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1059 – Alterar Vencimento AP – ilimitado 1060 – Alterar Vencimento AR – ilimitado 954 – Contas a Pagar – Incluir Despesas 1513 – Contas a Pagar – Loja Lança Despesa da Central 264 – Contrato Financeiro Alterar 262 – Contrato Financeiro Consultar 263 – Contrato Financeiro Incluir

O contrato financeiro de Consumo de Energia Elétrica é utilizado para incluir despesas referentes a gastos com contas de luz.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Consulta de Contratos Financeiros, clique no botão Incluir e selecione a opção Consumo de Energia Elétrica

consumo de energia eletrica

Feito isso, clique no botão Prosseguir. Será exibida a seguinte tela:

  1. Tipo de Contrato: exibe o tipo de contrato que foi selecionado anteriormente;
  2. Subtipo do Contrato: permite selecionar um subtipo de contrato para ser associado ao contrato cadastrado. Para saber mais sobre subtipo, clique aqui;
  3. Prestador do Serviço: permite selecionar o prestador de serviço;
  4. Periodicidade: Permite selecionar entre as opções Eventual ou Recorrente;
  5. Período de Vigência: permite informar o período de vigência para este contrato. Selecionando a opção “recorrente” na opção anterior, é possível definir prazo de vigência final como indeterminado;
  6. Valor: permite selecionar entre “valor fixo” ou “variável”. Caso seja selecionada a opção “valor fixo”, o usuário deverá informar o valor para o contrato. As despesas terão sempre o valor informado e não permitirá valores diferentes;
  7. Valor Máximo por Lançamento: permite estipular um valor máximo para cada lançamento de despesa deste contrato;
  8. Descrição: define uma descrição para facilitar a identificação do contrato;
  9. Permite adiantamento: define se o contrato poderá ter adiantamentos ou não;
  10. Loja pode criar Lançamento: define se os lançamentos de despesas poderão ser feitas para todas as lojas determinadas ou apenas a central poderá fazer os lançamentos;
  11. Número do laudo: Permite informar o número do laudo;
  12. Percentual de aproveitamento do crédito: permite informar o percentual de aproveitamento do crédito;
  13. ICMS: a partir do contrato financeiro pode-se definir a alíquota de ICMS;
  14. Pis e Cofins: a partir do contrato financeiro pode-se definir a alíquota do Pis e Cofins;
  15. Tipo de nota fiscal de serviço:  define o tipo de nota fiscal que será gerada;
  16. Forma de pagamento: Permite informa uma forma de pagamento padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  17. Quantidade de parcelas: Número de parcelas padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  18. Prazo para parcela: Prazo de parcela padrão no momento de lançar a despesa, porém este dado pode ser alterado;
  19. Vincular um orçamento: Este checkbox só é habilitado quando a Periodicidade é Eventual e o Valor do lançamento é fixo.
    Ao habilitar este checkbox, após selecionar as lojas será possível vincular um orçamento financeiro  e o valor ao contrato.  Este valor ficará como comprometido no orçamento e ao lançar uma despesa por este contrato o valor ficará como realizado. Os orçamentos serão vinculados por loja. Para saber mais sobre orçamento, clique aqui;
  20. Modelo de contrato: Permite selecionar um modelo de contrato. Este modelo irá influenciar na impressão do contrato. Para saber mais sobre modelo de contrato, clique aqui;
  21. Prosseguir: Após preencher todos os campos acima, basta clicar no botão Prosseguir.

Será exibida a seguinte tela:

  1. Lojas: permite selecionar quais lojas poderão fazer lançamentos para esse contrato;
  2. Permite Ratear Pagamento: define se o valor da despesa poderá ou não ser rateado entre as lojas selecionadas;
  3. Prosseguir: Após preencher os campos acima, basta clicar no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:

  1. Bloquear Alteração Conta Contábil: define se as contas contábeis poderão ou não ser alteradas no momento do lançamento da despesa;
  2. Meses de Vigência para apropriação: Serão geradas partidas dobradas de apropriação conforme a quantidade de meses preenchidos nesse campo;
  3. Conta Contábil Origem (Despesa): define a conta contábil que será utilizada como origem no lançamento da despesa;
  4. Conta Contábil Destino (Passivo): define a conta contábil que será utilizada como destino no lançamento da despesa;
  5. Salvar: Após preencher os campos acima, basta clicar no botão “Salvar”.

Para incluir uma nova despesa de consumo de energia elétrica com base no contrato criado. Primeiramente localize-o através da tela de consultas, feito isso, clique no botão Incluir Despesa:

Será exibida a seguinte tela:

  1. CNPJ/CPF: este campo deverá ser preenchido com o CNPJ da empresa prestadora de serviço;
  2. Loja: Loja para qual será incluída a despesa;
  3. Número: número do documento fiscal;
  4. Série: número de série do documento fiscal, se houver;
  5. Sub Série: número de sub série do documento fiscal, se houver;
  6. Dada de emissão: data de emissão do documento fiscal;
  7. Data da prestação: data em que o serviço foi prestado;
  8. Prosseguir: Após preencher corretamente os campos acima, clique no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:

