Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Trocas > Descarte Estoque de Trocas

Permissões de Usuário: MB__info

1820 – Descarte de Estoque de Trocas

 

Pela tela de Descarte de Estoque de Trocas é possível retirar o estoque de trocas do produtos e enviar para o descarte (lixo).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Trocas > Descarte Estoque de Trocas

2-) Buscar: para localizar os produtos para descarte que estão no estoque de trocas, é necessário utilizar os filtros de Loja e Fornecedor/Divisão

 


É listar os produtos da troca utilizando as seguintes combinações:

  • Uma Loja e um Fornecedor;

  • Uma Loja e Múltiplos Fornecedores;

  • Múltiplas Lojas e um Fornecedor;


Ao selecionar o produto e informar a quantidade que deseja retirar, que deve ser a mesma ou inferior ao estoque de trocas do produto;

selecionar

3-) Confirmar: deverá clicar para confirmar o descarte;

confirmar

Pela Central de Relatórios do Produto é possível visualizar o lançamento de descarte do item:

central

Descarte de Estoque de Trocas com nota fiscal

Para lojas do estado de São Paulo e Paraná ao efetuar o Descarte do estoque de trocas será obrigatório o faturamento da nota fiscal de perda, furto ou deteriorização ( 5.927 ), conforme Decreto nº 61.720/2015 (DOE-SP 18/12).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Trocas > Descarte Estoque de Trocas

descarteEstoqueTrocas

2-) Buscar: para localizar os produtos para descarte que estão no estoque de trocas, é possível usar os filtros de Loja e Fornecedor/Divisão

descarteEstoqueTrocasForn

Ao selecionar o produto e informar a quantidade que deseja retirar, que deve ser a mesma ou inferior ao estoque de trocas do produto:

produtoDescarte

3-) Confirmar: deverá clicar para confirmar o descarte. Conforme explicado anteriormente para esse processo será gerada uma nota fiscal automaticamente.


Informações adicionais da nota fiscal:

Nota_Fiscal_e_Escrita_Fiscal_Descarte_Estoque_Trocas


Descarte de Estoque de Trocas Utilizando Lote de Separação de Trocas

É possível se utilizar de lotes de separação de trocas, para efetuar o descarte de estoque de trocas de uma loja específica.

Para se utilizar desta funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Inicialmente deve ter sido gerado um lote de trocas para a loja e fornecedor a serem utilizados, através da tela de Lotes de Separação de Trocas.

2-) Ao acessar a tela de Descarte Estoque de Trocas , selecione uma loja específica e o fornecedor desejado.

3-) Em seguida, será apresentado um campo chamado Lotes de separação de trocas, onde serão listados todos os lotes referente aquele fornecedor e loja, que estejam com status SEPARADO.

4-) Após selecionar um mais lotes desejados, clique em BUSCAR.

5-) Após a busca ser concluída, serão apresentados os produtos e quantidades presentes nos lotes de trocas selecionados, onde os itens já estarão pré-selecionados em tela.

Informação Importante:

Para realizar a alteração de seleção e quantidade dos itens originados de lotes de trocas, é necessária a permissão 3513- Descarte de Estoque de Troca – Alterar Quantidades e seleção de itens vindos de lotes de separação.

6-) Caso um produto presente no lote selecionado, não possua saldo de trocas, o usuário não poderá prosseguir com a busca, se não possuir a permissão 3529- Descarte de Estoque de Troca – Ignorar itens do lote de separação sem saldo para o fornecedor.

7-) Caso o usuário possua a permissão, os produtos presentes no lote, que não possuem saldo de trocas, serão ignorados e apresentados na parte superior da tela.

8 -) Após realizar a confirmação e o faturamento da Nota fiscal, o lote de trocas terá seu status alterado para UTILIZADO, assim como a forma de utilização, e nota fiscal gerada serão registrados.

Informações importantes:

  • Caso a nota faturada seja cancelada, o status do lote de separação de trocas retornará para SEPARADO, possibilitando uma nova utilização.

Lojas a qual a UF não realiza a geração de nota fiscal de perdas, o comportamento será o seguinte:

  • O status do lote de trocas será atualizado para UTILIZADO, porém a coluna Nota Fiscal permanecerá em branco.

Descarte de Estoque de Trocas para lojas do Distrito Federal ou Goiás

Assim como o estado de São Paulo o sistema irá emitir uma nota fiscal sem destaque do ICMS, para as mercadorias adquiridas para industrialização ou comercialização que forem objeto de perecimento, deterioração, roubo, furto, extravio, autoconsumo ou utilização em fim alheio à atividade do estabelecimento.

Além de emitir a Nota Fiscal, o contribuinte deverá estornar o crédito do ICMS realizado por ocasião de entrada da mercadoria no estabelecimento, conforme dispõe o artigo 60  RICMS-DF/1997 do Distrito Federal e do artigo 59 do RCTE-GO/1997 de Goiás.

Nota fiscal do Distrito Federal:

Ajuste de ICMS do Distrito Federal:

Nota fiscal de Goiás:

Ajuste de ICMS de Goiás:


Descarte de Estoque de Trocas para lojas da Bahia ou Espírito Santo

Em notas fiscais originadas a partir deste módulo onde o estado da loja emitente é Bahia ou Espírito Santo, a descrição da natureza de operação da nota será Estorno de Crédito:

Loja da Bahia:


Loja do Espírito Santo:


Descarte de Estoque de Trocas para lojas do Mato Grosso

Em notas fiscais originadas a partir deste módulo onde o estado da loja emitente é Mato Grosso a descrição da natureza de operação da nota será Lançamento baixa estoque, perca ou roubo e irá possuir a mensagem Mercadoria impropria para consumo – ICMS recolhido antecipado garantido integral – DECRETO N.1.738/2003:

Descarte de Estoque de Trocas para lojas de Regime Tributário Simples Nacional

Em notas fiscais originadas a partir deste módulo para as lojas de Regime Tributário Simples Nacional as notas fiscais de Nota fiscal de baixa de estoque por perda, roubo ou deterioração serão emitida com CSOSN 900

Comments are closed.