A Transferência Interna tem como objetivo movimentar o estoque de um produto a fim de registrar a operação de insumo ou consumo do mesmo. A opção de Consumo deve ser utilizada para o lançamento de transferência interna dos produtos que serão consumidos. Será contabilizada, caso a conta contábil do produto não seja igual a conta contábil do setor de transferência. A opção de Insumo deve ser utilizada para o lançamento de transferência interna dos produtos que serão utilizados para compor a fabricação de outro produto. Será contabilizado o CMV.
Para utilizar a ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o módulo Estoque > Transferência Interna
2) Agora devemos preencher os filtros Loja, Estoque de Origem e Setor de Transferência para PROSSEGUIR com a transferência:
Caso setor de transferência escolhido cadastrado anteriormente seja do tipo Consumo ou Insumo, o tipo de transferência escolhido será apresentado para poder prosseguir com a operação:
Caso contrário a seguinte mensagem será exibida:
3) Agora devemos escanear ou preencher o GTIN do produto e clicar em BUSCAR:
4) Após a coleta do GTIN, serão listados todos os endereços e fatores de embalagem disponíveis para o produto pesquisado:
5) Clicando sobre um dos endereços logísticos, é possível visualizar os detalhes do mesmo:
6) Após selecionar o endereço desejado e preencher a quantidade, devemos clicar em ADICIONAR PRODUTO:
A quantidade informada deve ser menor ou igual ao saldo do endereço logístico selecionado;
A quantidade informada deve ser menor ou igual ao limite configurado no parâmetro Quantidade máxima por produto permitida para transferência interna.
7) Após adicionar o item, é possível visualiza-lo clicando em PREVIEW DA TRANSFERÊNCIA:
Itens já incluídos e seus detalhes:
8) Para concluir o processo devemos clicar em GERAR TRANSFERÊNCIA:
Caso o tipo transferência escolhido seja Insumo, após clicar em GERAR TRANSFERÊNCIA, a transferência será gerada e uma mensagem de sucesso será exibida:
Caso o tipo transferência escolhido seja Consumo, após clicar em GERAR TRANSFERÊNCIA, uma nota fiscal de descarte será gerada:
-
Se o lançamento tiver somente itens nesta situação, não haverá nota de perda;
É possível efetuar a leitura do código de barra de etiqueta balança com o parâmetro “Quantidade de dígitos considerado como PLU na coleta de uma etiqueta de balança”, habilitado, no processo de Transferência Interna realizada nas operações de loja.
E também, será possível utilizar um dispositivo Android para coletar o código utilizando a sua câmera, para isso basta clicar no ícone do código de barras.

Para saber mais sobre o menu Parâmetros do Módulo Varejo, por favor clique aqui

Já, ao configurar o parâmetro “Leitura de códigos de etiquetas de balança na Execução da Ordem de Separação e Conferência”, será possível realizar a leitura de código de barra de etiqueta balança no processo de Transferência Interna nas operações realizadas no Centro de Distribuição.


Para saber mais sobre o menu WMS Parâmetros, por favor clique aqui

Nota Fiscal Baixa Estoque Por Perda, Roubo Ou Deterioração (São Paulo / Paraná)
O governo paulista, por meio de Decreto nº 61.720/2015 (DOE-SP 18/12), instituiu a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal nos casos de perecimento, deterioração, roubo, furto, extravio, autoconsumo ou utilização em fim alheio à atividade do estabelecimento de mercadoria em estoque.
A partir de 1º de janeiro de 2016, será exigida a emissão de Nota Fiscal com o CFOP 5.927, sem destaque do ICMS, para as mercadorias adquiridas para industrialização ou comercialização que forem objeto de perecimento, deterioração, roubo, furto, extravio, autoconsumo ou utilização em fim alheio à atividade do estabelecimento.
Além de emitir a Nota Fiscal, o contribuinte deverá estornar o crédito do ICMS realizado por ocasião de entrada da mercadoria no estabelecimento, conforme dispõe o artigo 67 do RICMS/SP.
Vale ressaltar que até 31/12/2015 no Estado de São Paulo, não é permitida a emissão de Nota Fiscal para as ocorrências acima citadas.
Nota fiscal de baixa de estoque por perda, roubo ou deterioração (Goiás)
Para as notas fiscais originadas do Estado de Goiás, o CFOP será “5.949 – Transposição de estoque” e com a informação adicional da nota incluída a informação “Nota fiscal emitida nos termos do RCTE-GO/1997, art. 162, V“, conforme dispositivo legal.
Nota fiscal de baixa de estoque por perda, roubo ou deterioração (Distrito Federal)
Para as notas fiscais originadas do Distrito Federal, o CFOP será “5.949 – Transposição de estoque” e com a informação adicional da nota incluída a informação “Nota fiscal emitida conforme CF/1988, art. 155, caput, XII; RICMS-DF/1997, art. 3º, § 3º”, conforme dispositivo legal.