Estoques e NF-e / Trocas / Descarte de Transporte
1904 – Controle de Trocas Incluir – Descarte Forçado
Através da tela de Descarte de Transporte será possível realizar a emissão da Nota Fiscal de Avaria quando a transportadora for a responsável pela avaria.
Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:
Acessar o menu Estoques e NF-e / Trocas / Descarte de Transporte
Na tela inicial da Declaração de Importação, temos as seguintes opções:

- Aba Dados Gerais:
- Loja: Selecione a loja onde ocorreu a avaria.
- Período: Informe o período que a NF foi emitida.
- Número da Nota: Informe o número da NF de origem. Aqui podem ser informada qualquer nota fiscal como referência, desde que seja ou uma nota de entrada que ocorreu na loja ou nota de saída emitida pela loja.
- Transportadora: Informe a transportadora para qual será emitida a Nota Fiscal.

Após preenchido os dados clicar no botão .

- Aba Produtos
- Quantidade: Informar a quantidade que sofreu avaria nos itens correspondente

Após informado as quantidades , clique no botão .

Quando a regra fiscal não for encontrada será requisitado a sua solicitação de criação, após o cadastramento reprocesse para dar seguimento no lançamento da avaria de transporte.

Validações:
- A quantidade informada do item deteriorado não poderá ser maior que a quantidade disponível da nota. Frisando que a quantidade disponível da nota será o saldo dela (quantidade da nota ou quantidade recebida subtraindo as devoluções vinculadas)
- Não será possível definir uma nota de referência caso ela tenha vinculada a ela, como nota originada, nota de descarte de transporte, compra entre lojas ou de entrada de transferência entre lojas que não estejam canceladas ou recusadas.
- A NF de origem deverá estar autorizada pela Sefaz.



Quando a NF referenciada (nota de origem) for as operações : Venda Comum, Venda Balcão e Venda do Força de Venda ocorrerá a movimentação de baixa de estoque em sua ficha:


Para as demais operações quando associada não ocorrerá movimentação na ficha estoque pois esta nota não substituirá a nota fiscal de perda. Portanto, quando a nota fiscal de descarte de transporte não movimentar estoque, significa que, além desta nota, será necessário ainda realizar lançamento de descarte do item, através do descarte forçado ou através do descarte do estoque de trocas.
A partir da versão r322.01 erá possível definir quais valores adicionais será composto ou removido do custo da mercadoria de Nota Fiscal de Descarte de Transporte.
Para realizar essa configuração acesse o cadastro da pessoa , na aba transportadora de cargas defina os valores adicionais que serão considerados para compor o custo.

Obs: Os tipos de nota informados abaixo, não serão exibidos na consulta de nota fiscal de referencia para emissão de nota de Descarte :
DESCRICAO | OBS |
Nota fiscal de devolução de compra após o recebimento | |
Nota fiscal de devolução de compra no ato do recebimento | |
Nota fiscal de devolução de compra consignada | |
Nota fiscal de devolução de venda entre lojas | |
Nota fiscal de transferência de saída | Com CFOP 5209 ou 6209 |