reabrir, excluir, imprimir pedido, acessar o módulo Pedidos de Compra: Consultar.


Entendendo o cálculo para cobertura de estoque:

Na digitação de pedidos de compra, existem informações importantes para chegar ao cálculo da cobertura de estoque.

Período de Estatística de venda utilizado na abertura do pedido:

pedidoSugestao

Digitação do pedido:

pedidoSugestaoDig

Além disso foi será informado no help da cobertura calculada, quais foram os valores utilizados para gerar a cobertura calculada:

helpProduto

Calculando a cobertura do produto

Para se saber a cobertura de um item, é feita a seguinte conta:

Estoque Atual / Venda média diária

Calculando a venda média diária

Para chegar o valor de venda média diária, é feita a seguinte conta:

  • Quantidade vendida / Quantidade de dias entre data inicial e final da estatística de venda do pedido

ou

  • Quantidade vendida / Quantidade de dias com venda do período

Para saber qual fator será utilizado na divisão, é considerado o parâmetro do cadastro de curvas:

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Compras / Cadastros / Curva ABC

cadastroDeCurvas

Quando o parâmetro Despreza Dias sem Venda estiver SIM para a curva do produto analisado, a venda média diária será calculada considerando somente os dias com venda.

No nosso exemplo o cálculo foi o seguinte:

249 (quantidade vendida) / 20 (dias com venda no período ) = 12,45

Quando o parâmetro estiver NÃO para a curva do produto analisado, a venda média diária será calculada considerando 42 dias de venda.

Para o nosso produto o cálculo seria o seguinte:

249 (quantidade vendida) / 42 ( período da estatística de venda ) = 5,93

 

 

 

 

One Response to “Incluir Pedido de Compra”

  1. Adiantamento de Pagamentos ao Fornecedor - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] criar um Pedido de Compra, utilizando o contrato que seja do tipo de pagamento adiantamento, na finalização do […]

    Responder

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