Caminho da funcionalidade no sistema:

Compras > Pedidos de Compra > Incluir

Permissões de usuário: MB__info

142 – Pedido Incluir.
1899 – Selecionar referência de custo.
2102 – Alterar período de estatística de vendas para os pedidos de compra.
2900 – Permitir desmarcar opção de limite ao pedido máximo do produto em sugestão para X dias.
3448 – Fechar pedido abaixo do faturamento mínimo por loja
3449 – Remanejar pedido com valor abaixo do faturamento mínimo com criação de pré-transferência

 

Pela tela de Incluir Pedidos de Compra é possível realizar a criação dos pedidos de compra que serão utilizados posteriormente no recebimento das mercadorias.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Acessar o menu de Compras > Pedidos de Compra > Incluir Pedidos de Compra incluirPedido


Busca dos fornecedores

Para buscar o fornecedor que se deseja criar um novo pedido, podemos usar os seguintes tipos de busca:

  • Nome do Fornecedor Divisão


  • CNPJ do Fornecedor Matriz

Informando o CNPJ do fornecedor Matriz, serão listadas todas as divisões deste fornecedor:


  • CNPJ do Fornecedor Filial

Informando o CNPJ do fornecedor Filial, serão listadas todas as divisões do fornecedor Matriz deste fornecedor:


2-) Após selecionar o fornecedor e clicar em BUSCAR, é possível visualizar na coluna “operações” o Contrato de Fornecimento e a tabela de preços de acordo com a Negociação de Compra.


3-) Ao prosseguir com a inclusão do pedido, é necessário preencher os seguintes campos:

  • Tipo de Pedido: De acordo com o definido, o módulo de Recebimento de Mercadorias irá identificar o CFOP da Nota Fiscal. Os tipos de pedidos são:
  • Número de Entregas: É permitido até 6 entregas.
  • Considerar estoque online: Definindo esta opção como “Sim”, no cálculo da sugestão de compra o sistema vai subtrair do estoque atual a venda que ainda não está baixada.
  • Usar Sugestão de Compra: Ao selecionar a opção “sim”, a quantidade sugerida será adicionada automaticamente na quantidade do produto.
  • Escolher Itens: Esta opção tem a função de definir se serão escolhidos os itens da linha de compra antes de criar o pedido ou se o pedido será criado com todos os itens da linha de compra.
  • Sugerir para X dias: Se o quadro for preenchido, o cálculo da sugestão de compra será para a quantidade de dias definida. Sendo assim, serão ignorados os dados do contrato (Prazo entrega e Intervalo de Visita) e o pedido mínimo do cadastro do produto.
  • Limitar ao pedido máximo do produto: Caso o checkbox seja marcado o ERP irá identificar qual é o menor valor entre a quantidade sugerida para X dias e o pedido máximo do produto para realizar o cálculo, por exemplo, caso o valor definido no campo “Sugerir para X dias” seja 12 e no cadastro do produto na aba “Setor de Compra” o valor de pedido máximo seja 10, o valor que será considerado no cálculo será o pedido máximo de 10 quantidades devido o mesmo ser o menor valor entre os dois.
  • Observação: Caso o checkbox seja marcado e o campo “Sugerir para X dias” não tenha sido preenchido o cálculo não irá considerar o pedido máximo do produto.
  • Data Limite Digitação: Data limite para digitar a quantidade dos itens no pedido.
  • Tipo finalidade do pedido: É possível selecionar uma finalidade que se destina o pedido de compra.
  • Estatística de Venda: Caso seja selecionado “sim” no campo “usar sugestão de compra”, é possível definir como o sistema irá calcular a sugestão para preencher automaticamente a quantidade do produto. Há duas opções: 1-utilizar um período definido ou 2- a melhor semana entre as 6 últimas semanas. Em ambas as opções o sistema não busca vendas que ocorreram há mais de 90 dias para cálculo de sugestão e outros campos de venda no pedido.
  • Opções (desprezar dias em oferta): Não considerar no cálculo o período em que o produto foi vendido com preço promocional.
  • Exibir pendências?:
    – Caso esteja marcado exibirá a tela de pendências do fornecedor.
    – Somente pendências da mesma linha de compra do pedido.
  • Estatística para incremento da sugestão: Este novo período tem a função de incrementar a sugestão de compra baseada no primeiro período com uma venda média diferenciada. O sistema vai calcular a sugestão de acordo com primeiro período e aumentar a quantidade sugerida usando a diferença entre as vendas médias dos dois períodos multiplicada pela quantidade em dias do segundo período. O  cálculo com este período de venda média superior será: SugestãoFinal = SugestãoCalculada + (FinalPeriodoSuperior – InicioPeríodoSuperior + 1) x VendaMédiaSuperior

