Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Pessoas

Financeiro > Cadastros > Cartões de Crédito/Débito > Administradora

Financeiro > Cadastros > Cartões de Crédito/Débito > Autorizadora

Financeiro > Cadastros > Cartões de Crédito/Débito > Cartões

Financeiro > Cartões > Negociações de Cartões (Taxas e Prazos)

Financeiro > Fechamento de Caixa

Financeiro > Tesouraria Loja

Financeiro > Cartões > Manutenção e Baixa de Cartões

Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartões de Crédito (EDI) > Conciliação de Comprovantes de Venda

Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartões de Crédito (EDI) > Conciliação de Ordens de Crédito

Permissões de Usuário: MB__info

Para acessar as permissões para cada etapa do fluxo, vá no ícone superior de Ações e em seguida Permissões

Carteiras digitais, são aplicativos que permitem que os usuários façam pagamentos mobile em estabelecimentos físicos e online.

Ao efetuar compras em estabelecimentos físicos, os usuários devem simplesmente aproximar seus dispositivos smartphones à maquininha de cartão para concretizar o pagamento. Também é possível realizar o pagamento com a leitura de um QR Code.

Assim, não é preciso carregar uma carteira no bolso o tempo todo, já que os métodos de pagamento estão disponíveis em meios digitais.

 

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1º Parte – Cadastro da pessoa sendo a Carteira Digital (Ex: Ifood, epay, Rappi etc)

Faça o cadastro da pessoa no menu: CRM > Cadastros > Pessoas.  Preencher os dados iniciais na aba Dados Gerais e salvar, com isso irá habilitar as demais abas para poder continuar o preenchimento das informações complementares. (Neste post falaremos apenas das informações de cadastro da pessoa necessárias para a ativar a carteira digital no Bluesoft ERP).

Na aba Tipo de pessoa, habilitar as duas opções de Tipo de Pessoa:

  • Administradora do cartão
  • Autorizadora de cartão

Como Administradora Cartão – Pois assim nas operações o sistema irá entender que a carteira digital será a administradora do cartão, para saber mais sobre Administradora de cartões clique aqui.

Neste momento ja poderá definir qual o valor máximo permitido para alteração de taxa durante a baixa automática de cartões pelo EDI, falaremos mais sobre a integração EDI ao final:

Como Autorizadora de Cartão: Pois a carteira digital será responsável pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira. Clique aqui, para saber mais.

Neste momento é necessário definir qual é o código de integração da autorizadora que será usado nos cupons fiscais pela integração com frente de caixa, caso não souber poderá informar um numero qualquer, mas na integração terá problemas de integração e deverá ajustar o código posteriormente.

Após cadastrar o código de integração, deverá na aba Autorizadora de Cartão informar como SIM na opção Autorizadora de Carteira Virtual:

2º Parte – Cadastrar os cartões através do caminho: Financeiro > Cadastros > Cartões de Crédito/Débito > Cartões.

Clicar em incluir cartão e fazer os cadastros para quantos cartões a carteira digital trabalhar, ou seja, administra e autoriza.

Abaixo os campos para preenchimento:

Após incluir as informações, clicar em incluir para o cartão ser incluído na base:

 

3º parte – Cadastrar a negociação de cartões através do caminho: Financeiro > Cartões > Negociações de Cartões (Taxas e Prazos)

Essa parte será para definir as regras de negociação envolvidas entre sua empresa e a carteira digital, as principaos informações serão as taxas de despesas envolvidas, os prazos de liquidação, dentre outras:

  • Selecionar a autorizadora, informar vigência, descrição, quantidade de parcelas e selecionar o cartão cadastrado anteriormente

  • Selecionar as lojas para qual a negociação será utilizada:

 

  • Preencher com os valores da taxa fixa da negociação e taxa fixa por transação e o tipo por parcela e suas porcentagens

  • Informar tipo de corte de período, tipo de movimento bancário, e os prazos para as parcelas

  • Informar as contas bancárias nas lojas que serão usadas para fazer o recebimento e clicar em salvar:

  • Após salva a negociação poderá fazer a consulta para saber as informações ou fazer edições caso necessário:

4º Parte – Nesse etapa iremos apenas mostrar duas vendas incluídas no Fechamento de caixa utilizando a Carteira Digital Bluesoft cadastrada e não todo o processo de fechamento e conciliação da tesouraria, para sabermos mais sobre Fechamento de caixa, clique aqui.

Fechamento de caixa com o movimento:

Conciliação da tesouraria:

Não detalharemos o processo completo de fechamento de caixa e conciliação da tesouraria, só exemplificamos para evidenciar que para os próximos passos as vendas deverão estar baixadas, o caixa fechado e tesouraria conciliada, para baixar os cartões.

 

5º Parte – Nesta parte iremos exemplificar a conciliação dos registros de carteira digital feito manualmente:

  • Acessar o menu: Financeiro > Cartões > Manutenção e Baixa de Cartões

Faça a seleção dos filtros para localizar os registros de cartões da Carteira Digital em questão, selecionar e prosseguir para baixa. Observe nesta tela que poderão ser vistos os valores versus dados das taxas que foram calculados através da negociação cadastrada na parte 3 desse ajuda.

  • Verifique os registros e dados novamente na próxima tela e prossiga:
  • Na próxima tela terá mais detalhes consolidados de dados, conta de banco, valores e taxas, datas de depósitos e demais ajustes que poderão ser feitos para efetivar a baixa:

  • Após todas as conciliações terá feito a baixa de cartões:

No Controle bancários os lançamentos de recebimentos apontados para conciliação do extrato:

Observação: Abaixo segue a contabilização da operação início ao fim desde a venda até a depósito e as taxas:

Poderá estornar a baixa realizada sempre que for preciso para novos ajustes, devendo após refazer a baixa seguindo os passos novamente:

Parte 6 – A maioria das carteiras digital possuem integrações por arquivo (EDI), para assim a conciliação e liquidações serem feitas de forma automática. A Bluesoft ja possui essa funcionalidade de integração, bastará a carteira digital em questão fornecer os arquivos, assim caso não estivermos adequados para leitura dos arquivos, faremos análise para que nosso time avalie a possibilidade de realizar a integração automática dos arquivos via EDI.

  • Na tela abaixo é onde é feito a conciliação automática dos cartões. Para saber mais clique aqui.

Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartões de Crédito (EDI) > Conciliação de Comprovantes de Venda

  • Na tela abaixo é onde é feito a conciliação automática dos cartões. Para saber mais clique aqui.

Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartões de Crédito (EDI) > Conciliação de Ordens de Crédito

 

Qualquer dúvida, por gentileza entrar em contato com a nossa equipe de suporte para saber mais sobre como funciona as Carteiras Digitais no Bluesoft ERP.

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