Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Configurações > Onda de Distribuição

Permissões de Usuário: 

3340 – Onda de Distribuição – Incluir 

3341 – Onda de Distribuição – Excluir

3339 – Onda de Distribuição – Editar

3338 – Onda de Distribuição – Consultar

3617 – Ressuprimento por Demanda – Executar

3693 – Onda de Distribuição – Reprocessar

Objetivo da tela de “Onda de Distribuição” é permitir realizar a configuração de como deve ser gerado a demanda de necessidade de ressuprimento de cada loja de forma automática.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu  WMS > Configurações > Onda de Distribuição

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca das ondas.

Importante: Para obter resultados na grid, é necessário haver parâmetros definidos para onda de distribuição.

Importante: Para entender mais sobre o cálculo utilizado no onda de distribuição clique aqui

Filtros:

  • Remetente: Neste campo o usuário seleciona um CD-Centro de Distribuição.
  • Local de Estoque: Selecione um local de estoque com estoque disponível.
  • Ondas: Selecione a onda/horário, criada.
  • Destinatários: Selecione uma ou mais lojas.
  • Gerar nos dias: Selecione uma ou mais dias da semana que será gerado a onda.
  • Curvas: Selecione a classificação do Produto, A1 A2 A3, B1 B2 B3, C1 C2 C3.
  • Código da Onda: Digite ou selecione o código da onda.
  • Status da Execução: Selecione um status.
  • Buscar: Buscar as informações inseridas nos filtros.
  • Incluir: Incluir uma nova onda.

As colunas disponíveis no resultado da busca são:

  • Onda: Qual a sequência da onda e o horário que será gerado os lotes.
  • Código da Onda: Exibe os códigos das ondas incluídas.
  • Situação: Exibe a situação da Onda de Distribuição
  • Destinatário: Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Local de Estoque: Local de estoque selecionado na criação.
  • Gerar nos dias: Dias da semana que será gerada a onda (Segunda, Terça, Quarta etc)
  • Dias ideais de Cobertura: Quantos dias o estoque demora para ficar abaixo do estoque de segurança.
  • Dias de reposição: A sugestão de distribuição será baseada na regra Maior Venda Média ou por Media. Duvidas Clique aqui.
  • Curvas: Curva ABC que o produto se encontra.
  • Departamento: Neste campo o usuário pode informar o primeiro nível da estrutura da classificação mercadológica, comum a muitos produtos. (Ex.: Bazar, Mercearia…)
  • Seção: Neste campo o usuário pode informar o segundo nível da estrutura da classificação mercadológica. Por exemplo, para o departamento Bazar, poderíamos ter as seções Material Escolar e Eletrônicos;
  • Grupo: Neste campo o usuário pode informar o terceiro nível da estrutura da classificação mercadológica, ou seja, a sub divisão da seção. Exemplificando, para a seção Material Escolar poderíamos selecionar os grupos Caderno e Caneta.
  • Subgrupo: Neste campo o usuário pode informar o quarto e último nível da estrutura da mercadológica da classificação mercadológica. Como exemplos, poderíamos selecionar para os grupos já citados acima os seguintes subgrupos: para Caderno, Espiral e Brochura.
  • Fornecedor: Fornecedor Divisão selecionado para gerar os itens
  • Setor de Armazenagem: Setores dos produtos
  • Status: Habilitado ou Desabitado.
  • Desprezar Itens Gerados Hoje: Marque a opção “Desprezar Itens já gerados hoje”, caso mesmo que um item tenha sido já distribuído, o sistema irá recalcular uma nova distribuição para o mesmo caso a loja tenha necessidade de ressuprimento.
  • Desprezar Vendas Em Oferta: Marque a opção “Desprezar Vendas em Oferta”, será desconsiderado para cálculo da distribuição a quantidade vendida em oferta.
  • Ressuprimento Por Demanda: Caso Marcado, será gerado o Ressuprimento por Demanda antecipadamente conforme configurado.
    • Observação: Só é possível desabilitar pela tela, porém para habilitar é preciso editar a onda de distribuição.
  • Dias de Reposição da Sazonalidade: Caso a onda de distribuição esteja dentro do período de comemoração do Cadastro de Sazonalidade, a venda média usada no cálculo de sugestão será com base no Período de vendas para sugestão de distribuição.
  • Somente Produto em Linha: Habilite a opção “Somente produtos em linha”, e será gerado distribuição baseada nos produtos inclusos na linha de compra CD.
    Caso contrário, isto é, se a opção ‘Somente produtos em linha’ estiver desativada, a distribuição considerará todos os produtos, independentemente de estarem ou não na linha de compra CD.
  • Ações: Botões para Editar as informações inseridas ou Excluir a onda.

2) Ao clicar no botão , deve ser preenchido os campos abaixo conforme sua necessidade, em seguida clique em

Modal de inclusão de onda

Campos:

Ondas: Selecione o horário em que a onda deve ser gerada( É possível escolher período entre as ondas de duas em duas horas)

Destinatários: Informe um ou mais destinatário

Gerar nos Dias: É possível informar um ou mais dias da semana (Dom, Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab)

Curva: É possível informar uma ou mais curva dentre as curvas A1 A2 A3, B1 B2 B3, C1 C2 C3

Dias ideais de Cobertura: Informe a quantidade de dias de cobertura

Dias de reposição: Informe a quantidade de dias de reposição

Dias de reposição: Informe a quantidade de dias de reposição

Árvore Mercadológica:Departamento: Selecione um departamento ou todos (Limite de 20 Departamentos), – Seção: Selecione uma ou mais seção (Limite de 20 Seções), – Grupo: Caso seja selecionado um grupo deverá ser informado no máximo 20, caso não seja selecionado nenhum grupo será possível incluir todos. – Subgrupo: Caso seja selecionado um Subgrupo deverá ser informado no máximo 20, caso não seja selecionado nenhum Subgrupo será possível incluir todos.