OBS: O cálculo acima só será realizado se, de fato, a venda média do segundo período for maior que a venda média do primeiro período.

  • Exibir coluna de Transferências Pendentes na grid do Pedido: Caso esteja habilitada, a coluna “Transf. Pend” será exibida na grid do pedido de compra com a soma das quantidades pendentes de Pré-Transferência/Venda e Transferência/Venda entre lojas (Apenas pedidos criados enquanto o parâmetro estiver habilitado).
  • Adicionar outras linhas de compra: Esse campo permite adicionar os produtos da linha de compra de outros compradores no pedido de compra, desde que façam parte do mesmo fornecedor divisão e negociação selecionada.

Atenção: No bloco Lojas, à direita, serão exibidas apenas as lojas que tiverem a opção “Habilitar operações de loja” selecionada. Essa opção fica no cadastro de pessoas, na aba Loja.


4-) Ao clicar no botão prosseguir, se estiver ativa a flag “Exibir Pendências? Caso esteja marcado exibirá a tela de pendências do fornecedor” o sistema verifica se há pedidos pendentes (pedidos fechados porém não entregues) que contenham os mesmos produtos independente do fornecedor. Caso encontre alguma pendência, o sistema apresenta a tela de manutenção de pendências do pedido, onde é possível excluir, imprimir ou prosseguir sem alterar as pendências.

Informação importante: Caso o parâmetro Considerar pedidos não entregues além da vigência na manutenção de pendências e no cálculo da sugestão de compra, esteja ativo, também serão considerados os pedidos não entregues além da vigência na demonstração de pedidos pendentes na manutenção de pendências , desde que não tenha sido ultrapassada a data de vigência final do pedido e que esteja emitido dentro da quantidade de dias parametrizada em Dias além da emissão do pedido para considerar o mesmo como um pedido não entregue.  Para mais informações quanto a este parâmetro, clique aqui.

5-) Ao clicar em prosseguir caso tenha escolhido na opção “Escolher Itens” a opção  “Sim”, conforme a figura abaixo, irá ser aberta a tela que permite a seleção dos itens.

Será listado os itens da linha compra do fornecedor, apresentando o código interno, descrição e marca do produto:

O campo Filtrar Resultados pode ser usado para buscar os produtos desejados, o valor informado será buscado nas 3 colunas da lista de produto da linha de compra, sendo assim é possível buscar produtos pelo código interno, descrição ou marca do produto:

Após selecionar os itens desejados, clique em prosseguir:

6-) Ao clicar em prosseguir se o parâmetro “Demonstrar o relatório sintético da conta do fornecedor no momento da criação do pedido de compra” estiver ativo será aberta a tela com o relatório sintético da conta do fornecedor, clique aqui para saber mais sobre o parâmetro.

