A sugestão de compra é uma sugestão do sistema sobre a quantidade que deve constar no  Pedido de Compra emitido.

O sistema sempre calcula a sugestão de compra (coluna Sug.). Entretanto, para utilizá-la automaticamente no campo de quantidade, na emissão do pedido de compra o usuário deve marcar a opção “SIM” no campo “usar a sugestão de compra”. O cálculo é realizado baseado na trajetória de vendas, estoque atual, prazo de entrega e intervalos de visitas do fornecedor do produto. A seguir, estão descritos cada um dos campos que são considerados para a realização do cálculo:

Cadastro de Produtos:

No Cadastro do Produto são considerados os campos pedido mínimo (aba  setor de compras):

A estoque de segurança e o ponto extra (aba sortimento – ambos em unidades):

O fator de estoque, caso o produto seja comprado por caixa, o sistema considera a quantidade de unidades por embalagem:

Múltiplo de Compra: Esta opção é útil para os cenários onde a compra é unitária e o fornecedor só vende quantidade com um determinado múltiplo de compra. Para informar o múltiplo de compra acesse no cadastro do produto a compra unitária em um determinado fornecedor. Este múltiplo de compra vai ser demonstrado também na grade do pedido e o cálculo da sugestão sempre vai ser uma quantidade consistente com este múltiplo informado.

Contrato de Fornecimento:

No Contrato de Fornecimento são considerados os campos prazo de entrega e intervalo de visitas:

Pedido de compra:

No pedido de compra, são considerados os campos estatística de venda  (define como o sistema irá calcular a sugestão de compra.

Há duas opções:

  1. Utilizar um período definido de vendas.
  2. A melhor semana em termo de vendas entre as 6 últimas semanas) e opções – desprezar dias em oferta (não considerar no cálculo o período em que o produto foi vendido com preço promocional).

Com as informações citadas acima preenchidas corretamente e relatórios coletados no próprio sistema sobre venda média diária, curva do produto  e saldo do estoque atual, é calculada a sugestão no momento da emissão do pedido de compra.

Observação Importante: O sistema gera estatísticas de venda em até 90 dias. Logo, ao definir um período, a data inicial do período não pode ser superior a 90 dias retroativos em relação à hoje.

Outros fatores do pedido que influenciam na sugestão de compra:

Considerar Estoque Online

Sugerir para X dias

Se o quadro “Sugerir X dias” for preenchido, o cálculo da sugestão de compra será para a quantidade de dias definida. Sendo assim, serão ignorados os dados do contrato. (Prazo de entrega e intervalo de visita) e o pedido mínimo do cadastro do produto.

Limitar ao pedido máximo do produto Caso a flag “Limitar ao pedido máximo do produto” esteja marcada, o ERP passará a considerar o menor período de dias entre a quantidade de dias informado no campo “Sugerir X dias” e o período máximo do cadastro do produto. Neste exemplo a quantidade no campo é de 12 dias, porém no cadastro do produto o período máximo é 10 dias, ou seja, o ERP utilizará o período máximo do produto por ser o menor valor entre os dois dias. Caso a flag seja marcada, porém não seja informado um valor no campo “Sugerir para X dias” o cálculo a ser realizado considerará os dados de contrato e pedido mínimo do produto.  

Observação importante: Só será possível desmarcar o checkbox “Limitar ao pedido máximo do produto” mediante a permissão “2900 – Permitir desmarcar opção de limite ao pedido máximo do produto em sugestão para X dias“, caso o usuário não possua a permissão o checkbox por padrão ficará habilitado, impossibilitando desabilitação.

Período para incremento da sugestão

  O  cálculo com este período de venda média superior será: SugestãoIncrementada = SugestãoCalculadaComPeríodo01 + (FinalPeriodo02 – InicioPeríodo02 + 1) x VendaMédiaPeríodo02 Na grade do pedido, os dados relacionados ao período de venda média superior serão demonstrados conforme abaixo:

Cálculo de sugestão de Compra para Pedidos Cross Docking

No cálculo de sugestão de compra do pedido Cross Docking (distribuição CD) o sistema utiliza a seguinte formula:

Sugestão de compra pedido Cross Docking = Cálculo comum de sugestão da loja – Distribuição pendente – Quantidade em lote do CD para a loja

Quantidade de distribuição pendente: É a quantidade distribuída do pedido do tipo distribuição CD com distribuição programada que esteja pendente isto é, onde o pedido não está totalmente recebido pelo CD, está em vigor, e seu contrato permite receber saldo.

Quantidade em lotes do CD destinados para a loja: Quantidade do item que esteja presente (seja qual for a embalagem da caixa ou em unidades) em lotes do CD que estejam destinados para esta loja.

Quantidade de estoque em trânsito: Quantidade de estoque em trânsito para a loja.

