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Permissões de Usuário: MB__info

1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado
1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado
 954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas
1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central
264 – Contrato Financeiro Alterar
262 – Contrato Financeiro Consultar
263 – Contrato Financeiro Incluir

Os contratos financeiros de consumo de água são utilizados para incluir despesas referentes aos serviços de água e saneamento básico consumidos pelas lojas.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Contrato sem Nota Fiscal

Na tela de Consulta de Contratos, clicar no botão Incluir e em seguida selecionar a opção “Consumo de Água”

Após selecionar a opção, clicar no botão Prosseguir.

  1. Tipo de Contrato: exibe o tipo de contrato que foi selecionado anteriormente;
  2. Subtipo do Contrato: permite selecionar um subtipo de contrato para ser associado ao contrato cadastrado. Para saber mais sobre subtipo, clique aqui;
  3. Prestador do Serviço: permite selecionar o prestador de serviço;
  4. Periodicidade: Permite selecionar entre as opções Eventual ou Recorrente;
  5. Período de Vigência: permite informar o período de vigência para este contrato. Selecionando a opção “recorrente” na opção anterior, é possível definir prazo de vigência final como indeterminado;
  6. Valor: permite selecionar entre “valor fixo” ou “variável”. Caso seja selecionada a opção “valor fixo”, o usuário deverá informar o valor para o contrato. As despesas terão sempre o valor informado e não permitirá valores diferentes;
  7. Valor Máximo por Lançamento: permite estipular um valor máximo para cada lançamento de despesa deste contrato;
  8. Descrição: define uma descrição para facilitar a identificação do contrato;
  9. Permite adiantamento: define se o contrato poderá ter adiantamentos ou não;
  10. Loja pode criar Lançamento: define se os lançamentos de despesas poderão ser feitas para todas as lojas determinadas ou apenas a central poderá fazer os lançamentos;
  11. Contrato exige nota fiscal?: Desmarcar a opção para não gerar nota fiscal;
  12. Forma de pagamento: Permite informa uma forma de pagamento padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  13. Quantidade de parcelas: Número de parcelas padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  14. Prazo para parcela: Prazo de parcela padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado.
  15. Vincular um orçamento: Este checkbox só é habilitado quando a Periodicidade é Eventual e o Valor do lançamento é fixo.
    Ao habilitar este checkbox, após selecionar as lojas será possível vincular um orçamento financeiro  e o valor ao contrato.  Este valor ficará como comprometido no orçamento e ao lançar uma despesa por este contrato o valor ficará como realizado. Os orçamentos serão vinculados por loja. Para saber mais sobre orçamento, clique aqui;
  16. Modelo de contrato: Permite selecionar um modelo de contrato. Este modelo irá influenciar na impressão do contrato. Para saber mais sobre modelo de contrato, clique aqui;
  17. Prosseguir: Após preencher as informações do contrato, clique em .
  1. Lojas: permite selecionar quais lojas poderão fazer lançamentos para esse contrato.
  2. Permite Ratear Pagamento: define se o valor da despesa poderá ou não ser rateado entre as lojas selecionadas.
  3. Prosseguir: Após selecionar as opções, clique em .

Será exibida a seguinte tela:

  1. Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da despesa;
  2. Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
  3. Conta Contábil Origem (Despesa): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da despesa;
  4. Conta Contábil Destino (Passivo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da despesa.
  5. Salvar: Após preencher os campo, clique em .

Para incluir uma nova despesa de consumo de água com base no contrato criado. Primeiramente localize-o através da tela de consultas, feito isso, clique no botão Incluir Despesa:

  1. Número do documento: esse campo deve ser preenchido com o número do documento da conta de água que foi recebida;
  2. Data de emissão: data de emissão da despesa;
  3. Base de cálculo de INSS Retido: valor utilizado como base para cálculo do INSS, se houver;
  4. Valor total de impostos retidos: valor de impostos que será calculado de acordo com o campo anterior;
  5. Valor total sem retenções: valor da despesa sem retenções de impostos;
  6. Valor total da operação: Valor total da despesa;
  7. Prosseguir: Após preencher os campos acima, clique em .

Será exibida a seguinte tela:

Nessa tela, é possível definir diversas informações que serão utilizadas para geração da duplicata:

  1. Parcelas: quantidade de parcelas para a despesa;
  2. Valor Total: valor total da despesa, conforme preenchido na tela anterior. Esse valor poderá ser alterado automaticamente caso sejam preenchidos os campos referentes a desconto, juros ou multa.
  3. Desconto: valor de desconto da despesa;
  4. Juros: valor de juros da despesa;
  5. Multa: valor de multa da despesa;
  6. Descritivo: descritivo que será exibido na duplicata, conforme preenchido no momento da inclusão do contrato;
  7. Nº do Documento: número do documento, conforme preenchido na tela anterior;
  8. Loja Pagadora: loja responsável pelo pagamento da despesa;
  9. Prioridade: prioridade de pagamento da despesa, podendo ser Normal ou Baixa;
  10. Tipo de Cobrança: define se a cobrança da duplicata será feita via banco ou carteira (dinheiro);
  11. Forma de Pagamento: permite definir a forma de pagamento que será utilizada para quitação da despesa;
  12. Conta Contábil de Origem: conta contábil que será utilizada como origem para a duplicata, conforme preenchido no contrato;
  13. Conta Contábil de Destino: conta contábil que será utilizada como destino para a duplicata, conforme preenchido on contrato;
  14. Centro de Resultado: Centro de Resultado para o qual a despesa será aplicada;
  15. Porcentagem: porcentagem da despesa que será aplicada ao centro de resultado selecionado.
  16. Prosseguir: Após preencher os campos acima, clique em .
  1. Parcela: mostra a quantidade de parcelas que serão geradas para essa despesa;
  2. Nº do Documento: exibe o número do documento preenchido anteriormente;
  3. Descritivo: Exibe o descritivo que foi preenchido anteriormente;
  4. Competência: competência financeira para qual será gerada a despesa;
  5. Dada de Vencimento: data de vencimento da despesa;
  6. Valor Nominal: valor bruto da despesa;
  7. Desconto: total de descontos da despesa;
  8. Juros: total de juros da despesa;
  9. Multa: valor total de multa da despesa;
  10. Valor Líquido: valor líquido de despesa que irá gerar o valor da duplicata;
  11. Ocorrências: permite incluir uma ocorrência na duplicata que será gerada;
  12. Gerar Duplicatas: Após confirmar os dados acima, clique em .

Contrato com Nota Fiscal

Na tela de Consulta de Contratos, clicar no botão Incluir e em seguida selecionar a opção “Consumo de Água”

  1. Tipo de Contrato: exibe o tipo de contrato que foi selecionado anteriormente;
  2. Subtipo do Contrato: permite selecionar um subtipo de contrato para ser associado ao contrato cadastrado. Para saber mais sobre subtipo, clique aqui;
  3. Prestador do Serviço: permite selecionar o prestador de serviço;
  4. Periodicidade: Permite selecionar entre as opções Eventual ou Recorrente;
  5. Período de Vigência: permite informar o período de vigência para este contrato. Selecionando a opção “recorrente” na opção anterior, é possível definir prazo de vigência final como indeterminado;
  6. Valor: permite selecionar entre “valor fixo” ou “variável”. Caso seja selecionada a opção “valor fixo”, o usuário deverá informar o valor para o contrato. As despesas terão sempre o valor informado e não permitirá valores diferentes;
  7. Valor Máximo por Lançamento: permite estipular um valor máximo para cada lançamento de despesa deste contrato;
  8. Descrição: define uma descrição para facilitar a identificação do contrato;
  9. Permite adiantamento: define se o contrato poderá ter adiantamentos ou não;
  10. Loja pode criar Lançamento: define se os lançamentos de despesas poderão ser feitas para todas as lojas determinadas ou apenas a central poderá fazer os lançamentos;
  11. Contrato exige nota fiscal?: Marcar a opção para gerar Nota Fiscal;
  12. Tipo de nota fiscal de serviço: Selecione a opção: Nota Fiscal de Consumo de Água Canalizada (modelo 29)
  13. Número do laudo: Insira o número do laudo;
  14. Percentual de aproveitamento do crédito: Cado haja percentual de aproveitamento de crédito, insira a porcentagem correspondente;
  15. ICMS: Selecione o valor do ICMS da Nota Fiscal;
  16. PIS: Selecione valor do PIS;
  17. COFINS: Seleciono o valor do COFINS;
  18. Forma de pagamento: Permite informa uma forma de pagamento padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  19. Quantidade de parcelas: Número de parcelas padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  20. Prazo para parcela: Prazo de parcela padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado.
  21. Vincular um orçamento: Este checkbox só é habilitado quando a Periodicidade é Eventual e o Valor do lançamento é fixo.
    Ao habilitar este checkbox, após selecionar as lojas será possível vincular um orçamento financeiro  e o valor ao contrato.  Este valor ficará como comprometido no orçamento e ao lançar uma despesa por este contrato o valor ficará como realizado. Os orçamentos serão vinculados por loja. Para saber mais sobre orçamento, clique aqui;
  22. Modelo de contrato: Permite selecionar um modelo de contrato. Este modelo irá influenciar na impressão do contrato. Para saber mais sobre modelo de contrato, clique aqui;
  23. Prosseguir: Após preencher as informações do contrato, clique em .
  1. Lojas: permite selecionar quais lojas poderão fazer lançamentos para esse contrato.
  2. Permite Ratear Pagamento: define se o valor da despesa poderá ou não ser rateado entre as lojas selecionadas.
  3. Prosseguir: Após selecionar as opções, clique em .

Será exibida a seguinte tela:

  1. Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da despesa;
  2. Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
  3. Conta Contábil Origem (Despesa): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da despesa;
  4. Conta Contábil Destino (Passivo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da despesa.
  5. Salvar: Após preencher os campo, clique em .

