WMS > Gerenciamento de Ordem de Conferência WMS
O objetivo da tela de Gerenciamento de Ordens de Conferência WMS é possibilitar realizar a gestão de ordens a serem conferidas, permitindo alterar o operador logístico e realizar a reabertura de uma ordem já conferida.
Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:
1)Acesse WMS > Gerenciamento de Ordens de Conferência WMS

Utilize os filtros conforme sua necessidade
Filtros:
- Centro de Distribuição – Neste campo o usuário irá selecionar um CD-Centro de Distribuição, obrigatório;
- Loja/Cliente – Selecione uma ou mais lojas, ou um cliente.
- Data de Geração – Data que se encontra a conferência gerada, obrigatório;
- Status – É o status que a carga se encontra, “Iniciado, Não Iniciado, Separado, Conferido, Faturado, A Imprimir, Cancelado, Carregado, Pronto para Carregamento”;
- Origem da distribuição – É baseada no status dos itens atribuídos ao unitizador. Itens que não têm saldo disponível no estoque da loja são representados com o status “Ruptura”, enquanto itens com saldo disponível no estoque da loja são representados como “N/A” (Não tão urgente quanto o status “Ruptura”).
É fundamental destacar que nos processos de Picking e Unificação de Unitizadores, é possível alocar itens que possuem os status “Ruptura” e “N/A” no mesmo unitizador. Quando isso acontece, o unitizador será considerado como “Ruptura”. - Carga – Numero da carga de Conferência gerado, quando informado é desconsiderado a data de geração;
- Ordem de Serviço – Numero da Ordem de serviço, quando informado é desconsiderado a data de geração;
- Operador – Selecione um operador;
- Unitizador – Numero do Unitizador, quando informado é desconsiderado a data de geração;
- Produto – Selecione um Produto;
2) Para visualizar o item da ordem clique sobre o ícone (+) da linha da ordem

Campos da Grid:
- Status – Status da Ordem de conferencia (C – Conferido, S Separado, CF – Conferindo);
- Carga – Numero da Carga;
- Ordem de Serviço – Numero da ordem de serviço;
- Origem da Distribuição – Itens que não têm saldo disponível no estoque da loja são representados com o status “Ruptura”, enquanto itens com saldo disponível no estoque da loja são representados como “N/A” (Não tão urgente quanto o status “Ruptura”).
É fundamental destacar que nos processos de Picking e Unificação de Unitizadores, é possível alocar itens que possuem os status “Ruptura” e “N/A” no mesmo unitizador. Quando isso acontece, o unitizador será tratado prioritariamente como “Ruptura”. - Unitizador – Numero do Unitizador
- Destinatário – É exibido as lojas de destino ou clientes.
- Setor de Armazenagem – Setor de Armazenagem que foi definido na geração da carga. Duvidas Clique aqui.
- Operador – Operadores que podem conferir a ordem de serviço;
- Peso(KG) – Peso dos produtos que da ordem de serviço;
- Código do Produto – Código interno do produto;
- Gtin – Ean do produto;
- Descrição do Produto – Descritivo do produto;
- Quantidade Separada – Quantidade que foi separada do produto;
- Quantidade Conferida – Quantidade que foi conferida do produto;
2) Para alterar o operador clique sobre o campo do operador e selecione um novo operador

3) Com a ordem conferida é possível reabri-la, para isso clique sobre o botão Reabrir, a ordem é alterada para o status (CF) conferindo

4) Após realizar a conferência é possível visualizar a quantidade conferida.

5) Quando habilitado o parâmetro “Utilizar lacre após realizar a conferência dos itens separados” é exibido o campo Lacre , dúvidas clique aqui.
Parâmetro habilitado


6) Consulta de pedido externo com carga WMS

7) Considerando a integração do pedido do tipo Força de Venda através do módulo TMS para WMS, com o parâmetro ‘Gerar o rateio após a conferência do WMS’ habilitado, localizado na funcionalidade ‘Vendas / Configurações / Parâmetros do módulo de Vendas @ 1397’, aba ‘Integração WMS’, sub-aba ‘Pedido de força de venda’:
Ao realizar os processos de separação ou conferência, seja com corte parcial ou total do(s) produto(s), ou no caso de ordens de serviço que incluam produtos de peso variável, ao finalizar todas as ordens contidas na carga, você notará que elas estarão vinculadas ao status ‘ARA – Carga a Ratear’.
Nessa situação, será possível realizar o rateio dos produtos por meio do botão disponível.

Ao clicar no botão ‘Ratear’, será aberto o template ‘Rateio da Separação WMS’, exibindo o(s) cliente(s) e seus respectivos produtos e quantidades a serem distribuídas.
Durante este processo, o rateio pode ser realizado de várias formas:
- Sequencial: Os produtos serão distribuídos para os clientes de acordo com a quantidade disponível. Como resultado, os últimos clientes podem receber uma quantidade menor de produtos ou, em alguns casos, não receber nada nesta distribuição.
- Proporcional: Os produtos serão distribuídos com base na proporção da quantidade vinculada a cada pedido, assegurando que a distribuição seja alinhada com a demanda de cada cliente.
- Manual: Os produtos serão distribuídos de acordo com a estratégia do usuário e as necessidades específicas de cada cliente.
Para produtos de peso variável, será possível realizar o rateio selecionando ou escaneando as ‘Etiquetas coletadas’ durante os processos de separação e conferência. Para produtos que não são de peso variável, você poderá informar a quantidade separada/conferida manualmente ou escaneá-los diretamente no campo ‘Qtd. Rateio’.

Importante: Se um mesmo produto, pertencente ao mesmo unitizador, for conferido tanto por PLU quanto por GTIN, o usuário deverá informar manualmente a quantidade conferida por GTIN no processo de rateio manual, pois essa quantidade não será exibida no dado ‘Etiquetas Coletadas’.
Neste contexto, apenas as ‘Etiquetas Coletadas’ referentes à quantidade coletada por PLU serão visualizadas.
Se for realizada apenas a seleção ou escaneamento das ‘Etiquetas Coletadas’, o botão ‘Confirmar Rateio’ não será habilitado devido à presença de ‘Qtd. Restante’.”
Por exemplo: Apesar de todas as ‘Etiquetas Coletadas’ terem sido distribuídas conforme mostrado na imagem abaixo, ainda há uma ‘Qtd. Restante’ pendente.

Com isso, o botão ‘Confirmar Rateio’ foi habilitado após a quantidade coletada por GTIN ser informada manualmente.

Por fim, ao realizar o processo de rateio, o botão ‘Confirmar Rateio’ será habilitado. Ao clicar neste botão, será exibida a mensagem ‘Rateio realizado com sucesso’.


A partir desse momento, as ordens de serviço não aparecerão mais na funcionalidade ‘Gerenciamento de Ordens de Conferência WMS’, pois será gerada uma nova carga com o status ‘Carga Rateada’. Esta nova carga deverá ser gerenciada por meio da funcionalidade ‘WMS / Gerenciamento de Ordens de Carregamento WMS @ 1721‘, para prosseguir com os processos de carregamento e faturamento do(s) pedido(s).