Fornecedor: Selecione um fornecedor divisão

Setores de Armazenagem: Selecione um ou mais setores de armazenagem.

Desprezar Itens Gerados Hoje: Marque a opção “Desprezar Itens já gerados hoje”, caso mesmo que um item tenha sido já distribuído, o sistema irá recalcular uma nova distribuição para o mesmo caso a loja tenha necessidade de ressuprimento.

Desprezar Vendas Em Oferta: Marque a opção “Desprezar Vendas em Oferta”, e será desconsiderado no cálculo as vendas em oferta.

Para sazonais usar dias de reposição do cadastro de sazonalidade: Caso a onda de distribuição esteja dentro do período de comemoração do Cadastro de Sazonalidade, a venda média usada no cálculo de sugestão será com base no Período de vendas para sugestão de distribuição.

Ressuprimento por Demanda: Marque a opção “Ressuprimento por Demanda”, e habilitará o campo para configurar a quantidade de horas que será executado o ressuprimento por demanda automaticamente e antecipadamente.

3) Após a inclusão das ondas, é possível visualizar os status de execução das ondas, que são:

Legenda:
Cor azul: “Onda a ser processada”
Cor verde: “Onda processada com sucesso!”
Cor vermelha: “Onda executada com erro!”},
Cor branca/cinza: “Não há onda para processar!”
Cor amarela: “Não processada ou adicionada após horário do processamento”

4) É possível alterar as ondas clicando sobre o botão , para excluir clicando sobre o botão ou para reprocessar clicando sobre o botão .

5) Para inativar a onda clique sobre o campo status sobre o ícone , caso queria ativar a clique sobre o ícone . Realize o mesmo processo caso queira desprezar itens já gerado ou desprezar vendas em oferta clicando sobre o botão “Desprezar Itens já Gerados Hoje” ou “Desconsiderar Vendas em Oferta” ou “Dias De Reposição De Sazonalidade”. Para o “Ressuprimento Por Demanda”, só é possível desabilitar pelo ícone. Para ativar, é preciso editar a Onda de Distribuição.

6) Importante existe um limite no momento da inclusão da onda, é possível incluir no máximo 20 departamentos e 20 Seções.

Grupo e Subgrupo caso não seja informando será considerado TODOS se for informando será possível selecionar apenas 20.

Quando removido um departamento é necessário realizar a inclusão novamente da seção, grupo e subgrupo o mesmo ocorre com quando excluído a seção será removido o grupo e subgrupo sendo necessário informar novamente o grupo e subgrupo e assim sucessivamente.

7) Gerar Ressuprimento Picking por Demanda

Atenção: Em WMS Parâmetros no tópico “Ressuprimento de picking”, há parâmetros que influenciam diretamente no comportamento do processo de ressuprimento por demanda.

Após ter clicado no ícone de gerar Ressuprimento de picking, será gerada as ordens de movimentações baseadas na configuração da Onda de Distribuição automaticamente para ressuprir os endereços de picking.

Será necessário realizar as separações na tela de “Execução da ordem de Serviço de Movimentação WMS”. Enquanto não for realizado a separação, o status dos endereços ficarão conforme abaixo no exemplo:

Observação: Caso o parâmetro “Ressuprir em 2 ou 3 etapas” estiver habilitado, será executado em 2 ou 3 etapas o ressuprimento.

Ao utilizar o ressuprimento por demanda será levado em consideração a demanda que será separada + a ocupação do endereço, para manter sempre abastecido o picking.

8) Por meio do parâmetro “Priorizar a separação de itens sem estoque no destino“, habilitado. Ao realizar o processo de distribuição através das telas Onda de Distribuição e Distribuição Forçada Multiloja, será possível tomar decisões cruciais em relação ao envio da mercadoria.
Ou seja, quando houver saldo disponível no estoque da loja, isso indica que o envio da mercadoria não necessita de priorização. Nesse cenário, o item do lote é devidamente classificado com a origem de distribuição “N/A”.
Por outro lado, na ausência de estoque disponível, o item do lote é categorizado como “Ruptura”.

Por exemplo:

Na Distribuição Forçada Multiloja que estamos analisando, é evidente que alguns itens possuem saldo disponível no estoque da loja, enquanto outros não têm.
Dessa forma, ao proceder com a geração dos lotes, foram criados dois lotes distintos, levando em consideração os status “Ruptura” e “N/A”.

9) É possível realizar alterações em massa nas ondas. A alteração em massa permite ajustar diversos campos, como Horário (Onda), Dias (Gerar nos dias), Curvas, Dias de Cobertura, Dias de Reposição, Desconsiderar itens gerados hoje, Ignorar vendas em oferta, Considerar apenas produtos em linha, Utilizar dias de reposição do cadastro de sazonalidade e Status da onda.

Para realizar essa ação, selecione duas ou mais ondas e clique sobre o botão

IInforme os dados que deseja modificar e clique em

Todas as ondas selecionadas serão alteradas conforme os dados informados, proporcionando uma gestão eficiente e rápida das configurações desejadas.

10) Para visualizar os logs de alteração clique sobre o botão de ocorrências

Para saber mais sobre WMS parâmetro, por favor clique.

Leave a Reply