Para incluir uma nova despesa de consumo de água com base no contrato criado. Primeiramente localize-o através da tela de consultas, feito isso, clique no botão Incluir Despesa:

Será aberta uma tela com as seguintes informações:

  1. CPF/CNPJ: Insira o numero do CPF/CNPJ do prestador de serviço;
  2. Número: Insira o número da nota fiscal;
  3. Série: Insira o número da série da nota fiscal;
  4. Sub Série: Insira o número da sub série da nota fiscal;
  5. Data de emissão: Selecione a data de emissão da Nota Fiscal;
  6. Data da prestação: Selecione a data de prestação de serviço;
  7. Prosseguir: Após preencher os todos os campos, clique em .

Será apresentada uma nova tela com as seguintes informações:

  1. Classe de consumo: Selecione a classe de consumo corresponde;
  2. CFOP: Selecione o Código de Classificação Fiscal da Operação;
  3. Número da nota fiscal: exibe o mesmo número que foi preenchido no campo “documento” na tela anterior;
  4. Série: exibe o número de série da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
  5. Subsérie: exibe o número de subsérie da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
  6. Chave NFS-e: Insira o numero da chave de acesso da Nota Fiscal;
  7. Código de verificação: Insira o número do protocolo de autorização de uso;
  8. Data da emissão: data da emissão da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
  9. Data da prestação do serviço: data de prestação do serviço da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
  10. Valor de Despesas não tributadas: valor de despesas, desconsiderando a tributação;
  11. Valor de despesas acessórias: valor de despesas extras da nota fiscal;
  12. Valor total da operação: valor total da nota fiscal;
  13. Base de calculo de PIS/COFINS: Valor utilizado para base de calculo de PIS/COFINS;
  14. PIS: alíquota de PIS para a nota fiscal;
  15. Valor do PIS: valor do PIS, conforme alíquota preenchida;
  16. COFINS: alíquota de CONFINS para a nota fiscal;
  17. Valor do COFINS: valor do CONFINS, conforme a alíquota preenchida;
  18. Base do ICMS: valor de Base para o ICMS. Esse campo só deverá ser preenchido caso a empresa tenha laudo técnico para apropriação do crédito;
  19. ICMS: porcentagem de crédito que será aproveitado;
  20. Valor do ICMS: valor do ICMS referente à Nota Fiscal, conforme base e alíquota preenchidos nos campos anteriores;
  21. Prosseguir: Após preencher corretamente os campos acima, clique em .
  1. Parcelas: quantidade de parcelas para a despesa;
  2. Valor Total: valor total da despesa, conforme preenchido na tela anterior. Esse valor poderá ser alterado automaticamente caso sejam preenchidos os campos referentes a desconto, juros ou multa.
  3. Desconto: valor de desconto da despesa;
  4. Juros: valor de juros da despesa;
  5. Multa: valor de multa da despesa;
  6. Descritivo: descritivo que será exibido na duplicata, conforme preenchido no momento da inclusão do contrato;
  7. Nº do Documento: número do documento, conforme preenchido na tela anterior;
  8. Loja Pagadora: loja responsável pelo pagamento da despesa;
  9. Prioridade: prioridade de pagamento da despesa, podendo ser Normal ou Baixa;
  10. Tipo de Cobrança: define se a cobrança da duplicata será feita via banco ou carteira (dinheiro);
  11. Forma de Pagamento: permite definir a forma de pagamento que será utilizada para quitação da despesa;
  12. Conta Contábil de Origem: conta contábil que será utilizada como origem para a duplicata, conforme preenchido no contrato;
  13. Conta Contábil de Destino: conta contábil que será utilizada como destino para a duplicata, conforme preenchido on contrato;
  14. Centro de Resultado: Centro de Resultado para o qual a despesa será aplicada;
  15. Porcentagem: porcentagem da despesa que será aplicada ao centro de resultado selecionado.
  16. Prosseguir: Após preencher os campos acima, clique em .
  1. Parcela: mostra a quantidade de parcelas que serão geradas para essa despesa;
  2. Nº do Documento: exibe o número do documento preenchido anteriormente;
  3. Descritivo: Exibe o descritivo que foi preenchido anteriormente;
  4. Competência: competência financeira para qual será gerada a despesa;
  5. Dada de Vencimento: data de vencimento da despesa;
  6. Valor Nominal: valor bruto da despesa;
  7. Desconto: total de descontos da despesa;
  8. Juros: total de juros da despesa;
  9. Multa: valor total de multa da despesa;
  10. Valor Líquido: valor líquido de despesa que irá gerar o valor da duplicata;
  11. Ocorrências: permite incluir uma ocorrência na duplicata que será gerada;
  12. Gerar Duplicatas: Após confirmar os dados acima, clique em 

Após a operação será possível consultar a duplicata gerada e também consultar a Nota Fiscal referente a duplicata.

E para mais informações sobre o funcionamento do Contrato Financeiro de Consumo de Água, veja também o vídeo abaixo:

One Response to “Contrato Financeiro – Consumo de Água”

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