  1. Classe de consumo: define a classe de consumo de energia elétrica, por exemplo: comercial, consumo próprio, iluminação pública, etc;
  2. Código do tipo de ligação: define se a ligação da energia elétrica é do tipo monofásica, bifásica ou trifásica;
  3. Código do grupo de tensão: define o tipo de tensão que irá definir consequentemente o valor do kilowatt, por exemplo: alta tensão, residencial, rural, etc;
  4. CFOP: Código de Classificação Fiscal da Operação;
  5. Número da nota fiscal: exibe o mesmo número que foi preenchido no campo “documento” na tela anterior;
  6. Série: exibe o número de série da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
  7. Subsérie: exibe o número de subsérie da nota fiscal, conforme preenchido na tela anterior;
  8. Data da emissão: data da emissão da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
  9. Data da prestação do serviço: data de prestação do serviço da nota fiscal. Esse campo é preenchido automaticamente, conforme a tela anterior;
  10. Valor de Despesas não tributadas: valor de despesas, desconsiderando a tributação;
  11. Valor de despesas acessórias: valor de despesas extras da nota fiscal;
  12. Valor total da operação: valor total da nota fiscal;
  13. Base de calculo de PIS/COFINS: Valor utilizado para base de calculo de PIS/COFINS;
  14. PIS: alíquota de PIS para a nota fiscal;
  15. Valor do PIS: valor do PIS, conforme alíquota preenchida;
  16. COFINS: alíquota de CONFINS para a nota fiscal;
  17. Valor do COFINS: valor do CONFINS, conforme a alíquota preenchida;
  18. Base do ICMS: valor de Base para o ICMS. Esse campo só deverá ser preenchido caso a empresa tenha laudo técnico para apropriação do crédito;
  19. ICMS: porcentagem de crédito que será aproveitado;
  20. Valor do ICMS: valor do ICMS referente à NF, conforme base e alíquota preenchidos nos campos anteriores.
  21. Prosseguir: Após preencher corretamente os campos acima, clique no botão “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:

Nessa tela, é possível definir diversas informações que serão utilizadas para geração da duplicata:

  1. Parcelas: quantidade de parcelas para a despesa;
  2. Valor Total: valor total da despesa, conforme preenchido na tela anterior. Esse valor poderá ser alterado automaticamente caso sejam preenchidos os campos referentes a desconto, juros ou multa.
  3. Desconto: valor de desconto da despesa;
  4. Juros: valor de juros da despesa;
  5. Multa: valor de multa da despesa;
  6. Descritivo: descritivo que será exibido na duplicata, conforme preenchido no momento da inclusão do contrato;
  7. Nº do Documento: número do documento, conforme preenchido na tela anterior;
  8. Loja Pagadora: loja responsável pelo pagamento da despesa;
  9. Prioridade: prioridade de pagamento da despesa, podendo ser Normal ou Baixa;
  10. Tipo de Cobrança: define se a cobrança da duplicata será feita via banco ou carteira (dinheiro);
  11. Forma de Pagamento: permite definir a forma de pagamento que será utilizada para quitação da despesa;
  12. Conta Contábil de Origem: conta contábil que será utilizada como origem para a duplicata, conforme preenchido no contrato;
  13. Conta Contábil de Destino: conta contábil que será utilizada como destino para a duplicata, conforme preenchido on contrato;
  14. Centro de Resultado: Centro de Resultado para o qual a despesa será aplicada;
  15. Porcentagem: porcentagem da despesa que será aplicada ao centro de resultado selecionado.
  16. Prosseguir: Após preencher os campos acima, clique em “Prosseguir”.

Será exibida a seguinte tela:

  1. Parcela: mostra a quantidade de parcelas que serão geradas para essa despesa;
  2. Nº do Documento: exibe o número do documento preenchido anteriormente;
  3. Descritivo: Exibe o descritivo que foi preenchido anteriormente;
  4. Competência: competência financeira para qual será gerada a despesa;
  5. Dada de Vencimento: data de vencimento da despesa;
  6. Valor Nominal: valor bruto da despesa;
  7. Desconto: total de descontos da despesa;
  8. Juros: total de juros da despesa;
  9. Multa: valor total de multa da despesa;
  10. Valor Líquido: valor líquido de despesa que irá gerar o valor da duplicata;
  11. Ocorrências: permite incluir uma ocorrência na duplicata que será gerada.

Após confirmar os dados acima. Clique no botão “Gerar Duplicatas”. Feito isso, a duplicata de pagamento será gerada com sucesso:

Feito isso, é possível controlar a duplicata através do módulo Contas a Pagar.

Importante 

  1. A partir de 01/07/2019 será possível utilizar no contrato de consumo de energia elétrica o tipo de nota fiscal: Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (modelo 66)

Inclusão de contrato financeiro

2. A partir da versão r249.01 será possível utilizar no contrato de consumo de energia elétrica o tipo de nota fiscal: Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica (modelo 55).

Inclusão de contrato financeiro

Manteremos o tipo de Nota Fiscal de Energia Elétrica (modelo 06) e Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (modelo 66).

 

2. Competência Contábil

Quando o tipo Periodicidade do contrato é recorrente e a vigência do contrato ultrapassa a competência contábil atual ao lançar uma despesa todas as competências contábeis referente ao período de vigência do contrato devem esta ativa.

Isto porque ao encerrar o a competência atual é realizado na contabilidade as provisões de despesa referente aos contrato com tipo de periodicidade recorrente que ultrapassa o ano vigente.

One Response to “Contrato Financeiro – Consumo de Energia Elétrica”

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