Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Conta Comercial do Fornecedor > Transferência

Permissões de Usuário:

2 – Acordo Comercial Incluir

5 – Acordo Comercial Consultar

690 – Crédito Conta Fornecedor

1340 – Acordo Comercial Financeiro

1465 – Acordo Comercial Estornar

1466 – Anistia Estornar

1743 – Gerar Acordo com Valor Maior que Permitido para o Fornecedor

1866 – Estornar Acordo Financeiro

2222 – Transferências de Acordos Comerciais para Acordos Financeiros

2341 – Reabrir Pedido de Compra com Acordos Vinculados

2552 – Acesso ao Módulo Acordo Financeiro

3701 – Transferências de Acordos Comerciais para Acordos Financeiros – Creditar em outro fornecedor

 

Na Conta Comercial do Fornecedor, há a opção para efetuar transferências de Acordos Comerciais para Acordos Financeiros, ou seja, uma dívida que o fornecedor iria pagar em mercadorias pode ser convertida para que possa efetuar o pagamento financeiramente (dinheiro, cheque, etc.).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Conta Comercial do Fornecedor > Transferência

2) Preencha os campos necessários para criação do acordo:

  • Fornecedor/Divisão (Acordo Financeiro) *
  • Fornecedor/Divisão (Conta Comercial)
  • Setor de compra *
  • Tipo de lançamento (Acordo Financeiro) *
  • Tipo de lançamento (Conta Comercial): Campo disponível apenas se o campo “Fornecedor/Divisão (Conta Comercial)” estiver preenchido.
  • Data do acordo
  • Data de vencimento
  • Tipo de cobrança *
  • Forma de Pagamento*: Esta opção é habilitada após informar o Tipo de Cobrança
  • Prioridade
  • Modelo de acordo comercial *: Existem dois modelos para impressão (Financeiro e comercial)
  • N°. do pedido
  • N.º de Acordo
  • N.º de Acordo Produto
  • CNPJ na impressão do acordo *: Nesse campo será sugerido automaticamente o CNPJ da matriz do fornecedor, e será listado o CNPJ das filias, caso necessário alterar, basta clicar no combo e alterar o CNPJ selecionado.
  • Representante
  • Descrição do Acordo (opcional e impresso somente em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2)
  • Negociador: (opcional e impresso em acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2 e, em ambos os modelos de impressão, será informado seus dados no campo de assinatura)
  • Quantidade Parcelas

* Campos obrigatórios para inclusão de um acordo.

Informação importante: Não serão listadas divisões que estejam com o status Inativo. Para mais informações a respeito de status de divisão, clique aqui.

Quitar a duplicata automaticamente

Quando selecionada a forma de pagamento “Depósito em C/C“, será ativado o campo Quitar a duplicata automaticamente. Este por padrão traz a opção Não, porém quando alterado para Sim, na confirmação  do lançamento, as duplicatas de cobrança geradas serão automaticamente quitadas como um depósito em conta, com data de quitação, de recebimento e de movimento bancário iguais à data do acordo informada.

3) Após preencher todos os dados clique em PROSSEGUIR COM O LANÇAMENTO DO ACORDO

4) Agora devemos informar o valor da transferência e no campo observação, devemos informar o motivo do acordo:

5) Após o preenchimento dos dados, devemos clicar em CONFIRMAR seguido de SIM:

6) Após inclusão da transferência, o sistema gera duplicata a receber e créditos na Conta Comercial do Fornecedor. É possível visualizar seus números, realizar a impressão do acordo, enviar o acordo por e-mail e incluir um novo acordo se necessário:

7) Informe os e-mails para onde deseja enviar os acordos gerados e se necessário é possível informar uma mensagem:

  • O e-mail sugerido é o e-mail comercial do representante, caso tenha sido informado na criação do acordo. Se o representante tiver mais que um e-mail comercial cadastrado, somente o primeiro e-mail comercial é que virá preenchido e não todos os e-mails informados no cadastro.
  • É possível modificar o email a ser enviado.
  • Para enviar múltiplos e-mails, separe-os com ponto e vírgula (‘;’).
  • O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais aos representantes.
  • Os dados modificados não serão gravados.

