Fiscal > Central de Tributos
Permissões:

1781 – Incluir Guia de Recolhimento – ICMS-ST 1532 – Inclusão de Todas as Guias de Recolhimento(DARF,GPS,GARE)

No Bluesoft ERP é possível realizar a geração e vinculo de guias de ICMS Antecipados em todos os Estados brasileiros. Em alguns Estados a legislação permite que o ICMS e FCP quando são antecipados sejam recolhidos em uma única guia no mês, para compor a apuração de tributos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) As guias de Antecipação de imposto precisam ser calculadas/informadas na nota fiscal durante o recebimento de mercadorias, para isto, será necessário ativar o parâmetro “Possibilitar a geração e vinculo de Guias de ICMS Antecipado” acessando o caminho: Estoques e NF-e > Configurações > Parâmetros do Módulo > Recebimento de mercadoria.

2) Esta operação só está disponível para ser realizada com regras fiscais, então será necessário criar uma regra fiscal configurada para gerar ICMS Antecipado e Não gerar guia no recebimento. Para saber mais sobre o cadastro de regra clique Aqui.

3) Após cadastrado regra e efetuado o pedido de compra, no recebimento de mercadorias será necessário informar os valores de ICMS/FCP antecipado nos campos abaixo:

Ao fechar a nota os valores dos impostos antecipados serão gravados e a guia poderá ser gerada posteriormente na central de tributos.

4) Para gerar a Guia de Antecipação mensal referente as notas fiscais recebidas basta acessar o caminho: Fiscal > Central de Tributos > Antecipação de ICMS (Guia Única Mensal)

5) Ao efetuar a busca será exibido as notas fiscais recebidas no mês que possuem ICMS e FCP para serem gerados:

Será possível gerar apenas um imposto por vez, então para gerar a Guia de ICMS ou FCP terá que informar o tipo de imposto e o código de recolhimento.

Atenção: Só serão listados os códigos de recolhimento para os tipos de receitas que estiverem definidas como Antecipado.

Para gerar terá que clicar no botão “Gerar Guia” e preencher o modal que será exibido:

6) Caso seja necessário gerar somente uma Guia com os valores de ICMS e FCP somados terá que escolher o tipo de Imposto “Outros Tributos do Estado” selecionar o tipo de receita tributada e o ERP irá somar o valor dos dois impostos e gerar somente uma Guia.

7) Todas as guias lançadas ficarão vinculadas á escrita fiscal de cada nota utilizada na geração.

Na central de tributos poderá consultar todas as notas que foram utilizadas na geração das Guias.

Disponível a partir da versão rxxx01

Leave a Reply