10 – Venda a Clientes Consultar
816 -Venda a Clientes sem Cupom
1405 -Alterar Preço de Venda do Produto na Nota Fiscal
1682 -Alterar Custo de Venda de itens do Ativo imobilizado
1821 -Alterar Valor do Frete da Nota Fiscal
1867 -Alterar Data de Saída da Nota Fiscal
A Venda a cliente comum – Bonificação, Brinde ou Doação tem como objetivo possibilitar ao usuário emitir notas fiscais de Doação/ Brinde para os clientes
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Operação> Notas fiscais> Vendas> Venda a cliente> Comum
Tipos de produtos: Mercadorias
Emissor: Loja
Tipo de Operação: Bonificação, Brinde ou Doação
Venda para: Remessa para distribuição
Data de Saída: Informar a data de saída
Clicar no botão Prosseguir
2) Será aberta a tela de seleção de Produtos a Faturar, para a seleção do(s) produto(s) desejados, para selecionar os produtos basta clicar no ícone .
Será aberta a tela de Pesquisa de Produtos, podendo buscar por descrição, Gtin, código interno, setor de compra ou curva do produto ao selecionar o filtro de busca, clicar no botão Buscar:
Após a busca será exibido o produto selecionado, basta clicar no botão Confirmar seleção.
3) Depois de selecionar o produto, será necessário informar a quantidade e clicar no botão Prosseguir.
4) Será aberta a tela de Faturamento da nota fiscal, basta confirmar os dados e clicar no botão Faturar nota fiscal.
O usuário visualizará a tela de confirmação, neste momento poderá ser cancelada a operação ou efetiva-lá, para efetivar clicar no botão Sim e enviar para a SEFAZ, para cancelar a operação clicar no botão Não.
Após a emissão da nota fiscal é feita a baixa no estoque, gerado a escrituração da nota fiscal e contabilização.
Contabilização
Será necessário fazer o mapeamento da conta Despesas com Doação de Mercadorias, que se encontra no mapeamento contábil.
Reforma Tributária
A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Venda a Cliente Comum” para operações de “Bonificação, Brinde ou Doação” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Esta atualização abrange as destinações “Consumidor Final”, “Revenda” e “Remessa para Distribuição”
Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro do cliente selecionado. Caso o parâmetro ‘Regra Fiscal’ do cliente esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados ou em branco, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e.
O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de “Bonificação, Brinde ou Doação”, buscando as configurações fiscais (Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) diretamente do cadastro do NCM de cada produto. Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui.
No “Preview dos Impostos” da tela “Venda a Cliente Comum”, serão exibidos os valores de CBS e IBS para cada item, bem como os totais

Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos


O XML da NF-e gerado incluirá as tags e e suas filhas, populadas com os dados da operação, conforme a Nota Técnica (NT) 2025.002 v1.01. Para notas de devolução, o XML conterá tags de CBS/IBS com valores proporcionais à quantidade devolvida.
Situações de regimes especiais (diferimento, suspensão, imunidade, monofásico, crédito presumido) não têm o cálculo detalhado no escopo atual; seus campos específicos no XML devem ser preenchidos com valores zerados ou default