7-) Ao clicar em prosseguir o próximo passo é a definição dos produtos e a quantidade para cada loja. Para facilitar este processo é possível visualizar apenas a tabela de itens e esconder as abas da Central de Relatórios do Produto. itens_pedidos

Também é possível efetuar pedidos por palete, para isso, as informações de lastro e camada devem estar preenchidas no cadastro do produto (ver Pedido de Compra por Palete). Além das abas da central de relatórios do produto, nesta tela de pedidos há também as seguintes funções:

  • Cálculos de Bonificações e Verbas Financeiras
  • Visão do total do pedido de compra;
  • Visão simplificada do total do pedido de compra;
  • Link para a Conta do Fornecedor;
  • Link para Solicitação de Compra da Loja;
  • Incluir Acordo Comercial do Produto (sell-in e sell-out);
  • Incluir Oferta de Produto;
  • Consultar cobertura do subgrupo (um dos tipos de relatórios do módulo Cobertura de Estoque);
  • Gráfico de vendas;
  • Consultar relatório de trocas;
  • Incluir Acordo Financeiro;
  • Ratear quantidade de itens pedidos (permite ratear a quantidade de itens pedidos entre as lojas, de modo que cada loja receba a quantia proporcional à suas vendas. Disponível apenas para pedidos em aberto);
  • Digitar a quantidade a ser pedida de acordo com o tamanho da loja;
  • Data de validade esperada (informar o responsável pelo recebimento sobre as datas de validade dos produtos que serão recebidos a partir desse pedido. Caso ocorra alguma divergência no recebimento, o comprador deverá ser informado).
  • Ocorrências do pedido (são as alterações no contrato de fornecimento).

8 -) Após definir a quantidade dos produtos, clicar no cadeado para iniciar o processo de fechamento do pedido. fechar pedido


9-) O próximo passo é a manutenção das datas e local de entrega. Por padrão, os dados apresentados são: uma semana para entrega a partir da data de emissão do pedido, e a própria loja como local de entrega. Estes dados podem ser alterados.   Observação: O fornecedor de entrega definido será usado exclusivamente nos dados do fornecedor na impressão do pedido no formato Loja a Loja. Esta coluna é exibida somente se o parâmetro do módulo de compras chamado: “Definir o fornecedor por entrega para impressão do pedido no formato loja a loja” estiver habilitado.

Caso o parâmetro “Possibilitar que seja informada a data de faturamento em pedidos de compra e cálculo de vencimentos” esteja habilitado e o pedido de compra seja de um do tipo: Pedido de compra, Pedido de compra kit e cestas, Pedido de compra para entrega futura de produto indefinido, Pedido de compra com baixa de custo em acordos, Pedido de compra de linha indefinida, Pedido de materiais para construção ou benfeitoria ou Pedido de compra para entrega futura de linha indefinida e produto indefinido, será possível informar a data de faturamento para cada loja de cada entrega. O preenchimento será obrigatório quando a referência do prazo de pagamento for a data de faturamento do fornecedor no contrato ou em condições especiais de pagamento. Para saber mais sobre o parâmetro clique aqui.

Exceto para o usuário que tiver a permissão “Fechar pedido sem informar data de faturamento (3544)”. Também haverá o cálculo de vencimento com base na data de faturamento informada ou na data de entrega prevista, de acordo com a referência do prazo de pagamento da condição de pagamento.

Observação: A data de faturamento informada no pedido, caso a referência de prazo de pagamento for a data de faturamento, será confrontada com a data de faturamento do fornecedor no momento do recebimento da nota, impedindo o avanço da mesma enquanto não bater a data de faturamento informada no pedido com a data de emissão da nota. Para saber mais sobre o Recebimento de Mercadorias clique aqui.

Com o pedido fechado, é possível enviar por e-mail ou imprimir relatórios sobre o pedido e trocas.

Informação importante: O atual formato de impressão pedido simplificado será descontinuado futuramente, sendo substituído pelo layout Impressão do pedido simplificado (versão beta).

Para efetuar operações como reabrir, excluir, imprimir pedido, acessar o módulo Pedidos de Compra: Consultar.


