A Transformação Automática no Recebimento de Mercadorias, tem como objetivo automatizar a operação de transformação de produtos, dispensando assim a necessidade dos lançamentos manuais.
Ao confirmar uma nota fiscal do tipo Recebimento de Mercadorias, que possua um produto configurado corretamente, o ERP realizará automaticamente a saída do produto origem de acordo com as configurações da transformação, e entrada no produto (s) destino.
Transformação automática na prática
Para que os próximos passos funcionem, a primeira coisa é definir no cadastro da transformação que a mesma será feita de forma automática
Nesse exemplo, vamos receber uma nota fiscal com 50 caixas do produto KIT SHAMPOO BLUESOFT LV 3 GRATIS 1 CONDICIONADOR
Após a confirmação da nota fiscal, o ERP fará automaticamente saída do produto origem KIT SHAMPOO BLUESOFT LV 3 GRATIS 1 CONDICIONADOR
E a entrada nos produtos destinos SHAMPOO BLUESOFT 350ML e CONDICIONADOR BLUESOFT 350ML
Neste tipo de transformação, o estorno da operação acontece com o cancelamento da nota fiscal de origem:
Excessões na transformação automática
Em alguns casos a transformação automática deixará de acontecer, mesmo que o produto recebido esteja configurado corretamente.
1) Se, por acaso, com a entrada da nota, o saldo de estoque ficar com saldo menor que a quantidade a ser transformada.
No exemplo acima, seriam necessárias 600 unidades do KIT SHAMPOO BLUESOFT LV 3 GRATIS 1 CONDICIONADOR para realização da transformação automática. Nesse cenário uma alerta será gravado nas ocorrências da nota fiscal:
Frisando que o sistema vai validar se há saldo de estoque através do saldo disponível, isto é, considerando estoque reservado, estoque em terceiro e futuro.
2) A loja trabalha com Endereçamento Logístico
3) A nota fiscal recebida é de tipo diferente de Recebimento de Mercadorias (ex. transferência entre loja entrada)
4) Recebimento de produtos que não controlam estoque.