8) Clique em Enviar:

O sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação

E no e-mail informado chegará a mensagem:

E os acordos em anexo:


9) Para imprimir o acordo, clique no ícone de impressão:

  • A impressão do acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 1 quando o usuário criador possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:

Ex: Impressão com pagamento a vista.


  • A impressão do acordos com modelos comerciais que utilizam o modelo de impressão 2 é semelhante a imagem abaixo:

Ex: Impressão de acordo com pagamento à vista.

É possível vincular cláusulas ao modelo que será usado no acordo:

Desta forma, havendo cláusulas vinculadas no modelo selecionado na criação do acordo financeiro, haverá uma quebra de página para demonstração das cláusulas a partir da segunda página, antes das assinaturas:

Modelo 01 e 02 com cláusulas:

Modelo 01

Modelo 02


Exemplo:

Foi feito um acordo comercial de entrada de um novo produto no valor de R$ 1.000,00. Porém, o valor entregue em mercadoria foi apenas de R$ 800,00 e o fornecedor não terá condições de enviar o restante da mercadoria como bonificação. Nesse caso, é realizada uma transferência do saldo desse acordo comercial para um acordo financeiro para que o fornecedor possa acertar a quantia de R$ 200,00 em dinheiro.

Na inclusão, deverá informar o valor do acordo financeiro e no campo “Observação” o motivo do acordo. Deve-se também informar o CNPJ do fornecedor, visto que o mesmo pode ter mais de uma divisão. Quando o acordo for negociado para pagamento parcelado, poderá informar as parcelas.

É possível também incluir o número do pedido que motivou este acordo. Para tal, basta inserir um número de pedido existente e fechado que possua o mesmo fornecedor divisão que foi selecionado para o lançamento do acordo, caso contrário, uma mensagem de erro será exibida. O número do pedido só pode ser preenchido caso o fornecedor divisão também esteja preenchido.

Após inclusão do acordo financeiro, o sistema gera duplicata a receber e créditos na conta comercial do fornecedor.

Na coluna “Operações” da consulta, é possível ativar, inativar, visualizar a observação, imprimir, estornar ou visualizar as partidas dobradas dos lançamentos realizados.


Transferência informando N° de Acordo ou N° de Acordo de Produto

Ao informar o campo N° de Acordo ou N° de Acordo de Produto o ERP demonstrará os movimentos da conta do fornecedor ativos que possuem o número informado.

1) Após preencher o campo Fornecedor/Divisão (Acordo Financeiro) e ao menos uma loja, será possível preencher o campo  N° de Acordo ou N° de Acordo de Produto


2) Caso o N° de Acordo ou N° de Acordo de Produto não pertença ao Fornecedor informado, ou não existam movimentos ativos para as lojas selecionadas, não será possível prosseguir


3) Caso existam movimentos ativos, será possível PROSSEGUIR com a geração da transferência


4) Conforme mencionado acima, foram listados os movimentos da conta do fornecedor vinculados ao N° de Acordo ou N° de Acordo de Produto informado


5) É possível selecionar movimentos específicos clicando sobre eles


6) Ou até mesmo utilizar o botão SELECIONAR TODOS LANÇAMENTOS


7) Ao clicar em PROSSEGUIR o valor da transferência será preenchido com base nos movimentos selecionados, e não será possível alterar


8) Para concluir a operação clique em CONFIRMAR


9) Os movimentos origem selecionados e o movimento de Crédito gerado na conta do fornecedor, ficaram com o status Transferido


10) Na visão Completa ou Financeira, o movimento financeiro gerado junto com o acordo, também ficará com o status Transferido


Observação:

O estorno do acordo comercial de transferência não estorna o acordo financeiro. Da mesma forma, o estorno do acordo financeiro não estorna o acordo comercial.

 

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