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1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado 1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado 954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas 1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central 264 – Contrato Financeiro Alterar 262 – Contrato Financeiro Consultar 263 – Contrato Financeiro Incluir
O contrato financeiro de Consumo de Energia Elétrica é utilizado para incluir despesas referentes a gastos com contas de luz.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
Na tela de Consulta de Contratos Financeiros, clique no botão Incluir e selecione a opção Consumo de Energia Elétrica

Feito isso, clique no botão Prosseguir. Será exibida a seguinte tela:
- Tipo de Contrato: exibe o tipo de contrato que foi selecionado anteriormente;
- Subtipo do Contrato: permite selecionar um subtipo de contrato para ser associado ao contrato cadastrado. Para saber mais sobre subtipo, clique aqui;
- Prestador do Serviço: permite selecionar o prestador de serviço;
- Periodicidade: Permite selecionar entre as opções Eventual ou Recorrente;
- Período de Vigência: permite informar o período de vigência para este contrato. Selecionando a opção “recorrente” na opção anterior, é possível definir prazo de vigência final como indeterminado;
- Valor: permite selecionar entre “valor fixo” ou “variável”. Caso seja selecionada a opção “valor fixo”, o usuário deverá informar o valor para o contrato. As despesas terão sempre o valor informado e não permitirá valores diferentes;
- Valor Máximo por Lançamento: permite estipular um valor máximo para cada lançamento de despesa deste contrato;
- Descrição: define uma descrição para facilitar a identificação do contrato;
- Permite adiantamento: define se o contrato poderá ter adiantamentos ou não;
- Loja pode criar Lançamento: define se os lançamentos de despesas poderão ser feitas para todas as lojas determinadas ou apenas a central poderá fazer os lançamentos;
- Número do laudo: Permite informar o número do laudo;
- Percentual de aproveitamento do crédito: permite informar o percentual de aproveitamento do crédito;
- ICMS: a partir do contrato financeiro pode-se definir a alíquota de ICMS;
- Pis e Cofins: a partir do contrato financeiro pode-se definir a alíquota do Pis e Cofins;
- Tipo de nota fiscal de serviço: define o tipo de nota fiscal que será gerada;
- Forma de pagamento: Permite informa uma forma de pagamento padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
- Quantidade de parcelas: Número de parcelas padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
- Prazo para parcela: Prazo de parcela padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
- Vincular um orçamento: Este checkbox só é habilitado quando a Periodicidade é Eventual e o Valor do lançamento é fixo.
Ao habilitar este checkbox, após selecionar as lojas será possível vincular um orçamento financeiro e o valor ao contrato. Este valor ficará como comprometido no orçamento e ao lançar uma despesa por este contrato o valor ficará como realizado. Os orçamentos serão vinculados por loja. Para saber mais sobre orçamento, clique aqui; - Modelo de contrato: Permite selecionar um modelo de contrato. Este modelo irá influenciar na impressão do contrato. Para saber mais sobre modelo de contrato, clique aqui;
- Prosseguir: Após preencher todos os campos acima, basta clicar no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:
- Lojas: permite selecionar quais lojas poderão fazer lançamentos para esse contrato;
- Permite Ratear Pagamento: define se o valor da despesa poderá ou não ser rateado entre as lojas selecionadas;
- Prosseguir: Após preencher os campos acima, basta clicar no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:
- Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da despesa;
- Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
- Conta Contábil Origem (Despesa): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da despesa;
- Conta Contábil Destino (Passivo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da despesa;
- Salvar: Após preencher os campos acima, basta clicar no botão “Salvar”.

Caso o prestador do serviço for pessoa jurídica, será exibida a seguinte tela:

- Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da despesa;
- Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
- Conta Contábil Origem (Despesa): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da despesa;
- Conta Contábil Destino (Passivo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da despesa.
- Conta Contábil Redutora Despesa (PIS): define a conta contábil que será utilizada no lançamento da despesa. Como default trará a mesma conta do campo Conta Contábil Origem (Despesa), podendo ser alterada como conta de despesa para o PIS;
- Conta Contábil Redutora Despesa (COFINS): define a conta contábil que será utilizada no lançamento da despesa. Como default trará a mesma conta do campo Conta Contábil Origem (Despesa), podendo ser alterada como conta de despesa para o COFINS;
- Permite Rateio Contábil de Resultado entre Filiais: define se terá ou não rateio entre filiais.
Feito isso, clique no botão Salvar.
Para incluir uma nova despesa de consumo de energia elétrica com base no contrato criado. Primeiramente localize-o através da tela de consultas, feito isso, clique no botão Incluir Despesa:

Será exibida a seguinte tela:
- CNPJ/CPF: este campo deverá ser preenchido com o CNPJ da empresa prestadora de serviço;
- Loja: Loja para qual será incluída a despesa;
- Número: número do documento fiscal;
- Série: número de série do documento fiscal, se houver;
- Sub Série: número de sub série do documento fiscal, se houver;
- Dada de emissão: data de emissão do documento fiscal;
- Data da lançamento: data de lançamento da nota fiscal;
- Prosseguir: Após preencher corretamente os campos acima, clique no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:
- Classe de consumo: define a classe de consumo de energia elétrica, por exemplo: comercial, consumo próprio, iluminação pública, etc;
- Código do tipo de ligação: define se a ligação da energia elétrica é do tipo monofásica, bifásica ou trifásica;
- Código do grupo de tensão: define o tipo de tensão que irá definir consequentemente o valor do kilowatt, por exemplo: alta tensão, residencial, rural, etc;
- CFOP: Código de Classificação Fiscal da Operação;
- Número da nota fiscal: exibe o mesmo número que foi preenchido no campo “documento” na tela anterior;
- Série: exibe o número de série da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
- Subsérie: exibe o número de subsérie da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
- Data da emissão: data da emissão da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
- Data da prestação do serviço: data de prestação do serviço da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
- Valor de Despesas não tributadas: valor de despesas, desconsiderando a tributação;
- Valor de despesas acessórias: valor de despesas extras da nota fiscal;
- Valor total da operação: valor total da nota fiscal;
- Base de calculo de PIS/COFINS: Valor utilizado para base de calculo de PIS/COFINS;
- PIS: alíquota de PIS para a nota fiscal;
- Valor do PIS: valor do PIS, conforme alíquota preenchida;
- COFINS: alíquota de CONFINS para a nota fiscal;
- Valor do COFINS: valor do CONFINS, conforme a alíquota preenchida;
- Base do ICMS: valor de Base para o ICMS. Esse campo só deverá ser preenchido caso a empresa tenha laudo técnico para apropriação do crédito;
- ICMS: porcentagem de crédito que será aproveitado;
- Valor do ICMS: valor do ICMS referente à NF, conforme base e alíquota preenchidos nos campos anteriores.
- Prosseguir: Após preencher corretamente os campos acima, clique no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:
Nessa tela, é possível definir diversas informações que serão utilizadas para geração da duplicata:
- Parcelas: quantidade de parcelas para a despesa;
- Valor Total: valor total da despesa, conforme preenchido na tela anterior. Esse valor poderá ser alterado automaticamente caso sejam preenchidos os campos referentes a desconto, juros ou multa.
- Desconto: valor de desconto da despesa;
- Juros: valor de juros da despesa;
- Multa: valor de multa da despesa;
- Descritivo: descritivo que será exibido na duplicata, conforme preenchido no momento da inclusão do contrato;
- Nº do Documento: número do documento, conforme preenchido na tela anterior;
- Loja Pagadora: loja responsável pelo pagamento da despesa;
- Prioridade: prioridade de pagamento da despesa, podendo ser Normal ou Baixa;
- Tipo de Cobrança: define se a cobrança da duplicata será feita via banco ou carteira (dinheiro);
- Forma de Pagamento: permite definir a forma de pagamento que será utilizada para quitação da despesa;
- Conta Contábil de Origem: conta contábil que será utilizada como origem para a duplicata, conforme preenchido no contrato;
- Conta Contábil de Destino: conta contábil que será utilizada como destino para a duplicata, conforme preenchido on contrato;
- Centro de Resultado: Centro de Resultado para o qual a despesa será aplicada;
- Porcentagem: porcentagem da despesa que será aplicada ao centro de resultado selecionado.
- Prosseguir: Após preencher os campos acima, clique em “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:
- Parcela: mostra a quantidade de parcelas que serão geradas para essa despesa;
- Nº do Documento: exibe o número do documento preenchido anteriormente;
- Descritivo: Exibe o descritivo que foi preenchido anteriormente;
- Competência: competência financeira para qual será gerada a despesa;
- Dada de Vencimento: data de vencimento da despesa;
- Valor Bruto: valor bruto da despesa;
- Valor Nominal: valor nominal da despesa com descontos;
- Desconto: total de descontos da despesa;
- Juros: total de juros da despesa;
- Multa: valor total de multa da despesa;
- Valor Líquido: valor líquido de despesa que irá gerar o valor da duplicata;
- Ocorrências: permite incluir uma ocorrência na duplicata que será gerada.
Após confirmar os dados acima. Clique no botão “Gerar Duplicatas”. Feito isso, a duplicata de pagamento será gerada com sucesso:

Feito isso, é possível controlar a duplicata através do módulo Contas a Pagar.
Importante
- A partir de 01/07/2019 será possível utilizar no contrato de consumo de energia elétrica o tipo de nota fiscal: Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (modelo 66)
Inclusão de contrato financeiro
2. A partir da versão r249.01 será possível utilizar no contrato de consumo de energia elétrica o tipo de nota fiscal: Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica (modelo 55).
Inclusão de contrato financeiro
Manteremos o tipo de Nota Fiscal de Energia Elétrica (modelo 06) e Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (modelo 66).

2. Competência Contábil
Quando o tipo Periodicidade do contrato é recorrente e a vigência do contrato ultrapassa a competência contábil atual ao lançar uma despesa todas as competências contábeis referente ao período de vigência do contrato devem esta ativa.
Isto porque ao encerrar o a competência atual é realizado na contabilidade as provisões de despesa referente aos contrato com tipo de periodicidade recorrente que ultrapassa o ano vigente.