Entendendo o cálculo para cobertura de estoque:

Na digitação de pedidos de compra, existem informações importantes para chegar ao cálculo da cobertura de estoque. Período de Estatística de venda utilizado na abertura do pedido:   Digitação do pedido:

pedidoSugestaoDig

Além disso foi será informado no help da cobertura calculada, quais foram os valores utilizados para gerar a cobertura calculada: helpProduto

Calculando a cobertura do produto
Para se saber a cobertura de um item, é feita a seguinte conta: Estoque Atual / Venda média diária
Calculando a venda média diária
Para chegar o valor de venda média diária, é feita a seguinte conta:

  • Quantidade vendida / Quantidade de dias entre data inicial e final da estatística de venda do pedido

ou

  • Quantidade vendida / Quantidade de dias com venda do período

Para saber qual fator será utilizado na divisão, é considerado o parâmetro do cadastro de curvas:

Caminho da Funcionalidade no Sistema: Compras / Cadastros / Curva ABC
cadastroDeCurvas

Quando o parâmetro Despreza Dias sem Venda estiver SIM para a curva do produto analisado, a venda média diária será calculada considerando somente os dias com venda. No nosso exemplo o cálculo foi o seguinte:

249 (quantidade vendida) / 20 (dias com venda no período ) = 12,45
Quando o parâmetro estiver NÃO para a curva do produto analisado, a venda média diária será calculada considerando 42 dias de venda. Para o nosso produto o cálculo seria o seguinte:
249 (quantidade vendida) / 42 ( período da estatística de venda ) = 5,93


Criando um acordo de produto sell-out no pedido de compra

No pedido de compra é possível criar um acordo de produto sell-out, o mesmo será vinculado ao pedido. Entretanto, este vínculo não tem regra de negócio relacionado ao pedido de compra, isto é, o funcionamento do sell-out não estará condicionado ao recebimento do pedido. Sendo assim, caso o pedido de compra seja excluido o acordo continuará ativo apenas o vinculo dele e do pedido de compra será desfeito. Em outras palavras, a nova opção é um facilitador de criação de acordos sell-out sem a necessidade de sair do pedido. Para criar o acordo de produto sell-out no pedido clique no ícone destacado: O sistema irá abrir a tela de criação do acordo de produto do tipo sell-out:

 

Para a confirmação do acordo, o sistema irá validar as permissões do usuário.


Ordenação por Marca do produto

É possível realizar a ordenação dos produtos presentes no pedido, considerando a marca do produto definida em seu cadastro.

Para se utilizar desta funcionalidade é necessário seguir os seguintes passos:

1-) Acesse as opções de ordenação disponíveis dentro do pedido de compra.

2-) Defina a ordenação desejada como Marca do Produto, a classificação como ascendente ou descendente, e clique em Ordenar.

3-) Os itens presentes no pedido serão reordenados, considerando a marca definida no cadastro individual de cada produto.

Para que seja visível a Marca do produto, o mesmo deve possuir em seu cadastro uma marca definida:

Na tela principal de um pedido de compra, a marca dos itens será demonstrada apenas, quando o parâmetro Demonstrar marca do produto juntamente com sua descrição , estiver habilitado. Para mais informações, clique aqui.

Informação importante: Ao se utilizar da ordenação por Marca do produto ascendente, os itens que não possuírem uma marca definida em seu cadastro, serão trazidos no início da listagem de produtos do pedido de compra.

Pesquisa de Produtos

Através do botão é possível pesquisar os produtos do pedido de compra utilizando o código de referência, descrição, código interno ou GTIN.

Para saber mais sobre o pedido de compra usando a regra fiscal, clique aqui.


Condições especiais de pagamento

As condições especiais de pagamento são cadastradas em “Compras / Cadastros / Condições Especiais de Pagamento”.

Uma vez cadastradas, será possível definir por loja participante do pedido (é necessária a permissão 3371 – Definir uma condição especial de pagamento na criação do pedido):

Esta melhoria foi feita também na API de inclusão de pedido de compra.

Também na tela acima será possível consultar e cadastrar uma nova condição especial de pagamento.

Esta opção não aparecerá quando o pedido for bonificado ou de entrega futura, também não aparecerá se o tipo de pagamento do contrato de fornecimento vinculado ao pedido for “Pagamento Adiantado”.


