Caminho da Funcionalidade no Sistema: Estoque > Transferência Interna
Permissões de Usuário: MB__info 228 – Transferência Interna Consultar 229 – Transferência Interna Incluir 230 – Transferência Interna para Consumo 231 – Transferência Interna para Insumo 1406 – Faturar Nota Fiscal


A Transferência Interna tem como objetivo movimentar o estoque de um produto a fim de registrar a operação de insumo ou consumo do mesmo. A opção de Consumo deve ser utilizada para o lançamento de transferência interna dos produtos que serão consumidos. Será contabilizada, caso a conta contábil do produto não seja igual a conta contábil do setor de transferência. A opção de Insumo deve ser utilizada para o lançamento de transferência interna dos produtos que serão utilizados para compor a fabricação de outro produto. Será contabilizado o CMV.

Centro de Distribuição (CD) que tem o parâmetro Usa Endereçamento Logístico habilitado, devem realizar o lançamento das Transferências Internas pela versão mobile.
 


Para utilizar a ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o módulo Estoque > Transferência Interna


2) Agora devemos preencher os filtros Loja, Estoque de Origem e Setor de Transferência para PROSSEGUIR com a transferência:


Caso setor de transferência escolhido cadastrado anteriormente seja do tipo Consumo ou Insumo, o tipo de transferência escolhido será apresentado para poder prosseguir com a operação:


Caso contrário a seguinte mensagem será exibida:


3) Agora devemos escanear ou preencher o GTIN do produto e clicar em BUSCAR:


4) Após a coleta do GTIN, serão listados os endereços logísticos onde o produto informado está localizado:


5) Clicando sobre um dos endereços logísticos, é possível visualizar os detalhes do mesmo:


6) Após selecionar o endereço desejado e preencher a quantidade, devemos clicar em ADICIONAR PRODUTO:

Validações:

A quantidade informada deve ser menor ou igual ao saldo do endereço logístico selecionado;

A quantidade informada deve ser menor ou igual ao limite configurado no parâmetro Quantidade máxima por produto permitida para transferência interna.


7) Após adicionar o item, é possível visualiza-lo clicando em PREVIEW DA TRANSFERÊNCIA:
Itens já incluídos e seus detalhes:


8) Para concluir o processo devemos clicar em GERAR TRANSFERÊNCIA:


Caso o tipo transferência escolhido seja Insumo, após clicar em GERAR TRANSFERÊNCIA, a transferência será gerada e uma mensagem de sucesso será exibida:


Caso o tipo transferência escolhido seja Consumo, após clicar em GERAR TRANSFERÊNCIA, uma nota fiscal de descarte será gerada:
 

Quando, na inclusão de uma Transferência Interna para Consumo, tiver itens do tipo consumo cuja destinação seja uso e consumo, estes itens não serão inseridos na nota fiscal de perda de forma que:

  • Se o lançamento tiver somente itens nesta situação, não haverá nota de perda;
 

É possível efetuar a leitura do código de barra de etiqueta balança com o parâmetro “Quantidade de dígitos considerado como PLU na coleta de uma etiqueta de balança”, habilitado, no processo de Transferência Interna realizada nas operações de loja.
E também, será possível utilizar um dispositivo Android para coletar o código utilizando a sua câmera, para isso basta clicar no ícone do código de barras.

Para saber mais sobre o menu Parâmetros do Módulo Varejo, por favor clique aqui


Já, ao configurar o parâmetro “Leitura de códigos de etiquetas de balança na Execução da Ordem de Separação e Conferência”, será possível realizar a leitura de código de barra de etiqueta balança no processo de Transferência Interna nas operações realizadas no Centro de Distribuição.



Para saber mais sobre o menu WMS Parâmetros, por favor clique aqui

Nota Fiscal Baixa Estoque Por Perda, Roubo Ou Deterioração (São Paulo / Paraná)

O governo paulista, por meio de Decreto nº 61.720/2015 (DOE-SP 18/12), instituiu a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal nos casos de perecimento, deterioração, roubo, furto, extravio, autoconsumo ou utilização em fim alheio à atividade do estabelecimento de mercadoria em estoque.

A partir de 1º de janeiro de 2016, será exigida a emissão de Nota Fiscal com o CFOP 5.927, sem destaque do ICMS, para as mercadorias adquiridas para industrialização ou comercialização que forem objeto de perecimento, deterioração, roubo, furto, extravio, autoconsumo ou utilização em fim alheio à atividade do estabelecimento.

Além de emitir a Nota Fiscal, o contribuinte deverá estornar o crédito do ICMS realizado por ocasião de entrada da mercadoria no estabelecimento, conforme dispõe o artigo 67 do RICMS/SP.
Vale ressaltar que até 31/12/2015 no Estado de São Paulo, não é permitida a emissão de Nota Fiscal para as ocorrências acima citadas.

Nota Fiscal Baixa Estoque Por Perda, Roubo Ou Deterioração (Bahia / Espírito Santo)

Em notas fiscais originadas a partir deste módulo onde o estado da loja emitente é Bahia ou Espírito Santo, o CFOP da nota fiscal será 5.949 – Estorno de Crédito:

Loja da Bahia:

Loja do Espírito Santo:

Nota fiscal de baixa de estoque por perda, roubo ou deterioração (Goiás)

Para as notas fiscais originadas do Estado de Goiás, o CFOP será “5.949 – Transposição de estoque” e com a informação adicional da nota incluída a informação “Nota fiscal emitida nos termos do RCTE-GO/1997, art. 162, V“, conforme dispositivo legal.

Nota fiscal de baixa de estoque por perda, roubo ou deterioração (Distrito Federal)

Para as notas fiscais originadas do Distrito Federal, o CFOP será “5.949 – Transposição de estoque” e com a informação adicional da nota incluída a informação “Nota fiscal emitida conforme CF/1988, art. 155, caput, XII; RICMS-DF/1997, art. 3º, § 3º”, conforme dispositivo legal.

Leave a Reply