Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Cadastros > Cadastro de Parâmetros de Logística

Permissões de Usuário: MB__info

2147 – Cadastro de Parâmetros de Logística 

 

Pela tela de Cadastro de Parâmetros de Logística é possível configurar alguns processos utilizados na logística por cada loja da rede.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de WMS > Cadastros > Cadastro de Parâmetros de Logística

Primeiramente é necessário selecionar qual loja deverá ser configurada;

logistica

 


Ao acessa a loja desejada, algumas opções podem ser marcadas:

 


Geração de lotes de demanda no recebimento de cargas:

Quando selecionado, significa que todas as notas fiscais com Lançamento conjugado em Operador Logístico, terão lotes gerados automaticamente de acordo com as quantidades recebidas.


Usa endereçamento logístico

Quando a loja seleciona essa opção, significa que quando um novo lote for gerado para envio as lojas ou movimentação de estoque, o sistema informará ao usuário qual a menor data de validade, e onde o produto está localizado caso esteja endereçado:

menorDataEndereco

 


Estratégia de Prioridade na Separação

 

Selecionando a opção Usa endereçamento logístico, será possível escolher o parâmetro Estratégia de Prioridade na Separação, por padrão caso opção esteja desmarcada o parâmetro será Data de Validade.

  • Quando o parâmetro estiver selecionado como Data de Validade” a lógica de separação priorizará a menor data de validade para cada produto do lote.
  • Quando o parâmetro estiver selecionado como Data de Validade e Endereço com Maior Quantidade” a lógica priorizará os endereços onde o produto estará com menor data de validade, e em seguida os que tiverem maior quantidade para cada produto do lote.

Fazer a distribuição logística levando em conta o estoque endereçado como saldo de estoque

 

Selecionando a opção Usa endereçamento logístico, será possível escolher o parâmetro fazer a distribuição logística levando em conta o estoque endereçado como saldo de estoque, por padrão estará desabilitado.

 

Quando esta opção for habilitada, o sistema considerará o estoque endereçado como saldo do estoque. Desta forma, a mercadoria que estiver no endereço de armazenagem não será considerado no saldo.

 


Loja CD usa endereço para armazenagem

Quando está opção é habilitada, os seguintes módulos são afetados:


Preencher automaticamente quantidades e datas de validade no recebimento de transferências/vendas emitidas pelo Operador Logístico/CD com endereçamento logístico

Habilitando este parâmetro, quando houver uma distribuição forçada de Operador logístico(com endereçamento logístico) para lojas filiais da loja contratante, ou de um Centro de distribuição(com endereçamento logístico) para outra loja da rede, a nota de transferência/venda terá as quantidades e datas de validade salvas para serem preenchidas automaticamente no romaneio de recebimento quando a nota for lançada na loja destino pelo processamento da NFe.


Configurando dias de reposição, cobertura e exposição mínima:

Para que os lotes sejam gerados automaticamente, é necessário configurar para cada curva, quantos dias devem ser usados para reposição e cobertura de cada loja.

diasCobertura

Conforme imagem acima foi definido que para os produtos da curva A1 será considerado no cálculo de demanda 10 dias de reposição e 3 dias de cobertura.

Além disso o usuário pode definir se a exposição mínima do produto deve ser considerada no cálculo :

expoMinima


Impressão de etiqueta de endereço logístico

 

Com a opção  Descritivo selecionada o código de barra é gerado com o descritivo completo do endereço, ou seja ao utilizar o scanner para realizar a leitura da barra de código será retornado como exemplo o endereço “930.405.1.1.10.1.1″.

Se caso selecionado a opção Numérico o código de barra é gerado por uma “chave – key” do endereço logístico, no qual é controlado internamente pelo Bluesoft ERP. Ao utilizar o scanner para realizar a leitura da barra de código será retornado a chave como exemplo a chave “77879”, essa chave será utilizada para consultar o endereço logístico internamente. Lembrando que ao utilizar este padrão não será alterado o padrão visual do descritivo que é impresso na etiqueta.

 


Envio dados do motorista

 

Com o parâmetro ativado o arquivo XML da NF-e será gerado com os dados do motorista “Nome e CPF”.

 

Dias de Cobertura da Exposição Mínima

 

Ao informar a quantidade em dias no campo, ao gerar uma distribuição forçada por destinatário e selecionando a opção que deseja incluir produtos sugeridos para distribuição, é realizado o calculo abaixo para conferir se o estoque atual atende o(s) dia(s) de cobertura de exposição mínima.

CEM = (EA – PE)/MVD

CEM = (6004 – 300) / 1480,57 =3,852570294, resultado em dias

No resultado do calculo acima é realizado em unidade, onde o produto em questão não será gerado quantidade para ressuprimento, pois o estoque atual atende 3,85 dias, vamos supor que foi parametrizado 2 dias de exposição mínima,  irá  sugerir quantidade para ressuprimento só quando o estoque do produto não poder atender 2 dias de venda.

Legenda

CEM = Cobertura Exposição Minima

EA = Estoque Atual

PE = Ponto Extra

MVD = Media de venda

 

 

Quantidade da exposição mínima a ser considerada no cálculo de Dias de Cobertura Exposição Mínima

Exemplo de utilização:

Vamos supor que foi parametrizada com 2 dias de cobertura de exposição mínima e foi informado a quantidade de 5700 unidade de exposição mínima.

 

Ao gerar uma distribuição forçada por destinatário e selecionando a opção que deseja incluir produtos sugeridos para distribuição, se a quantidade de exposição mínima do produto for menor que a informada no parâmetro será desconsiderado o cálculo “Dias de Cobertura de Exposição Mínima”.

Neste exemplo o produto possui uma exposição mínima de 5704 maior que a informada no parâmetro, logo não é desconsiderado o calculo “Dias de Cobertura de Exposição Mínima”, porem não será sugerido quantidade para ressuprimento, pois o estoque atual atende 3,85 dias, e no parâmetro foi informado para gerar sugestão quando a exposição mínima não atende 2 dias.

7 Responses to “Cadastro de Parâmetros de Logística”

  1. Inventário Estoque de TerceirosPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] Para saber mais sobre Cadastro de Parâmetros de Logística clique AQUI. […]

    Responder
  2. Transferência Interna: Centro de Distribuição com endereçamento logístico - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] de Distribuição (CD) que tem o parâmetro Usa Endereçamento Logístico habilitado, devem realizar o lançamento das Transferências Internas pela […]

    Responder
  3. Controle de Trocas - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] de Distribuição (CD) que tem o parâmetro Usa Endereçamento Logístico habilitado,  o lançamento das trocas deve ser feito pela versão […]

    Responder
  4. Separação de Lotes Logísticos - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] usada para separação será conforme o parâmetro selecionado no Cadastro de Parâmetros de Logística, sendo possível utilizar a estratégia Data de validade (Para cada produto a […]

    Responder
  5. Gerenciamento de Endereços Logísticos - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] e parâmetro definido Descritivo ou Numérico, duvidas sobre parâmetro Clique aqui. […]

    Responder

Leave a Reply