Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Fiscal -> Lançamentos -> Parcelas do CIAP

Permissões de Usuário: MB__info

1826 – Alteração nas parcelas de CIAP

1825 – Consulta de parcelas de CIAP

O CIAP – Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – instituído pelo Ajuste SINIEF n.º 08/97, é utilizado usando dois critérios, integrados em um único sistema: A partir de 2010, o CIAP deixou de ser complementar passando a integrar o projeto SPED Fiscal, com previsão de entrega já a partir de julho daquele ano. A falta de registro dessas operações e o não atendimento dessa nova exigência podem representar autuações de até 1% do Valor das Operações envolvendo o Ativo Permanente. Todos os bens e direitos utilizados por uma empresa para a realização de suas atividades são considerados como Ativo Imobilizado. Neste contexto o CIAP foi criado, para regulamentar o dispositivo da Lei Complementar nº 87/96 (Lei Kandir), que possibilitou a todos os contribuintes do ICMS a apropriação do crédito nas aquisições de bens destinados ao ativo permanente. Assim, todas as operações que envolvem compra, venda, baixa e transferência de maquinários, equipamentos, veículos, móveis, utensílios e edificações têm uma característica diferenciada. O valor referente ao crédito do imposto de ICMS é divido em 48 vezes, creditando-se apenas de 1/48 (um quarenta e oito avos) por mês e a sua manutenção requer um especial controle através do Livro CIAP – “Controle de Crédito do ICMS do Ativo Permanente”.

No Bluesoft ERP você pode contar com o controle das parcelas do CIAP, ou seja, controlar o valor do ICMS que pode ser recuperado referente ao itens que dão direito a crédito. Este crédito pode ser gerado via nota fiscal ou via ajuste fiscal, podendo ser configurado nos Parâmetros do módulo fiscal

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Abaixo demonstraremos como funciona a consulta das Parcelas do CIAP, onde também poderá realizar a emissão da Nota Fiscal de Crédito do ICMS do CIAP.

Captura de Tela 2015-10-27 às 11.38.41

Filtros existentes:

– Descrição do Patrimônio 

– Competência

– Status da Escrita Fiscal

– Categoria – Grupo – Sub-Grupo

– Chapa do Patrimônio Item

2) Através dos filtros acima, poderá consultar as parcelas dos itens do patrimônios, veja o resultado de uma busca:

Poderá realizar a análise pela descrição do bem e a chapa.

Poderá verificar qual a parcela do CIAP foi gerada na competência.

Iremos apresentar o valor de aquisição do bem, qual a alíquota do ICMS informada para aquele item no seu cadastro.

No campo valor do ICMS iremos apresentar a soma das parcelas do CIAP geradas para aquele bem.

Traremos o valor da parcela do CIAP daquele mês;

Exibimos na tela o valor apropriado no mês e o valor que não foi apropriado no mês;

O saldo apresentado no campo valor total a apropriar se refere ao saldo do dia atual independente da competência informado na busca.

Exemplo de um período com valor apropriado e não apropriado:

Os valores apresentados nesta tela serão de acordo com o cadastro do item do patrimônio, para saber mais clique aqui.

Observação: Através do cadastro do patrimônio item também poderá conferir os valores e imprimir através de PDF e Excel:

3) Veja que existe o status, isso significa o tipo da operação dessa parcela nesta movimentação, essa informação irá para o SPED.

4) Você poderá realizar a consulta das parcelas:

5) Para realizar a conferência, poderá fazê-la em lote, veja abaixo:

Para Conferir as Parcelas do CIAP em Lote:

Para Aprovar as Parcelas do CIAP em Lote:

Caso o período fiscal se encontre encerrado, ainda assim será possível realizar alterações nos status da escrita fiscal, são elas:

De Não Conferida para Conferida.
De Conferida para Não Conferida.
De Não conferida para Reprovada
De Reprovada para Conferida
De Conferida para Reprovada

Pelo fato do período buscado estar encerrado, qualquer alteração que possa interferir nos lançamentos da apuração fiscal será boqueada e o seguinte aviso será exibido:

6) Clicando na link do patrimônio, poderá visualizar o cadastro

Captura de Tela 2015-10-27 às 11.47.45

7) Só será possível gerar a nota fiscal selecionando as parcelas Aprovadas, conforme exemplo abaixo.

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo 6

8) Após selecionar as parcelas para gerar a nota fiscal, temos a tela com a prévia do valor e parcelas que serão emitidos na nota fiscal, e deverá clicar no botão Gerar Nota Fiscal:

O valor da parcela, será apropriado conforme percentual do total da movimentação de saídas que sejam tributadas pelo ICMS.

Clique aqui e saiba mais sobre CIAP.

Clicando sobre o valor do Total de Saídas Tributadas será possível observar os valores totais separados por CFOPs e CSTs:

Clicando sobre o valor do Total de Saídas  será possível observar os valores totais dentro do relatório analítico da escrita fiscal:

Os CSTs e CFOPs utilizados para compor o valor do Total de Saídas Tributadas poderão ser configurados através da aba Controle do CIAP nos Parâmetros do Fiscal.

9)Quando a lançamento de crédito for configurado para gerar via ajuste, o ERP irá gerar um ajuste fiscal  no lugar da nota, será gerado com data fixa para o ultimo dia do mês e será respeitado as informações (tipo e subtipo de ajuste) inseridas no parâmetro do módulo fiscal.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Leave a Reply