Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Compra Após Recebimento
Pela tela de Nota Fiscal de Devolução de Compra Após Recebimento é possível realizar a emissão de notas fiscais de devolução de produtos sendo eles do estoque de vendas ou previamente lançados no módulo de trocas .
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Devoluções > Nota Fiscal de Devolução de Compra Após Recebimento
2) Para emissão deste tipo de nota fiscal devemos preencher antes alguns filtros:
- Loja: Neste filtro o usuário informará a qual loja pertence o estoque de trocas para emissão da nota fiscal.
- Tipos de Produtos:
- Mercadorias: Utilizando este filtro serão listadas notas fiscais que possuírem produtos que estejam em seu cadastro o tipo VENDA.
- Consumo: Utilizando este filtro serão listadas notas fiscais que possuírem itens de consumo que não controla estoque.
- Bens: Utilizando este filtro serão listadas notas fiscais que possuírem produtos do tipo ATIVO.
- Estoque de Origem: Neste campo é possível selecionar qual será o estoque de origem que será utilizado para fazer a nota de devolução após o recebimento, pode ser pelo estoque origem de venda ou de trocas. A opção Estoque de Venda somente é apresentada, quando o tipo de produto selecionado é Mercadoria.
- Fornecedor: Neste campo o usuário deverá informar para qual fornecedor a nota fiscal será emitida.
- Divisões: Neste campo o usuário deverá informar qual a divisão do fornecedor a nota fiscal será emitida.
- Produto(s): Este campo é apresentado após selecionar a opção Estoque de Venda no estoque de origem e informar um Fornecedor. Em produtos, é possível buscar um ou mais produtos para realizar a devolução. Contudo, somente serão apresentados na busca, itens com estoque disponível maior que zero e que podem ser devolvidos para o fornecedor selecionado, conforme definido no cadastro do produto na aba de Trocas.
- Emissão da Nota Fiscal de Origem: Neste campo é possível informar o período de entrada da nota fiscal de origem a ser mencionada na nota fiscal de devolução. Por padrão o período de busca é de 6 meses a partir da data de devolução.
Para continuar os passos para emissão da nota fiscal de devolução de mercadorias após o recebimento, clique sobre o tipo de estoque origem que será utilizado para realizar a devolução:
Emissão da Nota Fiscal de Devolução com Estoque Origem de Troca:
Após escolhermos loja, fornecedor e divisão, ao prosseguir serão listados os produtos e a ultima nota fiscal recebida para o produto da troca:

Quando aparece no campo do fornecedor o texto CNPJ – Não encontrado é porque no período escolhido não foram encontradas notas fiscais de origem.
Para corrigir essa informação o usuário deverá clicar no ícone de busca para que seja possível buscar notas fiscais mais antigas para emissão:

Está busca será feita com base no parâmetro “Período para busca de notas fiscais de origem para devolução de troca”, do módulo “Estoques e NF-e“.
Após confirmar o item selecionado irá para a lista de produtos com CNPJ de fornecedores cadastrados:

Após selecionar os produtos que deseja incluir na nota fiscal:

Clicando sobre prosseguir o usuário será direcionado ao faturamento de nota fiscal:

Além de emitir nota ficais de devolução o usuário pode Enviar para conta do fornecedor os valores referentes aos produtos selecionados.
Enviar para conta do fornecedor

Geração de acordos para lojas de São Paulo ou Paraná
Para lojas do estado de São Paulo e Paraná ao clicar em enviar os produtos para a conta do fornecedor, gerando um Acordo Comercial Comum ou Acordo Comercial Financeiro, será obrigatório o faturamento da nota fiscal de perda, furto ou deteriorização ( 5.927 ), conforme Decreto nº 61.720/2015 (DOE-SP 18/12).
1 – Acordo Comercial Comum

Ao clicar em CONFIRMAR o usuário será enviado para o preview da nota fiscal:

Para completar a operacão clique em
Informações adicionais da nota fiscal:

2 – Acordo Comercial Financeiro

Ao clicar em Confirmar o usuário será enviado para preencher os dados do Acordo Financeiro.

Ao clicar em Gerar Acordo o usuário será enviado para o preview da nota fiscal:

Para completar a operacão clique em
Após a nota faturada é possível visualizar a Duplicata e a Nota Fiscal.


Informações adicionais da nota fiscal:

Geração de acordos para lojas da Bahia ou Espírito Santo
Em notas fiscais originadas a partir deste módulo onde o estado da loja emitente é Bahia ou Espírito Santo, a descrição da natureza de operação da nota será Estorno de Crédito:
Acordo Comum:


Acordo Financeiro:


Para facilitar a busca desses tipos de nota fiscal, foi criado os tipos “Nota fiscal de acordo comercial” e “Nota fiscal de acordo financeiro“


Emissão da Nota Fiscal de Devolução com Estoque Origem de Vendas:
Após escolhermos loja, selecionar a opção “Estoque de Vendas” em estoque origem, o fornecedor e divisão, será apresentado o filtro de produtos:

Utilize os filtros da busca de produtos para encontrar os produtos que serão devolvidos:

Após confirmar a seleção, clique em prosseguir.
Será listados os produtos e a ultima nota fiscal recebida:

Para alterar a nota de origem o usuário deverá clicar no ícone de busca para que seja possível buscar notas fiscais mais antigas para emissão:

Selecione o item que será devolvido, informe uma quantidade a ser devolvida e clique em prosseguir será direcionado para faturamento de nota fiscal:

//teste

Quando aparece no campo do fornecedor o texto CNPJ – Não encontrado é porque no período escolhido não foram encontradas notas fiscais de origem.
Para corrigir essa informação o usuário deverá clicar no ícone de busca para que seja possível buscar notas fiscais mais antigas para emissão:

Está busca será feita com base no parâmetro “Período para busca de notas fiscais de origem para devolução de troca”, do módulo “Estoques e NF-e“.