Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Gerenciamento de Cargas WMS

Permissões de Usuário:

Número – Nome da Permissão

2714 – Gerenciamento de Cargas WMS: Consultar

2716 – Gerenciamento de Cargas WMS: Editar

2717 – Gerenciamento de Cargas WMS: Excluir

2715 – Gerenciamento de Cargas WMS: Incluir

Objetivo da tela de “Gerenciamento de Carga WMS” é gerenciar o processo de expedição de forma eficiente, assegurando que os pedido a serem expedido serão separados, conferidos e embarcados no veiculo corretamente.

Para realizar o planejamento do que será expedido a tela permite:

  • Formar Carga Logística de modo flexível, com múltiplos destinatários em única carga.
  • Controle total por ordens de serviços, para cada tipo de atividade; (Separação e Conferência).
  • Processo de separação totalmente flexível, permitindo alocar vários separadores em uma única carga logística.
  • Processo de separação por Setor de Armazenagem, Ruas (Layout – Depósito).
  • Reaproveitamento de carga, permitindo movimentar a nível de unitizadores entre cargas geradas diferentes.
  • Acompanhe na montagem da carga logística, a ocupação do palete por: Norma, Qtd Volumes, Qtd Itens e Peso.
  • Impressão de etiqueta de palete personalizada.

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Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu  WMS > Gerenciamento de Cargas WMS

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca das cargas geradas e não geradas.

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Importante: É retornando resultado na busca uma vez que foi gerado uma demanda de abastecimento para loja que pode ser por: Distribuição Forçada por Destinatário, Distribuição Forçada por produto, Distribuição Forçada Multiloja, importação de lotes logísticos ou Recebimento de Carga Cross Docking.

Filtros:

  • Centro de Distribuição
    – Neste campo o usuário seleciona um CD-Centro de Distribuição
  • Local de Estoque
    – Selecione um local de estoque(Os processos de gerenciamento de Carga é realizado por local de estoque)
  • Data da Ordem de Serviço
    – Selecione a data no qual foi gerado o lote de separação.
  • Destinatários
    – Selecione uma ou mais lojas.

Aba Não Gerada:

Sub Aba:

Separação: Utilizada para visualizar as necessidades de abastecimento que foram gerada a partir da  funcionalidade Distribuição Forçada por Destinatário, com a finalidade enviar para uma loja, Distribuição por produto e importação de arquivos.

Cross Docking: Utilizada para visualizar a necessidade de ressuprimento  que foram gerados a partir de uma nota fiscal recebida através de um pedido Cross Docking.  Duvidas sobre o processo de recebimento Cross Docking, Clique aqui.

Observação: O processo de montagem de carga Cross Docking, segue o mesmo passo do exemplo abaixo descrito do processo da aba separação.

2) Iniciaremos filtrando as cargas não geradas, clique sobre a aba “Não Gerada”em seguida sobre o botão , é exibido as lojas que possuem necessidade de ressuprimento na Grid abaixo.

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Campos da Grid (Aba Destinatários):

  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Data de Ordem de Serviço
    – Data da Ordem de Serviço
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

3) Clique na aba Cargas

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Campos da Grid (Aba Cargas):

  • Lote
    – Numero do lote da necessidade a ser ressuprida.
  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Data de Ordem de Serviço
    – Data da Ordem de Serviço
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

4) Clique na aba Paletes

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  • Lote
    – Numero do lote da necessidade a ser ressuprida.
  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Tipo de Endereço
    – Picking, Pulmão, Blocado, Box, Área Cross Docking;
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Paletes Aproximados
    –Peso_Bruto * Quantidade solicitada, por item.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

Opção Agrupar por Setor de Armazenagem:

Marcando essa opção é agrupado os produtos nos paletes de acordo com o setor de armazenagem que foi definido.

5) Clique no botão Montar Carga, é aberto o modal para gerar as ordem de serviços, selecione o operador para cada lote a ser separado, o Box e a data de previsão de saída em seguida clique sobre o botão Gerar carga.

Pontos de observação:

Quando houver uma distribuição manual e o endereço do produto separado for da área Cross Docking não é exibido o operador, necessario alterar o endereço.

Quando houver uma distribuição manual e o  lote não houver setor de armazenagem é exibido todos os operadores.

Quando o  lote  houver setor de armazenagem e não houver operadores cadastrado naquele setor de armazenagem é exibido apenas a opção selecione.

6) Na aba produtos é possível visualizar os produtos da carga 695747 que não foram gerados

7) Com a carga gerada clique sobre a aba Gerada e clique sobre o botão buscar, é exibido as cargas que foram geradas por destinatários.

Filtros:

destinatários

8) Clique sobre a aba Carga, é exibido as cargas com as Ordens de Serviços geradas

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Campos da Grid (Aba Destinatários):

  • Destinatário
    – Exibe as lojas que possui demanda para ressuprimento que estão pendente para realizar a montagem de carga.
  • Data de Ordem de Serviço
    – Data da Ordem de Serviço
  • Ocupação do Palete
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;

9) Selecione uma ou mais carga e clique sobre a aba Ordens de Serviços

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Campos da Grid (Aba Carga):

  • Status

  • Data de Geração da Carga
    – Data que foi gerado a carga;
  • Carga
    –Numero da carga gerada;.
  • Quantidade de O.S
    – Quantidade de ordens de serviço gerada;
  • Destinatários
    – Lojas que foram associada a carga;
  • Endereço
    – Destino que o produto a ser separado deve ser movimentado;
  • Ocupação do Unitizador
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Quantidade de Volume
    – É a soma da quantidade total pedida dos itens.
  • Quantidade de Itens
    – Total de itens existente no lote;
  • Peso(Kg)
    – Peso Bruto * Quantidade solicitada;
  • Ações
    – É possível realizar o cancelamento do item associado a carga, deste que não tenha iniciado a ordem de serviço.

