Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Notas Fiscais Recebidas

Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Incluir Nota Fiscal

Permissões de Usuário: MB__info
182   –   Recebimento Consultar (Consulta)

 

O objetivo deste artigo é explicar basicamente como realizar o recebimento de mercadorias e expedição de carga no qual foi utilizado um pedido do tipo Cross Docking com distribuição programada no Bluesoft ERP.

Cross Docking é o sistema de logística no qual uma mercadoria é enviada pelo fornecedor diretamente para um Centro de Distribuição (CD) que, rapidamente e sem estoques, já prepara a encomenda para o transporte e entrega.

O cross docking também é conhecido como XD.

Esse modelo é baseado na filosofia “just in time“, na qual um item só deve ficar disponível quando é demandado pelo cliente. Isso elimina a necessidade de estoques físicos, diminuindo custos de armazenagem.

Antes de iniciar o recebimento, vamos gerar um pedido do tipo Cross Docking, pois o operação de Cross Docking se inicia durante o lançamento do Pedido de Compra. O comprador deverá já no pedido de compra informar para cada item comprado, a quantidade que deve ser distribuída para cada loja.

1)  Acesse o menu  Compras > Pedidos de Compra > Incluir

Ao iniciar a inclusão do pedido de compra deverão ser informados os seguintes campos: Tipo de Distribuição: CD – Cross docking Tipo de Sugestão CD: Com Distribuição Programada

 

Em seguida clique em prosseguir

Na imagem acima na inclusão dos itens do pedido, através da coluna DIST. informar para cada loja a quantidade que a loja deverá receber. Conforme as quantidades são digitadas, a quantidade total do item no pedido será totalizada automaticamente na linha correspondente ao CD. É possível através do parâmetro: Pedido de Cross-Docking onde a “Quantidade pedida de cada CD deve ser igual a soma das quantidades a distribuir por loja”, definir se será permitido que a quantidade total do CD seja diferente do total da distribuição das lojas, com  esse  parâmetro habilitado a quantidade total do pedido deverá sempre será igual ao total da distribuição entre as lojas. Caso o parâmetro esteja desabilitado o sistema irá permitir que o Total do CD seja maior que a soma das quantidades distribuídas entre as lojas, desta forma a quantidade que irá sobrar sem distribuição deverá ser armazenada no Centro de Distribuição (CD).

Com o pedido digitado clique sobre o cadeado para fechar o mesmo.

 

2) Com o pedido criado iremos incluir a nota fiscal manualmente ou por processamento de nota eletrônica e vincular o pedido Cross Docking criado, dúvidas Clique aqui.

 

 

3) Após iniciar o recebimento de mercadorias, para que toda a operação do Cross Docking seja executada a mercadoria deverá ser conferida através do processo de recebimento de Cargas (Mobile), duvidas clique aqui.

Importante:

Durante o processo de conferência de cargas, deverão ser impressas as Capas Palete, para a identificação de todos os paletes recebidos. É através da capa palete, que o sistema irá identificar, quais as mercadorias estão dispostas no palete e qual a distribuição a ser efetuada para cada loja.

 

3)Após a conferência da carga, ao realizar a finalização do recebimento da Nota Fiscal, o sistema irá apresentar o resumo da distribuição que será efetuada para as lojas consistindo a Quantidade Total do Pedido de Compra x Total Efetivamente Recebido na Carga

Caso a quantidade recebida seja diferente da informada no Pedido de compra, o sistema irá realizar um rateio proporcional da quantidade recebida entre as lojas. Clique em Prosseguir para Confirmar o lançamento da Nota Fiscal.

 

4)Após o lançamento da Nota Fiscal, é necessário gerar as Cargas de Cross Docking, para que os operadores possam iniciar a separação das mercadorias para cada loja. via coletor de dados. Porém é possível através de parametrização fazer com que as cargas sejam geradas automaticamente ao finalizar o lançamento da Nota Fiscal, duvidas clique aqui.

5) Com a nota finalizada  faz necessário utilizar o modulo de gerenciamento de carga WMS para gerar a ordem de execução de separação WMS, duvidas, clique aqui.

6) Para realizar a separação do Cross Docking, clique aqui.

 

Disponível a partir da versão WMS

Leave a Reply