Cálculo de sugestão de Compra para Pedidos Mix CDs e Lojas

A Sugestão de um CD no pedido com distribuição Mix é calculada da seguinte forma:

Se a Venda Média da loja CD for igual a ZERO, e o parâmetro Usar o estoque de segurança e ponto extra como base para calcular a sugestão de compra se o produto não tiver venda média, estiver desabilitado:

Sugestão = Cálculo Comum Sugestão das lojas atendidas – Estoque do CD na embalagem negociada – Pedido Pendente CD na embalagem negociada – Estoque em Trânsito na embalagem negociada

Se a Venda Média da loja CD maior que ZERO, ou igual a ZERO com o parâmetro habilitado:
Sugestão =  Cálculo Comum Sugestão da loja CD + Cálculo Comum Sugestões das lojas atendidas

 

Forma de cálculo comum da sugestão de compra

Agora que já informamos os campos que são usados no cálculo de sugestão de compra, apresentamos agora a forma de cálculo comum da mesma:

Sugestão = [(Cobertura Mínima – Cobertura para Sugestão) * Venda Média UN / Fator Estoque] + (Dias incremento * Venda Média do incremento)

Onde:

Cobertura Mínima = Prazo de Entrega do contrato + Intervalo de Visita do contrato + Estoque mínimo do produto em dias

Sendo que “Estoque mínimo do produto em dias” é o maior valor entre:

  • Pedido mínimo do cadastro de produto
  • (Estoque de Segurança Loja + Ponto Extra Loja) / Venda Média UN

Caso o pedido seja compra para X dias, a cobertura mínima é a quantidade X informada, no entanto, caso tenha sido habilitada a opção de limitar ao pedido máximo, o sistema somente usara a quantidade X se ela for menor que o pedido máximo, caso contrário, será usado o pedido máximo do produto.

Cobertura para Sugestão = (Saldo Estoque Total UN + Pedidos Pendentes UN + Estoque em Trânsito UN) / Venda Média UN 

Se a venda média for igual a Zero, e o parâmetro Usar o estoque de segurança e ponto extra como base para calcular a sugestão de compra se o produto não tiver venda média, estiver desabilitado, a sugestão de compra será ZERO. Para mais informações quanto a este parâmetro, clique aqui.

Com o parâmetro habilitado, o cálculo será realizado da seguinte forma:

Sugestão = [(Estoque de segurança + Ponto Extra – Saldo Estoque Total UN – Pedidos Pendentes UN – Estoque em Trânsito UN) / Fator Estoque] + (Dias incremento * Venda Média do incremento)

Se o saldo de estoque total for negativo, o sistema usa este valor negativo no cálculo. Atualmente não é zerado o estoque quando ele é negativo.

Venda Média UN é gerada no período de estatística do pedido (máximo 90 dias) e, dependendo da curva do produto, poderá desprezar ou não os dias sem venda. O arredondamento para cima ou para baixo também é definido pela curva.

É possível  também desprezar as vendas em oferta dependendo da habilitação deste parâmetro na criação do pedido.

Se a estatística for a melhor venda nas últimas 6 semanas, então a o sistema vai calcular a melhor semana e vai demonstrar no title do produto do pedido, na loja, a quantidade venda nesta melhor semana.

Se o cálculo final da sugestão resultar negativo, ou a venda média for Zero estando o parâmetro desabilitado, então a sugestão será Zero.

Se o produto não tiver um histórico de venda nos últimos 90 dias, como por exemplo a compra de um produto novo, ou a compra de um produto sazonal (ex: natalinos), a sugestão resultará Zero. O ERP ainda não usa o período sazonal.

Quanto à parte que trata do incremento de sugestão de compra:

Dias de Incremento = Data final de incremento – Data inicial de incremento + 1
Venda Média do incremento = Venda média considerando o período de incremento

Exemplo de cálculo comum de sugestão

Sugestão = [(Cobertura Mínima – Cobertura para Sugestão) * Venda Média UN / Fator Estoque] + (Dias incremento * Venda Média do incremento)
Cobertura Mínima = Prazo de Entrega + Intervalo de Visita + Estoque mínimo do produto em dias = 3 + 7 + 7  = 17
Cobertura para Sugestão = (Saldo Estoque Total UN + Pedidos Pendentes UN+ Estoque em Trânsito UN) / Venda Média UN
Cobertura para Sugestão = (240 + 0 + 0 ) / 26,759  = 8,9689
Sugestão = (17 – 8,9689) * 26,759 / 12 +   0 * 0 = 17,90

Arredondamento para preenchimento de quantidade sugerida

No cadastro de curva ABC temos a coluna de Arredondamento de Compra:


O Arredondamento de Compra define o gatilho de arredondamento para cima da sugestão de compra no campo de quantidade do produto no pedido.

Exemplo:
Arredondamento de Compra para a classificação do produto na curva ABC: 0,20
Cálculo da sugestão do produto: 10,4

Antes de definir se a sugestão será arredondada para cima ou para baixo, o sistema irá separar a parte decimal da inteira na sugestão inicial:

Parte Inteira: 10
Parte Decimal: 0,4

Feito isso, o sistema irá verificar se a Parte Decimal é maior que o Arredondamento de Compra. Se sim, o sistema irá acrescentar o valor 1 a quantidade inteira (arredondamento para cima). No nosso exemplo acima, a sugestão final será 11. Mas, se a parte decimal for menor ou igual ao arredondamento, o sistema irá usará apenas a quantidade inteira da sugestão inicial (arredondamento para baixo). No nosso exemplo acima, caso o Arredondamento de Compra fosse 0,40 (ou maior que isto), a sugestão final será 10.

Para arredondar sempre para baixo, informe como arredondamento de compra o valor 1,00 e, para arredondar sempre para cima, informe valor 0,00.

Em caso de dúvidas, por favor contate nosso suporte.

Comments are closed.