Faturamento Mínimo (Contrato de Fornecimento)

A partir da versão r300.01 o valor informado no Contrato de Fornecimento como Faturamento Mínimo deixará de ser apenas ser impresso no acordos comerciais. Além disso, será usado no fechamento do pedido para indicar pedidos de lojas que não tenham atingido este valor mínimo. Somente se o usuário tiver a permissão Fechar pedido abaixo do faturamento mínimo por loja poderá encerrar o pedido nesta situação.

Exemplo:

Ao fechar um pedido com valor abaixo do faturamento mínimo será demonstrado o valor do pedido em vermelho frisando que o mesmo está abaixo do faturamento mínimo

Caso o usuário não possua a permissão Fechar pedido abaixo do faturamento mínimo o botão Fechar Pedido não ficará disponível e um alerta será demonstrado explicando o porque


Remanejamento de produtos do pedido com valor abaixo do faturamento mínimo

Essa ferramenta poderá ser utilizada caso as quantidades informadas para uma loja e entrega não atinjam o valor configurado como Faturamento Mínimo no contrato de fornecimento.

Somente usuário que possuirem a permissão Remanejar pedido com valor abaixo do faturamento mínimo com criação de pré-transferência poderão realizar o procedimento.

Vale lembra que esse procedimento não é obrigatório. Se o usuário possuir a permissão Fechar pedido abaixo do faturamento mínimo será possível fechar o pedido normalmente.

Confirmando o remanejamento o sistema deve gerar uma pré-transferência/venda com os itens e quantidades em unidades que estavam na loja que está sendo remanejada. O remanejamento sempre será de uma loja para outra loja.

Exemplo:

Abaixo temos um pedido com 2 lojas e 3 entregas.

Na entrega 1 as quantidades informadas para a loja 9 não atingiram o valor mínimo definido no contrato de fornecimento (R$ 15.000,00)

Ao clicar no botão abaixo demonstrado, as quantidades informadas na loja 09 serão movidas para a loja 04:

Ao clicar em CONFIRMAR uma pré-transferência/venda será gerada automaticamente. Essa pré-transferência/venda estará vinculada ao pedido de compra.

Abaixo podemos ver a pré-transferência/venda criada após a operação


Se já houver uma pré-transferência/venda gerada a partir do pedido para algum item pedido, essa pré será remanejada também, a quantidade da loja seja remanejada incluindo o pedido de outra loja.

Exemplo:

Para o item PRODUTO 040 – ISENTO CX 18.0 a loja 4 já tinha uma pré-transferência vinculada e gerada para a loja 9 com quantidade 10 caixas / 180 unidades (pré-transferências criadas a partir do pedido sempre são criadas no produto unitário)

Depois, no fechamento do pedido, a quantidade pedida da loja 9 de 20 para este item será remanejada para a quantidade pedida da loja 4.

Nesse cenário não será gerada uma nova pré-transferência/venda para este item, e sim a quantidade deste item na pré já existente também será alterada com o remanejamento, somando a quantidade pedida que está sendo remanejada. Neste caso, passará de 10 para 30 (10+20) / 540 unidades


Não será possível realizar remanejamentos no pedido, caso as pré-transferências/vendas vinculadas a ele estejam faturadas ou enviada para faturamento na logística


Habilitando o check box Exibir coluna de Transferências Pendentes na grid de Pedido

Quando esse check box é habilitado na hora da criação do pedido, então será exibida a coluna na grid do pedido com a soma das quantidades pendentes de Pré-Transferência/Venda e Transferência/Venda entre lojas de um determinado produto.


Adicionando outras linhas de compra

Quando há compradores com linha de compra para o fornecedor selecionado, esses compradores serão exibidos no campo Adicionar outras linhas de compra e podem ser selecionados.

Após a seleção dos compradores, a grid do pedido irá exibir os produtos do comprador principal e os produtos que estão na linha de compra dos compradores selecionados anteriormente.

One Response to “Incluir Pedido de Compra”

  1. Adiantamento de Pagamentos ao Fornecedor - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] criar um Pedido de Compra, utilizando o contrato que seja do tipo de pagamento adiantamento, na finalização do […]

    Responder

Leave a Reply