Observação: Caso a carga tenha já sido iniciada não é possível cancelar a mesma.

Quando o modulo do força de vendas estivar habilitado para realizar a integração com WMS, e não for realizado a separação total da quantidade pedida é possível realizar um rateio da quantidade entre os destinatários antes de realizar o faturamento da nota fiscal logo o status da carga no gerenciamento de carga é alterado para “Carga Rateada”. Duvidas Clique aqui.

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Após o rateio feito no TMS, a carga é exibida tanto para o destinatário CD como para o “Destinatário 1” e “Destinatário 2”:

Como o item foi rateado, as quantidades que constavam no CD ficarão zeradas para não interferir na contagem total. Optamos por continuar a exibir o item do CD para facilitar consulta histórica.

Na aba de carga é exibida em uma linha só, visto que é a mesma carga.

Criamos o novo status “RA – Carga Rateada”, ele é exibido tanto na carga como na ordem de serviço:

Como o rateio é uma ordem que foi “executada” fora do WMS, não constará o operador pois o usuário pode não ser um operador wms cadastrado. A informação de quem fez o rateio consta na tela da rastreabilidade.

O unitizador e o produto passam a ser exibidos da forma que ficou o rateio. A linha do CD não é exibida visto que o item já foi rateado. Se o usuário selecionar somente o CD como destinatário, não trará o item.

10) Com carga selecionada é possível alterar o endereço

Movimentar ou criar uma nova carga de acordo com sua necessidade

11) Neste exemplo vamos manter na mesma carga, clique em cancelar em seguida sobre a aba  ordem de serviço;

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Campos da Grid (Ordens de Serviço):

  • Status

  • Carga
    – Numero da Carga Gerada;
  • Carga
    –Numero da carga gerada;.
  • Atividade
    –Separação de Cross Docking, Carregamento de Veículo,Separação Picking, Separação Pulmão, Conferência de Unitizador, Ressuprimentode Picking, Separação Blocado;
  • Status
    – Os status são, I – Iniciado, NI – Não Iniciado, S – Separado, C – Conferido, F – Faturado, AI – A imprimir, CA – Cancelado, CR – Carregado, CN – Carregando, PC – Pronto para carregamento, SS -Sem Status;
  • Ordem de serviço
    – Número da ordem de serviço gerada;
  • Ocupação do Unitizador
    –Quantidade pedida / Normatização, lembrando que para o produto unitário o mesmo deve possuir  normatização. Duvidas Clique aqui.
  • Destinatário
    – Lojas associada a ordem de serviço.
  • Setor de Armazenagem
    Setores de armazenagem que foram definido na montagem da carga associada ao endereço logístico;
  • Tipo de Endereço
    – Picking, Pulmão
  • Ocupação do Unitizador
    – Capacidade ocupada do unitizador
  • Quantidade de Volume
    – Quantidade de volume existente no unitizador
  • Quantidade de Itens
    – Quantidade de produtos no Unitizador
  • Operador
    – Usuário definido para executar a ordem de serviço
  • Peso(Kg)
    –  Peso do unitizador
  • Ações
    – É possível realizar o cancelamento da ordem de serviço, deste que não tenha iniciado a ordem de serviço.

Para Alterar operadores, clique sobre o nome do operador ou no botão alterar operadores e selecione o operador desejado;

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É possível Alterar a Ordem de serviço movimentando para uma outra carga, caso deseje alterar clique sobre o botão movimentar

Caso deseje cancelar um ordem de serviço clique sobre o botão cancelar, que pode ser a nível de ordem de serviço ou toda a carga;

Quando houver unitizadores já separados ou conferidos também é possível realizar o cancelamento. Ao realizar o cancelamento é exibido o informativo que o(s) item(s) devem ser armazenado novamente, ou seja o unitizador é movimentado para a tela de endereçamento de palete manual, duvidas clique aqui.

12) Selecione uma ou mais ordens de serviços e clique sobre a aba Unitizadores

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Com os unitizadores selecionados é possível:

Movimentar os unitizadores para uma outra ordem de serviço

Imprimir os unitizadores, é possivel utilizar o tipo de etiqueta Palete na separação ou Unitizador, duvidas de como criar o layout clique aqui.

Cancelar os unitizadores, desde que não tenha sido iniciado sua separação.

10) Selecione um ou mais unitizadores e clique sobre a aba produto

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Com os produtos selecionados é possível:

Movimentar os produtos para um outro unitizador, para realizar essa operação clique sobre o botão “Movimentar”;

É possível realizar o cancelamento a nível de produto desde que a ordem não tenha sido iniciada.

11) Com a carga gerada e as ordem de serviço definida o próximo passo é realizar “EXECUÇÃO DA ORDEM DE SERVIÇO DE SEPARAÇÃO WMS”, duvidas Clique aqui;

Disponível a partir da versão WMS

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